Design brasileiro faz palestra em Cannes

Como parte da estratégia de promoção internacional do design brasileiro em Cannes a Abedesign (Associação Brasileira das Empresas de Design), com apoio da Apex (Associação Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos), realiza ações dentro do Cannes Lions 2010.

A tática de incentivo à participação das empresas brasileiras no evento, desempenhada com grande sucesso em 2009, levou o Brasil a ser o número 1 em inscrições na categoria e culminou com a conquista de sete Leões. Para este ano, além de intensificar o subsídio ao número de inscrições, o palco do Palais des Festivals recebe uma reflexão sobre o papel do design no desenvolvimento das principais economias emergentes, sob o título ??Design in BRIC??s Countries?.

Passado o período de turbulência econômica, ficou ainda mais evidente a importância das economias emergentes para a estabilidade mundial. Dentro desse contexto, os países que compõem o BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) precisam adequar-se para transformar a economia ??de produção?? em ??criativa??, agregando valor aos seus produtos e serviços. Redesenhar processos para criar uma infraestrutura capaz de suportar uma demanda crescente é fundamental e nada melhor que utilizar o design como instrumento para essa transformação.

??O design tornou-se uma ferramenta tão relevante no contexto mundial que é impossível pensar no desenvolvimento dessas economias emergentes sem utilizá-lo. Somente essa disciplina transversal é capaz de incitar inovação e agregar valor aos bens de produção. Os BRICs já vêm estruturando uma política neste sentido e a proposta é apresentar uma contribuição para construção de marca das indústrias desses países?, ressalta Luciano Deos, presidente da Abedesign e do GAD??.

A palestra é resultado de um trabalho realizado pelo Comitê de Desenvolvimento da Abedesign, coordenado pela diretora da entidade Ellen Kiss, o qual prevê outras ações ao longo do ano no Brasil e no exterior. ??Sabemos da relevância do tema, afinal esses países surpreenderam o mundo com seu crescimento nos últimos dez anos, e achamos importante contribuirmos de alguma forma com essa discussão?, afirma Ellen.

Deos complementa que a disciplina, além de contribuir para o crescimento da economia, tem conquistado um espaço significativo em Cannes, considerado o principal festival de comunicação do mundo. ??O design foi inserido recentemente no evento. Ao promover uma discussão dessa importância Cannes comprova a força do tema e insere o Brasil positivamente dentro desse cenário?, ressalta.

Saiba+
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...