Por Computerworld/EUA

Publicada em 03 de janeiro de 2011 às 19h30
Atualizada em 03 de janeiro de 2011 às 22h04

O Internet Explorer perdeu 1,4 ponto porcentual de participação no mercado de navegadores em dezembro, apontam dados da empresa Net Applications. Nos últimos dois anos, é a maior queda do software em um único mês.

O browser da Microsoft, por sinal, perdeu 5,6 pontos porcentuais de participação em 2010 e 10,7 pontos desde o lançamento de sua oitava versão, em março de 2009.

O maior beneficiado do declínio do IE foi o Chrome, que agora tem uma fatia de 10% do mercado. A importante marca foi atingida nove meses antes do que fora previsto pela Google, a desenvolvedora do programa, em 2009, e, se mantiver o ritmo, em setembro de 2011, chegará a 16%. Outro que vem crescendo é o Safari, da Apple, que já conta com 5,9%.

Em geral, o IE não vai bem em dezembro, já que nesta época há mais pessoas usando a Internet de casa. Nas máquinas domésticas, a probabilidade de outros navegadores estarem instalados é bem maior do que nos computadores das empresas.

Ascensão do IE8
No entanto, em vez de lamentar os últimos acontecimentos, a Microsoft prefere comemorar a ascensão do IE8 e do IE9 ??? crescimento de 10 pontos porcentuais no último ano – e a consequente queda no uso de versões antigas, como o IE6 e IE7 ??? que chegou a 40%, caindo 16 pontos porcentuais.

Internet Explorer 9, por exemplo, ainda em versão beta, foi baixado 20 milhões de vezes desde o seu lançamento, em setembro de 2010. Seu modelo final não deverá demorar, já que a Release Candidate (RC) ??? o último estágio do desenvolvimento de um software ??? é esperado para 8/01.

Já o Firefox, o segundo navegador mais usado no mundo, também perdeu mercado em 2010: 1,8 ponto porcentual, caindo para 22,8%. O Opera também não foi bem: perdeu dois pontos decimais, e tem apenas 2,2%.

(Gregg Keizer)

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies