A universidade (ou centro universitário, depende do status de cada um) tem como objetivo ensinar aos alunos o correto, não é? E quando acontece de uma estar ensinando métodos antiquado?

Eu estudo na Universidade Tuiuti do Paraná, curso de design gráfico. A UTP tem vários professores que trabalham há anos na área e são entendidos do assunto, nisto dou os devidos créditos. Mas faltam professores que estão a par das novas tecnologias. E isto inclui web. E não é só nesta universidade: outras fazem a mesma coisa.

Em um dos Encontros de Blogueiros Curitibanos, conversei com o Bruno Mendonça que estuda na PUCPR e descobri que ele tem o mesmo problema com alguns professores: eles simplesmente não estão atualizados! Não sabem o que é um Profissional de Mídia Social, não sabem o que é AdWords, não sabem o que é SEO, não sabem o que é CSS. E isso não é raro acontecer. Ouvi várias histórias de alunos que sabiam mais do que seus professores, ou cujos professores não admitiam que os alunos estivessem mais por dentro da atualidade que eles.

??Mas Canha, ninguém tem obrigação de saber destas coisas!? Ok, concordo com você. Ninguém tem obrigação de saber, exceto aqueles que devem nos ensinar estas coisas. Oras, se você está ensinando aos seus alunos como desenvolver um site, você vai ensiná-los seguindo as novas tecnologias. Você não vai mostrá-los como fazer sites em tabela, por exemplo. Por quê? Porque é errado!

null

 ??Ah, mas um designer só precisa fazer o visual do site. Ele não deve se preocupar em programar. O programador que se vire com isto!? Ah sim, pois o arquiteto não precisa saber como se constrói uma casa: ele só precisa saber desenhar. Mas é claro que precisa! Um web designer que não sabe programar o mínimo em HTML e CSS vai rapidamente perder mercado para um micreiro que saiba.

Que tipo de universidade que se preze vai fazer um site inteiramente em tabelas? Que tipo de departamento de design vai fazer o seu site ser incompatível com outros navegadores que não sejam o IE? Que não ensina o que é usabilidade e acessibilidade na web?

null

 Por que é importante que o corpo docente da faculdade / universidade / curso técnico estejam atualizados? Mercado de trabalho, oras! Se você não sabe o que está acontecendo hoje em dia, você está atrasado!

Então está dado o recado: prezados reitores, coordenadores de cursos e professores: atualizem-se! Pois quem sai perdendo não é apenas o aluno, mas a instituição de ensino também!

(Por favor, se sua universidade está ensinando coisas erradas ou desatualizadas, recomende este post ao seu coordenador de curso ou reitor)

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies