Branding para Pequenas Empresas: Como Impactar com Orçamento Limitado
Quando se trata de marketing de marca, muitas empresas ficarão chocadas ao saber que um pouco pode fazer muito. Não é preciso uma campanha de marketing multimilionária envolvendo anúncios do Super Bowl para se tornar a próxima grande novidade.
No entanto, como qualquer outra coisa nos negócios, leva tempo, trabalho duro e comprometimento. Pequenas empresas novas e em crescimento que se comprometem com sua marca ainda podem causar impacto, mesmo que não tenham um grande orçamento para gastar.
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Dicas para criar uma estratégia de marketing vencedora com um orçamento apertado.
A primeira coisa que um empresário deve fazer se estiver tentando criar uma estratégia de branding com um orçamento limitado é se preparar com antecedência. Antes de iniciar suas iniciativas de branding, tenha os aspectos essenciais de sua marca descobertos, incluindo nome, logotipo, site, identificadores de mídia social, declaração de missão, identidade de marca e qualquer outra coisa que você precise saber para criar uma campanha de branding eficaz. Tentar descobrir isso ao longo do caminho só criará confusão e inconsistência.
O conceito mais importante que um líder de negócios deve lembrar ao criar uma estratégia de branding é que o marketing de marca é essencialmente contar histórias. Especialmente para pequenas empresas, uma grande parte do que as pessoas compram vai além do produto – é a história por trás dele – então você deve encontrar as coisas que ajudam você e sua empresa a se destacarem de seus concorrentes e trabalhar duro para enfatizá-los em qualquer marca.
Parcerias estratégicas podem ajudar sua marca a obter maior reconhecimento. Procure outras marcas em setores adjacentes cuja marca própria possa se beneficiar de uma parceria.
Por exemplo, uma empresa de brinquedos para animais de estimação e uma empresa de alimentos para animais de estimação podem criar estratégias para uma parceria sinérgica eficaz porque as duas marcas não são concorrentes diretas uma da outra e compartilham o mesmo público-alvo. Uma parceria estratégica pode ajudar ambas as marcas a economizar recursos em seus esforços de marketing.
Da mesma forma, as empresas devem procurar oportunidades em que possam negociar estrategicamente com possíveis parceiros de marketing. Algumas empresas de marketing podem estar abertas a um acordo de troca se for útil para elas. Uma empresa pode fornecer seus bens e serviços com desconto ou gratuitamente em troca de receber serviços de marketing gratuitos ou com desconto.
Obviamente, isso ficará a critério de ambas as partes, e algumas empresas de marketing podem não estar interessadas em tal acordo. No entanto, vale a pena perguntar – especialmente se o produto ou serviço que você oferece é útil ou valioso.
Criando uma Base Sólida para sua Estratégia de Branding para pequenas empresas
Como se conectar com seu público-alvo.
Para aqueles que decidem sair e fazer o trabalho de branding por conta própria, eventos de networking, como conferências, podem ser um ótimo ambiente para divulgar sua empresa. Dependendo do seu orçamento, sua presença nesses eventos pode variar desde a simples presença no evento e entrega de cartões de visita até uma mesa representando a empresa. Não importa quão pequeno seja o envolvimento, os eventos de networking são uma maneira poderosa de fazer conexões se você souber como abordá-los.
As marcas em crescimento também devem aproveitar as oportunidades que podem pagar para ajudar sua comunidade. Envolver-se com a comunidade ajudando grupos de caridade pode ser uma ótima maneira de uma marca aumentar sua presença, ao mesmo tempo em que faz algo de bom para sua comunidade. Dito isto, as marcas devem ter o cuidado de serem autênticas com esta abordagem, pois pode ter efeitos negativos se o público perceber as ações da marca como “apenas pela ótica”.
Além disso, não subestime o valor das oportunidades gratuitas para criar e comercializar sua marca, como a mídia social. O marketing de mídia social é uma ferramenta valiosa porque permite que as marcas se conectem diretamente com seus clientes. Muitas marcas obtiveram sucesso criando uma personalidade on-line bem-humorada ou tendo “rivalidades” divertidas com seus concorrentes, criando momentos que se tornam “virais”. Outras empresas criaram uma abordagem on-line que prioriza o cliente, usando mídias sociais e DMs para fornecer atendimento e suporte rápidos e convenientes ao cliente.
Vídeos e artigos são outra maneira de divulgar o nome da sua marca. Invista em si mesmo tornando-se um especialista em seu campo e compartilhe seu conhecimento on-line para convencer outras pessoas de sua especialidade. Procure oportunidades para publicar postagens de convidados e OpEds essa função e (artigo de opinião) on-line ou inicie um canal ou podcast no YouTube para falar sobre tópicos relevantes para o seu setor. Mesmo que o público seja pequeno no início, as pessoas que você alcançar aumentarão com o tempo.
Em última análise, cabe a você fazer o trabalho de perna, pesquisando oportunidades que permitam que você trabalhe em sua marca sem gastar muito. Por exemplo, existem muitos sites que listam sua empresa gratuitamente. Esses sites de listagem de empresas variam desde o fornecimento de informações gerais – como Google e Yelp – até informações mais específicas do setor que atendem aos leitores de um nicho específico. Como muitos desses sites oferecem recursos de revisão, também pode ser uma ótima maneira de obter um boca a boca positivo sobre sua empresa.
Finalmente, não tenha medo de pedir ajuda. Aproveite seus amigos, família e influência social. Peça a amigos, familiares e seguidores para compartilhar postagens nas mídias sociais, divulgar eventos de marketing ou deixar um comentário sobre sua empresa on-line. Essas etapas não custam dinheiro e levam muito pouco tempo. Além disso, como você está perguntando a seus entes queridos, é provável que eles fiquem entusiasmados e apaixonados por apoiar você e sua empresa.
Lembre-se, quando se trata de marketing, dinheiro nem sempre significa sucesso. Mesmo que você tenha um grande orçamento de marketing, não há garantia de que terá sucesso.
Por outro lado, as pequenas empresas que não têm um orçamento enorme podem aproveitar as opções gratuitas e de baixo custo, como mídia social, boca a boca e parcerias estratégicas para divulgar sua marca. Pode exigir um pouco de criatividade extra e graxa de cotovelo, mas valerá a pena a longo prazo.
Leia também: Branding, identidade e logotipo explicados.
O branding é crucial para pequenas empresas, pois ajuda a destacar sua identidade única, criando conexões emocionais com os clientes. Antes de iniciar, defina elementos essenciais, como nome, logotipo, site e identidade nas redes sociais, para garantir consistência.FAQ sobre Branding Eficiente para Pequenas Empresas
O segredo está em destacar os elementos que diferenciam sua marca e comunicar sua história para conectar-se emocionalmente com o público.
Parcerias com marcas complementares podem economizar recursos e ampliar o alcance, atingindo um público maior de maneira sinérgica.
Aproveite as redes sociais, participe de eventos de networking, envolva-se com a comunidade local e compartilhe conhecimento online para aumentar a visibilidade da sua marca.