O que é design UX?

por webmaster

Aprenda o que é design UX, design de experiência do usuário (UX), além de insights sobre como se tornar um grande designer com UXers especialistas em consultoria.

O design da experiência do usuário (UX) costuma ser confundido com o design da interface do usuário (UI). Embora os dois trabalhem juntos, eles são diferentes. Este artigo fornecerá um resumo de tudo o que você precisa saber sobre o design de UX, desde as funções de negócios de um designer de UX até ferramentas e recursos úteis para se tornar um designer de UX melhor.

Conversamos com Fabio Rose , engenheiro de UX e professor de UX, e Hazel Watts , especialista em conteúdo de UX, para apoiar este artigo e compartilhar alguns insights da indústria daqueles que estão no meio do jogo.

Esteja você procurando entrar no setor de design UX, entender melhor o papel do design UX ou até mesmo contratar um designer UX, este artigo é para você.

O que é design de experiência do usuário?

A experiência do usuário (UX) é a relação entre um produto e a pessoa que o utiliza. O design UX se concentra na criação de produtos que alguém pode usar facilmente e gostar de usar.

“O design da experiência do usuário trata de atender às necessidades do usuário, mas certificando-se de não o distrair da experiência geral do produto.

A história que você está contando sobre um produto deve falar exatamente com o público-alvo, sem jargões ou imagens desnecessárias.

Há definitivamente um ponto ideal entre apoiar o processo e complicá-lo demais! Pesquise, tente, teste, itere e teste novamente. Isso é design UX – seu trabalho nunca termina. A história que você está apresentando está sempre se desenvolvendo junto com seus produtos.” — Hazel Watts , especialista em conteúdo UX.

O que faz um designer de UX?

Um designer de experiência do usuário (UX) garante que um produto seja apreensível e utilizável para o usuário final. Um designer de UX trabalha desde o início de qualquer processo de produto para garantir que as equipes de produto estejam construindo produtos conscientes de seus usuários, suas necessidades e pontos problemáticos.

Um designer de UX trabalha com branding, navegação, conteúdo e funções do produto para garantir que todos esses elementos estejam unidos para criar um resultado final alegre e fluido.

Os designers de UX são responsáveis ​​por mais do que apenas a experiência e o ciclo de vida do produto – eles são os principais participantes de todo o ciclo de vida do cliente.

As decisões que um designer de UX toma influenciam se um usuário é atraído, disposto a pagar e pode usar um produto em primeiro lugar. Atualizações e ajustes que um designer de UX faz em um produto ativo podem afetar positivamente as taxas de retenção de clientes e o valor vitalício do cliente (CLTV).

Qual é a diferença entre um UX e um designer de interface do usuário?

O design da interface do usuário é um pouco diferente porque se concentra na interação humano-computador. Isso pode ser qualquer coisa, desde uma página da Web no desktop até a usabilidade da tela de um aplicativo em um dispositivo portátil.

Os designers de interface do usuário (também conhecidos como designers de interação) concentram-se exclusivamente na interface de um produto, não no fluxo entre as interfaces ou na experiência do usuário ao longo da jornada.

O design da interface do usuário trabalha em estreita colaboração com o design da experiência do usuário. Juntos, os designers de UX e UI conduzem pesquisas de usuário, medem a usabilidade e estão constantemente testando designs para qualquer sucesso de destaque a ser replicado ou erro a ser corrigido.

Um designer de interface do usuário geralmente tem algum tipo de conhecimento de desenvolvimento front-end e design gráfico. Eles se concentram em recursos visuais, enquanto um designer de UX se concentra em todas as partes da experiência do usuário.

Quais habilidades os designers de UX precisam?

design UX

Vamos dividir esta seção em duas partes; hard skills e soft skills necessárias no design UX.

Existem certos conjuntos de habilidades práticas que um designer precisa aprender para se tornar um designer de UX. Ao mesmo tempo, um designer de UX precisa praticar certas habilidades interpessoais para se tornar um designer de UX de sucesso.

Habilidades difíceis que os designers de UX precisam

Você precisa de algumas habilidades difíceis para ganhar o título de designer de UX. A maioria desses conjuntos de habilidades você aprenderá em um curso ou diploma de design UX.

  • Pesquisa UX
  • Wireframing e prototipagem
  • Comunicação visual
  • design interativo
  • Pensamento de design
  • fluxos de usuários
  • design de interação
  • Projetos de teste
  • Mapeamento de decisão
  • Arquitetura de informação
  • Abordagem de humor
  • Design visual e de interface do usuário
  • Codificação – para debate, mais sobre isso mais tarde

Não é fácil conquistar todas essas habilidades de design UX e certamente não é fácil se tornar um especialista em todas elas. Os cursos de design UX – vinculados posteriormente nesta peça – tendem a especializar você em algumas áreas específicas de design e fornecer o básico de todos os itens acima.

Soft skills que os designers de UX precisam

Para nos ajudar a responder a essa pergunta, conversamos com o engenheiro de UX, Fabio Rose, para ter uma ideia melhor de algumas das soft skills que um designer de UX precisa para ter sucesso na indústria.

“Para mim, existem três soft skills essenciais que todo designer de UX precisa.

  1. Empatia: o design UX leva os usuários em mente. Você precisará investigar e entender completamente as motivações, ansiedades, necessidades e problemas das pessoas que usarão seu design. Se você quer que o resultado seja funcional e significativo, ele precisa ser construído com empatia. Esqueça-se de si mesmo. Ouça e entenda o que seus usuários querem.

Esqueça-se de si mesmo. Ouça e entenda o que seus usuários querem.

Fabio Rose, Engenheiro de UX

  1. Organização: o design UX é como um quebra-cabeça. Você não pode perder uma única parte da pesquisa se quiser que ela seja completa. Junte todas essas peças (pesquisa do usuário) de uma maneira que faça mais sentido para o objetivo do produto e você terá um design bem-sucedido. Uma boa organização é essencial para chegar lá.
  2. Curiosidade: os designers de UX precisam ficar curiosos. Se você quiser descobrir a última peça do seu quebra-cabeça de design UX que une tudo em harmonia, é necessária uma certa curiosidade. Isso significa que você precisa estar confortável em desafiar suposições e procurar soluções alternativas para aquelas que parecem mais lógicas.” — Fábio Rose, Engenheiro de UX.

Hazel Watts, especialista em conteúdo de UX, concorda: “A empatia é a habilidade número um que todos os designers de UX precisam. As pessoas para quem você está projetando são seres humanos. Eles não são ‘Gerentes de Produto’, ‘Empreendedores’ ou ‘CEOs’, são mães, filhas, filhos e pais ocupados.

Eles têm prazos, medos, preocupações com dinheiro e o tempo é precioso para todos eles. Como o que você está projetando vai apoiá-los primeiro e depois persuadi-los a se envolver com seu produto?”

As pessoas para quem você está projetando são seres humanos. Eles não são ‘Gerentes de Produto’, ‘Empreendedores’ ou ‘CEOs’, são mães, filhas, filhos e pais ocupados.

Hazel Watts, especialista em conteúdo UX

Deixando de lado as soft skills e as hard skills, há uma área do design UX que permanece obscura para muitos, e esse é o código. Pronto para obtê-lo respondido?

Os designers de experiência do usuário precisam codificar?

Em suma, não. Os designers de experiência do usuário não precisam codificar, embora seja definitivamente uma boa habilidade de se ter.

Mesmo que um designer de UX não codifique a si mesmo, ele trabalhará com engenheiros e desenvolvedores que codificam para ele, por isso é útil entender os recursos de codificação.

Ao falar o idioma, os designers podem traduzir melhor a viabilidade de um conceito de design de experiência do usuário.

A maioria dos designers de experiência do usuário tem conhecimento básico de HTML, CSS e Javascript. Embora eles não tenham necessariamente aprendido isso para se tornar um designer de UX, mais por causa da experiência anterior ou porque desejam colaborar melhor com seus colegas de engenharia.

Hoje, estamos vendo cada vez mais modelos SaaS surgindo para oferecer suporte a métodos de design de experiência do usuário ‘no-code’ ou ‘low-code’, portanto, a demanda por experiência em codificação em trabalhos de design UX está diminuindo.

Em quais tipos de projetos os designers de UX estão envolvidos?

Os designers de UX são frequentemente solicitados a contribuir para projetos de desenvolvimento de negócios que não estão tradicionalmente dentro do escopo de trabalho de um designer. Isso ocorre principalmente porque eles geralmente fornecem uma lente única e empática na qual outras funções principais do negócio não tendem a se concentrar.

Vamos explorar alguns dos projetos nos quais você pode (e deve) envolver um designer de UX.

Fidelização de clientes

Os designers de UX podem fornecer uma contribuição única quando se trata de retenção de clientes. Eles geralmente têm conjuntos de dados específicos que podem identificar áreas problemáticas que precisam ser melhoradas e podem ajudar a reter clientes reduzindo esses pontos de atrito.

Especificamente, os designers de experiência do usuário podem ajudar com:

  • design do aplicativo
  • Design de produto

geração de leads

Qualquer projeto de geração de leads deve incluir a entrada de um designer de UX. Seja uma entrada e orientação qualitativa ou o design real de um fluxo de geração de leads, os designers de experiência do usuário podem dar à sua máquina de geração a melhor chance possível de sucesso.

Alguns métodos de geração de leads para incluir um designer de UX são:

  • Páginas de destino
  • Fluxos de e-mail
  • design do site
  • Blogs, guias e estudos de caso
  • Pesquisa do usuário

Processos e sistemas internos

Por fim, os designers de experiência do usuário podem ir além de seus clientes, usuários, produtos ou serviços. Eles também podem ajudar nas estratégias que ajudam a manter os funcionários felizes e a reter funcionários.

Usando uma combinação de soft skills e hard skills, os designers de experiência do usuário podem oferecer suporte, orientação e soluções de design técnico quando se trata de criar novos processos, sistemas e métodos de comunicação.

6 ferramentas para designers de UX

Não importa há quanto tempo você está no negócio, sempre haverá ferramentas de design de experiência do usuário para ajudá-lo a realizar seu trabalho com mais eficiência e precisão. Compartilhamos uma visão mais detalhada das principais ferramentas de design de experiência do usuário em outro artigo. No entanto, alguns favoritos bem conhecidos são:

  1. Figma: uma ferramenta colaborativa, baseada na web, de edição de gráficos vetoriais e design de interface
  2. Adobe XD: uma plataforma de design de experiência baseada em vetor
  3. Labirinto: uma plataforma de teste rápido do usuário para protótipos de experiência do usuário – reunindo feedback do usuário de humanos reais
  4. Sketch: um aplicativo de design digital colaborativo para Mac
  5. InVision: uma plataforma de design de produto digital
  6. Webflow: um construtor de sites de tela visual sem código.

Como se tornar um designer de experiência do usuário

Se você está pensando seriamente em se tornar um designer de experiência do usuário, siga estas cinco etapas para ajudá-lo a chegar lá o mais rápido possível.

  1. Aprimore os princípios de UX

Existem alguns princípios de design que todo designer de UX precisa liderar e aprender se quiser ter sucesso em sua função.

Os princípios de design UX são coisas como hierarquia na arquitetura da informação, consistência do design na marca e acessibilidade. Há muito mais por aí, e estes são seus primeiros passos no mundo UX.

  1. Faça um curso de design UX

Estudar design UX na universidade ou por meio de um curso online é uma ótima maneira de iniciar sua carreira de design.

Existem algumas excelentes universidades e faculdades de design UX por aí; os resultados de pesquisa do Google são inundados com resultados – a maioria deles também oferece opções online.

  1. Faça um estágio ou projetos de UX

Em seguida, é hora de colocar suas habilidades à prova. É hora de cometer erros, falhar e aprender rapidamente. Esta etapa é melhor com tarefas de design freelance ou um estágio em que você recebe orientação ou suporte de gerenciamento.

Vale a pena notar que você pode fazer isso depois de terminar seus estudos ou pode fazer algo paralelamente aos seus estudos e aplicar o que aprendeu à medida que avança.

  1. Construa seu portfólio

À medida que você assume mais projetos de design e estágios, naturalmente começará a construir seu portfólio de design.

Este não é apenas um lugar para acompanhar o seu trabalho, mas é o seu currículo para um futuro emprego. Tenha em mente a experiência do gerente de contratação ao examinar seu portfólio. Eles não estão olhando apenas para sua experiência de trabalho, mas também para a apresentação geral de seu portfólio – isso fornece outro nível de percepção sobre seu talento e conhecimento de UX.

  1. Construa sua rede UX

Por fim, é hora de sair por aí. Certifique-se de seguir designers inspiradores de experiência do usuário, líderes de UX e marcas líderes nas mídias sociais. Eles costumam compartilhar artigos e coisas úteis que os designers de UX devem saber.

Ao mesmo tempo, considere construir sua presença social, apresentando seu trabalho e divulgando seu nome também. Mídia social não significa apenas Instagram, há muitas oportunidades para se conectar no Twitter, mostrar seu trabalho, compartilhar artigos e também existem algumas ótimas comunidades de design do Slack.

Sua rede online dentro da comunidade de design está a um aperto de mão de sua próxima entrevista para função de design.

Cada jornada no mundo do UX é diferente. Algumas pessoas estudam propositadamente para se tornar um designer de UX, enquanto outras lentamente começam a se inclinar para o UX depois de trabalhar em outras funções dentro do produto e do marketing. Vamos dar uma olhada em como Fabio e Hazel iniciaram sua jornada de UX.

“Há mais de 10 anos, concluí um mestrado em marketing digital, Universidad Autónoma de Barcelona, ​​terminando com uma especialização em UX.

Desde então, percebi o quanto é importante focar no design ao criar qualquer conteúdo digital. Ainda trabalho para a mesma universidade, conduzindo exercícios de UX com os alunos atuais.

Embora esse campo de UX esteja em desenvolvimento desde os anos 90, com alguns caras durões superinteligentes trabalhando nas melhores empresas da época (Apple ou IBM) – como Don Norman e Jacob Nielsen – só recentemente atingiu a grande maioria das empresas e sendo compreendido.

Depois que esse período de descoberta terminar, o caminho para um futuro em design UX será brilhante para mentes empáticas, organizadas e criativas.” —Fabio Rose, Engenheiro de UX.

“Eu mudei para o produto da produção de vídeo. Tendo trabalhado para muitas empresas de tecnologia, sempre contei histórias interessantes de produtos, mas nunca soube como poderia fazer parte da criação dos próprios produtos.

Dedicando meu tempo a algumas startups e participando de hackathons, percebi que minhas habilidades poderiam ser transferidas para o produto. Em seguida, fiz um treinamento de 10 semanas em gerenciamento de produtos na AllWomen Academy em Barcelona, ​​um curso para mulheres feito por mulheres.

Não foi apenas um ótimo curso intensivo em gerenciamento de produtos, mas também construí uma rede de contatos fantástica e agora participo regularmente de eventos interessantes. As mulheres ainda são uma minoria na tecnologia, mas fazer parte do passo na direção certa é realmente gratificante e espero passar meu aprendizado para outras pessoas no futuro.” —Hazel Watts, especialista em conteúdo UX.

Empacotando

Esteja você criando um produto digital ou apresentando um serviço, precisará de alguns designers talentosos de interface do usuário e designers de experiência do usuário em sua equipe de produto desde o primeiro dia.

Não importa o que você esteja construindo, os usuários finais são usuários humanos, e é prerrogativa dos designers liderar com essa noção em mente.

O design UX tem tudo a ver com a experiência. Se você não está construindo um produto positivo e uma experiência de marca para seus clientes, você não está construindo um negócio. Seu usuário final precisa ser seu primeiro usuário, e você pode fazer isso criando hipóteses, testando e criando produtos voltados para as pessoas desde o primeiro dia.

Espero que este artigo tenha esclarecido o mundo do design UX e o que ele pode potencialmente oferecer ao seu negócio.

Leia também: Os 5 melhores monitores para designers em 2023

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies