Inspiração para design de logotipo: Onde encontrar.

Dicas úteis para coletar inspiração de design de logotipo para o seu projeto.

por webmaster

Infelizmente, pode ser difícil encontrar inspiração para  design de logotipo. Imagine só: você recebeu um briefing de um novo cliente e agora está batendo os dedos esperando que a inspiração chegue até você. Você espera que o design de logotipo perfeito apareça magicamente, totalmente formado, em sua mente? Nesse caso, você provavelmente terá uma longa espera.

Buscar inspiração exige proatividade. Se você absorver uma variedade de ideias, gradualmente elas se juntarão para formar o logotipo que você procura. O único truque é saber onde encontrar inspiração em primeiro lugar.

Abaixo você encontrará algumas sugestões de lugares onde pode procurar inspiração para design de logotipo (confira esta lista dos principais designs de logotipo para começar, ou talvez você se sinta pronto para mergulhar com um dos melhores designers de logotipo ). Mais abaixo na página, você encontrará algumas dicas para iniciar seu processo criativo de logotipo (use o link acima para chegar lá). No entanto, esta nunca pode ser uma lista exaustiva porque a inspiração pode vir de qualquer coisa, de qualquer lugar e a qualquer hora.

  1. Behance

Inspiracao para design de logotipo 1
Behance está cheio de inspiração criativa(Crédito da imagem: Behance)

Behance é uma galeria online para designers, repleta de projetos de design, incluindo uma ampla variedade de logotipos criativos e de alta qualidade. É um lugar excelente para se inspirar – basta pesquisar usando palavras-chave. 

  1. Logoed

Inspiracao para design de logotipo 7

A interface simples do Logoed faz com que os logotipos se destaquem

Logoed é um arquivo de página única cujo único objetivo é apresentar belos designs de logotipos. Sua rolagem vertical simples torna a navegação simples e fácil e, à medida que você desce na página, mais projetos são carregados automaticamente na tela. Basta clicar em cada miniatura para obter mais informações sobre cada projeto e uma seleção mais ampla de imagens.

  1. Logospire

Inspiracao para design de logotipo 5

Logospire adota uma abordagem minimalista para exibir logotipos

O Logospire adota um formato de rolagem vertical infinito e igualmente simples e o reduz ainda mais, oferecendo apenas uma única imagem e um link para o site do designer. Sem qualquer outra confusão, é fácil identificar os logotipos que se destacam para você.

  1. Brand New

Inspiracao para design de logotipo 3

Brand New critica novos logotipos

Brand New faz parte da gigante plataforma de design gráfico Under Consideration e oferece informações sobre tendências de design de logotipos, mostra imagens e oferece conselhos sobre ótimos designs de logotipos. Ele também oferece críticas aos designs de logotipo mais recentes.

  1. Logo Lounge

Inspiracao para design de logotipo 11

A equipe por trás do LogoLounge também publicou livros sobre logotipos

LogoLounge (quando este artigo foi escrito) oferece incríveis 412.515 designs de logotipo diferentes para leitura. O site foi criado para designers para oferecer uma biblioteca de referência eficiente e facilitar discussões sobre temas relacionados e a oportunidade de compartilhar ideias e conceitos com colegas e clientes.

  1. Logo Moose

Inspiracao para design de logotipo 4

Não tem certeza sobre um conceito? Envie-o para feedback em Logo Moose

Logo Moose tem um nome idiota e um logotipo ironicamente idiota. No entanto, é uma comunidade online útil e prática de inspiração para design de logotipos, que apresenta trabalhos de designers profissionais de todo o mundo. Os designers podem enviar seus próprios designs de logotipo para serem exibidos e aproveitar as possibilidades da plataforma para críticas e feedback.

  1. Logo Design Love

Inspiracao para design de logotipo 2

Logo Design Love oferece uma abordagem considerada no design de logotipos

Logo Design Love é um site e livro do designer gráfico David Airey. Ao contrário de alguns dos sites de inspiração de logotipos mais impressionantes que existem, a plataforma é cuidadosamente planejada e apresenta trabalhos mais recentes junto com designs clássicos de nomes como Adrian Frutiger, Cruz Novillo e Paul Rand. Seu conteúdo ponderado oferece opiniões, insights e novidades sobre tudo relacionado ao logotipo, desde a celebração do passado até o comentário sobre o contemporâneo.

Dicas para iniciar seu processo de Inspiração para Design de Logotipo

Se você pesquisou em todos os sites e ainda está um pouco travado, tente estas dicas para iniciar o design do seu logotipo.

  1. Olhe além do óbvio

Inspiracao para design de logotipo 13

Logotipos clássicos são um bom lugar para começar…, mas certifique-se de não parar por aí

Lance sua rede por toda parte. Não olhe apenas para os melhores logotipos de todos os tempos (embora esse não seja um mau lugar para começar). Você também precisa olhar além disso, para o design em geral e para o mundo em geral. 

Sempre que você vir algo que se destaque ou atraia você, por qualquer motivo, registre esse pensamento. Deixe-o informar o seu processo de design e contribuir à medida que o seu novo logotipo começa a evoluir.

  1. Just doodle

Inspiracao para design de logotipo 9

Não pense demais nas coisas – comece com alguns rabiscos grátis 

Às vezes você pode pensar demais nessas coisas e acabar não chegando a lugar nenhum, então por que não tirar sua mente consciente do circuito e, em vez disso, deixar a criatividade fluir, sem orientação, com alguns rabiscos aleatórios? 

Você pode muito bem acabar com uma página de rabiscos inúteis, mas em algum lugar na confusão de linhas desconexas, você pode encontrar algo que acenda aquela centelha essencial de inspiração.

  1. Saqueie o histórico do seu cliente

Inspiracao para design de logotipo 6

Mergulhe na história do design do logotipo do seu cliente

Confira todos os diversos logotipos que seu cliente utilizou desde a fundação da empresa. Isto pode ser particularmente interessante se remontarem a muitas décadas. 

Você pode voltar ao passado, se o cliente quiser se posicionar como uma marca tradicional, ou pode transformar radicalmente seu logotipo original em algo novo e moderno. Isso tem a vantagem da continuidade integrada mesmo quando você apresenta uma nova imagem. Veja nosso post sobre como redespertar a herança de uma marca aqui .

  1. Explore o futuro do seu cliente

Discuta com o seu cliente os seus planos para o futuro – o que prevê para os próximos 12 meses ou para os próximos cinco anos? Há mudanças de direção iminentes ou novos produtos chegando que possam ter alguma influência no logotipo que você cria? Você precisa preparar o logotipo para o futuro porque as empresas mudam com o tempo.

Vejamos, por exemplo, a Carphone Warehouse: ninguém mais compra telefones para carros – então, deveria perder uma marca de grande sucesso que levou anos para ser construída, mudando seu nome para algo mais apropriado?

  1. Ligue para um amigo

Inspiracao para design de logotipo 8

Um novo olhar pode fornecer informações valiosas

Embora faça todo o sentido obter o máximo de informações possível do cliente, às vezes não há nada tão útil quanto um novo par de olhos. Se você tiver algumas ideias elaboradas, leve-as a um amigo que não tenha absolutamente nenhuma ligação com o projeto e veja o que ele acha. Muitas vezes, a opinião imaculada de alguém pode ser exatamente o que você precisa para despertar a imaginação.

  1. Crie alguns painéis de ideias

Inspiracao para design de logotipo 10

O Matboard é uma ótima ferramenta de mood board

Painéis de ideias e brainstorms podem ajudá-lo a organizar seus pensamentos e misturar diferentes imagens e ideias de todas as formas, tamanhos e temas. 

Brinque com palavras-chave e sinônimos e reúna uma infinidade de inspirações de diferentes fontes em um único painel de ideias para ver como elas se combinam.

  1. Pesquise seus próprios arquivos de design

Provavelmente é razoável supor que, para cada logotipo que você cria, você provavelmente cria algumas dúzias de esboços antes de decidir qual deles será desenvolvido. Nunca jogue fora essas ideias iniciais, pois elas constituem um recurso valioso. Só porque um de seus primeiros esboços não funcionou para um cliente anterior, não significa que não funcionará. 

Volte ao trabalho anterior que você criou, mas não usou, e poderá encontrar a semente que, com um pouco de cuidado, pode crescer e se tornar o logotipo que você procura.

  1. Exploda seu cérebro com imagens aleatórias

Inspiracao para design de logotipo 12

Confira os painéis do Creative Bloq Pinterest para uma explosão de inspiração

Percorra o Imagens do Google e o Pinterest sobre assuntos relacionados e não relacionados às necessidades do logotipo do seu cliente. Em seguida, adicione os resultados ao seu painel de humor. 

Escolha uma cor aqui, uma forma ali, uma palavra, um tipo de letra… e veja como essas diferentes ideias poderiam funcionar juntas.

  1. Mantenha-se receptivo

No final das contas, a inspiração pode surgir em qualquer lugar, a qualquer hora. Seja receptivo às ideias que fluem em sua mente. Esboce algo conforme chega até você e revise-o mais tarde para ver como pode funcionar dentro dos parâmetros do seu briefing. 

Nessas fases iniciais do processo de design, você precisa dar total liberdade à sua criatividade. Dê a si mesmo muitas ideias para trabalhar e, em seguida, pegue os melhores elementos de cada uma e descarte o resto.

  1. Faça outra coisa

Inspiração para design de logotipo

Dê à sua mente uma pausa na tarefa em questão

Se você já tentou de tudo e não deu em nada, não tente forçar. Faça uma pausa e deixe seu cérebro cuidar de outras coisas. Vá ver um filme, jogue videogame, prepare uma boa refeição ou simplesmente tire uma soneca adorável. É incrível como simplesmente fugir do problema em questão e pensar em outra coisa pode resultar em um lampejo repentino do tipo certo de inspiração.

Não adianta apenas esperar a inspiração chegar. Quanto mais você pesquisar, mais fácil será encontrá-lo. Você desenvolverá um olhar para o que funciona e o que não funciona, e como você pode aplicar isso aos seus próprios projetos nascentes.

 

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies