As tendências de design gráfico em 2022 responderam ao clima pós-pandemia, destacando-se a serena e calmante tendência Japandi e o estilo cyberpunk pela sua ligação ao novo clima centrado no digital, bem como pela necessidade dos consumidores de se sentirem calmos e tranquilos.
O design gráfico está sempre em evolução e, à medida que o mundo muda, novas tendências surgem. Como designers gráficos, precisamos estar atentos a essas tendências para garantir que estejamos criando designs atuais e relevantes.
Neste artigo, vamos explorar as 7 principais tendências de design gráfico para 2023. Vamos começar com a tendência número 1: a simplicidade. Nos últimos anos, tem havido um movimento crescente em direção à simplicidade ao minimalismo no design gráfico. Isso se deve ao fato de que as pessoas estão cada vez mais expostas a uma grande quantidade de informações e estão sobrecarregadas com conteúdo.
1 Minimalismo
O minimalismo está se tornando cada vez mais estendido, pois os designers estão buscando maneiras de simplificar seus designs. Isto é feito através da remoção de elementos desnecessários, usando cores mais neutras e espaçamento simples. O objetivo é criar designs clean e elegantes que são fáceis de entender e navegar.
Em sua essência, o design minimalista (ou minimalismo) é funcional. Sem extras, sem desperdício. Cada elemento – incluindo formas, paleta de cores e tipografia – é necessário. Uma forma ou forma geométrica simples recebe o poder de substituir um objeto ou ideia mais complexa. A simplicidade na forma e na composição é valorizada acima de tudo.
O minimalismo funciona porque nossos olhos e cérebros têm apenas uma quantidade finita de atenção para dar a um design. Ao dar aos nossos olhos menos itens para considerar, dedicamos mais atenção aos que estão lá. Isso torna o minimalismo muito versátil: de aplicativos a logotipos, embalagens e produtos impressos, não há design que não possa se beneficiar dessa tendência.
O design minimalista está em toda parte.
2 Motion graphics – Movimento e Animação
Designers gráficos estão sempre em busca de novas tendências para manter seus projetos atuais. O design gráfico está constantemente evoluindo, e as tendências de 2023 prometem ser interessantes. Movimento e animação são dois elementos-chave que estarão em alta nos próximos anos.
No relatório de Marketing de Conteúdo Visual de 2022 da Vennage, mostra que 90% dos marqueteiros preveem que o conteúdo de vídeo será a principal marca de mídia a ser adotada nos próximos anos, é inegável que veremos muito mais motion graphics, em muito mais lugares.
O uso do Motion graphics é uma ótima maneira de chamar a atenção para um projeto. Ele também pode ajudar a transmitir uma mensagem de maneira mais clara e dinâmica. Designers gráficos devem experimentar diferentes técnicas de motion graphics para criar projetos inovadores e cativantes.
3 O Retorno da Sans Serif
A tipografia sans serif é uma das tendências de design gráfico para 2023. Após anos de dominância da serifa, a maré está começando a voltar para as confiáveis fontes sem serifa, amadas por designers gráficos, minimalistas e web designers preocupados com a acessibilidade. Os logotipos com serifa estão começando a atingir o ponto de saturação, e é por isso que os designers estão começando a encontrar frescor em sans geométricos ou fontes grotescas de estilo suíço (ou, na verdade, uma versão mais evoluída das serifas, veja Flared Fonts, abaixo).
As serifas não apenas criam um estilo limpo e minimalista para marcas, embalagens e outros designs de impressão, mas também melhoram a legibilidade e a acessibilidade em aplicativos e sites. À medida que mais marcas sintonizam a necessidade de a produção digital ser totalmente acessível, podemos esperar que as sans serifs assumam um papel mais dominante online. Procure fontes sem serifa clássicas na tradição da escola suíça, como Neue Haas Grotesk e Univers, ou dê uma olhada em fontes sans mais peculiares, como Ginto ou Everett .
4 Formas Naturais e Orgânicas
A natureza é uma fonte de inspiração infinita para os designers gráficos. As tendências de design para 2023 vão continuar a explorar formas naturais e orgânicas, buscando criar experiências visuais mais envolventes e conectadas à natureza.
Esperamos ver mais designers gráficos usando formas geométricas simples inspiradas em elementos da natureza, como folhas, flores e pedras. Essas formas serão combinadas de maneira inovadora para criar padrões visuais únicos e cativantes.
Além disso, o uso de cores mais vivas e saturadas também estará em alta, pois elas ajudam a criar um senso de energia e vitalidade. As cores serão usadas de maneira criativa para destacar certos elementos e criar visualmente um impacto maior.
Por fim, a tendência de design natural e orgânico também se estenderá às fontes utilizadas. Esperamos ver mais designers experimentando com fontes manuscritas ou que imitam escrita natural para transmitir uma sensação mais humana e acolhedora.
5 Metaverso
Até recentemente uma ideia abstrata da internet como uma série de mundos virtuais 3D interconectados, o metaverso está começando a passar da ficção científica para a realidade (virtual). Meta – a empresa por trás do Facebook e Instagram – investiu o suficiente na ideia para mudar seu nome, e jogos hiper-imersivos como Fortnite já estão reivindicando ser as primeiras plataformas de metaverso.
Em 2023, prevê-se que 80% dos indivíduos na Terra terão um perfil digital online. Coisas assustadoras… ou momentos emocionantes, dependendo do ponto de vista. De qualquer forma, o impulso da indústria de tecnologia para VR (Realidade Virtual) e AR (Realidade Aumentada) como a próxima encarnação da internet (e interação social) terá uma grande influência no design visual no próximo ano e além.
Para designers gráficos, isso significa mais referências à cultura do metaverso em projetos, como ilustrações 3D influenciadas por jogos ou avatares inspirados em IA que substituem modelos humanos. O design da Web ficará particularmente em dívida com a estética do metaverso, com mais marcas buscando replicar a experiência imersiva de RV para os visitantes do site. Para impressão e design gráfico, o estilo metaverso pode ser alcançado com fotografia surrealista tecnológica, paletas de cores neon e efeitos de glitch…
6 Dark mode
À medida que mais aplicativos permitem que os usuários alternem entre os modos claro e escuro, o design do site e da interface do usuário deve seguir o exemplo, com mais ênfase nos designs do modo escuro em 2023. O modo escuro não é apenas misterioso e dramático, mas também é muito mais fácil do que fundos pálidos ou coloridos em olhos cansados de tela. Os designers gráficos descobrirão que levar as coisas para o lado sombrio trará um clima de inspiração tecnológica a uma variedade de designs e pode ser traduzido para layouts de impressão de maneira eficaz.
Por exemplo, uma página de revista tradicionalmente branca pode receber um toque de tinta com seções opacas, enquanto você pode chamar mais atenção para uma mensagem de marketing para a mídia social colocando letras contrastantes em branco ou neon em um fundo escuro.
Os designs do modo escuro não precisam ser pretos – experimente o azul meia-noite, o verde escuro ou o violeta-roxo profundo para dar um diferencial aos seus layouts.
7 Design de Hiper Realismo
Antigamente, os designers gráficos criavam trabalhos exclusivamente para impressão. Então, a ascensão da computação pessoal mudou a atenção para o digital. Agora, parece que estamos passando por uma nova revolução.
“Hoje, espera-se que os designers sejam multiespecializados em espaços físicos e digitais, e o futuro é uma mistura entre Al, AR, VR, MR e IRL para criar experiências de marca totalmente imersivas”, explica Holly Karlsson, diretora criativa da Bulletproof . . “Essas áreas não são novas, mas estão evoluindo rapidamente e vão muito além do conceito tradicional de design gráfico. E isso torna um momento emocionante para ser um criativo.
“Os outdoors 3D OOH oferecem experiências de marca hiper-realistas e imersivas”, diz Holly, “embaçando as linhas entre tecnologia e realidade. Depois, há esculturas de dados Al, como o trabalho hipnotizante de Refik Anadol e o surgimento da geração de imagens Al com base em aprendizado de máquina, como DALL-E 2. Não precisamos ter medo de nos educar. Em vez disso, devemos abraçar esses meios em evolução e usá-los a nosso favor, aproveitando nossas habilidades de design mais tradicionais.”
Callum Goodger, designer sênior da ShopTalk/DEPT, acrescenta que: “2023 será o ano em que o conteúdo gerado por IA estará disponível para as massas, com novas maneiras pelas quais este software pode ajudar na produção criativa. Mas os designers precisarão ficar à frente e cautelosos com a tecnologia automatizada como DALL-E e decidem se querem integrá-los em seu trabalho. A evolução contínua da Web 3.0 dá aos artistas e designers propriedade como nunca antes, então podemos ver uma maior adoção de ‘estilos caseiros’ e design como ‘arte’.”
Conclusão
Em 2023, podemos esperar que o novo clima criativo do design gráfico cresça em confiança, com uma oferta de design mais eclética e diversificada projetada para o próximo ano. A ênfase no design digital continuará, com o metaverso futurista e as tendências do Dark Mode inspiradas na tecnologia, fornecendo grande inspiração temática para os designers. Também veremos o renascimento das tendências do tipo de influência do cinema para trazer um toque de ação e otimismo aos designs e pôsteres de mídia social.
Também veremos o bem-vindo retorno dos tipos de letra sem serifa após vários anos de saturação com serifas, enquanto o design do logotipo adotará um clima mais corajoso, concentrando-se em ícones ideográficos em vez de identidades centradas em tipos.
Como você pode ver, as 7 tendências de design gráfico para 2023 são bastante variadas. Cada uma delas tem seu próprio potencial para impactar o mercado e mudar a forma como os designers gráficos trabalham. Você pode começar a preparar-se para essas tendências agora mesmo, estudando-as detalhadamente e explorando seus benefícios. Quem sabe você não é o primeiro a executar um projeto usando uma dessas tendências em 2023?
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