Skip to main content

Casio Lança três novas cameras

Quanto mais perto da realização da Photokina (em setembro), mais câmeras vão sendo lançadas. Por enquanto são somente compactas voltadas para o público amador, mas a artilharia pesada tende a ser mostrada apenas nos estandes da feira. Uma tendência interessante que vem se destacando entre as câmeras compactas automáticas é a presença da frase “fácil de usar” em algum ponto da campanha publicitária. Lógico que a mira dos fabricantes está voltada para o usuário sem nenhuma afinidade com a arte fotográfica e quer apenas uma forma de registrar os momentos importantes de sua vida sem a necessidade de conhecer milhares de comandos e a interatividade existente entre cada regulagem. Passei por isso na semana passada quando tentei ensinar meu pai, que odeia computadores e tudo que é digital, a usar uma câmera compacta da Fuji. A única coisa que ele precisa saber é onde fica o botão de ligar e o disparador. Mais do que isso é irrelevante para ele. Nem pensar em falar nas vantagens dos modos manuais.

Pensando nesse usuário menos exigente é que a Casio anunciou suas novas compactas que chegam agora ao mercado. As câmeras são a Exilim EX-Z300, Exilim EX-Z250 e a Exilim EX-Z85.

Exilim EX-Z300 e EX-Z250 – Essas duas câmeras são bem parecidas, embora a EX-EZ300 possua alguns recursos a mais. Uma possuí 10 megapixels de resolução máxima (EX-Z300) e a outra 9.1 megapixels (EX-Z250). Ambas possuem uma lente com 3x de zoom ótico, que começam em uma ótima grande angular de 28 mm e terminam em uma meia tele de 112mm. O mais interessante são alguns modos de imagem inteligentes que acompanham os equipamentos. O primeiro é o Handheld Night Scene que consegue, segundo o press release da empresa, corrigir fotos tremidas que sejam feitas com pouca iluminação e sem auxilio de um tripé. O segundo modo inteligente interessante é o Lighting Function que tem a capacidade de reconhecer algumas situações de iluminação, como estar contra a luz do sol, e fazer correções nas áreas de sombra. Porém, a função mais curiosa é a Makeup Function, que tem por objetivo fazer uma pequena edição em fotos de retratos. A câmera tenta suavizar a pele e eliminar pequenos defeitos. O que não se sabe ainda é o quão agressivo para a imagem pode ser essa “pequena edição”.

Exilim EX-Z85 – modelo mais simples com 9 megapixels de resolução máxima. A câmera tem 3x de zoom ótico (28-112mm) e várias funções básicas. Temos o já tradicional Face Detection, com capacidade para reconhecer até 10 rostos na cena,  e o Smile Detection que só libera o disparador da câmera quando captar um sorriso na imagem. A câmera vem equipada com o Easy Mode que reduz as funções para o usuário a apenas o acionamento do flash, tamanho da imagem e o timer. Todas as outras regulagens, inclusive a escolha do modo automático mais indicado para a cena, fica por conta da câmera.

Cabe aqui lembrar que as três câmeras produzem vídeos compatíveis com o iTunes e podem ser executados no seu iPod sem problemas. Os equipamentos vão estar disponíveis em outubro. A Exilim EX-Z300 vai estar a venda nas cores prata, preto e rosa e vai custar U$ 299,99. A Exilim EX-Z250 vai sair nas cores prata e preto e vai custar U$ 249,99. E a Exilim EX-Z85 vai estar disponível nas cores castanho e laranja e vai custar U$ 179,99.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

admin

Claudio Lopes Barbosa Graduado e m Desenho Industrial, com habilitação em Comunicação Visual, pela Faculdade da Cidade (Sociedade Educacional da Cidade), na cidade do Rio de Janeiro. Diretor de Arte, designer gráfico, com mais de 20 anos de experiência na área.