Como usar o Google Meu Negócio para atrair mais clientes
O Google Meu Negócio é uma listagem de empresas gratuita com vários recursos que as empresas locais podem usar para gerenciar sua presença na Pesquisa Google e no Google Maps. O Google Meu Negócio não é diferente de listagens em diretórios de negócios online, mas é encontrado diretamente nos resultados de pesquisa do Google e do Google Maps e, portanto, não requer uma visita a um site de terceiros.
Como discutiremos mais tarde, o Google Meu Negócio foi muito além de uma simples listagem de empresas e, graças a uma variedade de recursos e funções, agora é considerado uma parte essencial do SEO local.
Veja como o Google descreve o Google Meu Negócio (GMN):
“O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita e fácil de usar para empresas e organizações gerenciarem sua presença on-line no Google, incluindo Pesquisa e Maps. Para ajudar os clientes a encontrar sua empresa e para contar-lhes sua história, você pode verificar sua empresa e editar suas informações comerciais. ”
As listagens do Google Meu Negócio podem aparecer em vários lugares quando uma pesquisa local é realizada. Na próxima seção do guia, veremos como são as listagens do GMB e onde aparecem.
Onde as listagens do Google Meu Negócio aparecem on-line?
Painel de Conhecimento do Google
As informações da sua ficha do Google Meu Negócio serão exibidas no Painel de conhecimento do Google quando uma pesquisa de marca for realizada.
O Google apresenta suas informações de forma concisa e em forma de fragmento em SERPs para fornecer aos usuários um meio rápido e fácil de obter as informações de que precisam. Também dá mais visibilidade ao seu negócio.
O que é o Painel de conhecimento do Google?
O Painel de conhecimento do Google é a caixa que aparece no canto superior direito dos resultados de pesquisa do Google no desktop (e próximo ao topo no celular) quando alguém realiza uma pesquisa de marca para sua empresa (ou seja, quando pesquisa o nome de sua empresa).
O Painel de Conhecimento é o container que contém informações importantes sobre o seu negócio.
As informações exibidas podem incluir o nome, endereço e número de telefone (NAP sigla em Inglês para nome, endereço e telefone da sua empresa). Se a empresa em questão for local e tiver uma ficha do Google Meu Negócio, essas informações (além de coisas como Horário de funcionamento) serão extraídas do Google Meu Negócio.
O Painel de conhecimento do Google pode surgir para consultas que não são apenas locais. Por exemplo, se você pesquisar uma marca global como a Starbucks (sem “perto de mim” ou um local especificado), um Painel de conhecimento aparecerá com as informações obtidas de sites como Wikipiedia.
Os Painéis de conhecimento também podem aparecer para pesquisas genéricas, como “coelho”:
É aqui que você pode encontrar o perfil do Google Meu Negócio no Painel de conhecimento para uma pesquisa de marca:
Neste exemplo, pesquisei ‘Estúdio Dürer‘. Uma pesquisa pelo nome do escritório, em vez de uma pesquisa genérica ‘escritório de design’, gera o Painel de conhecimento da empresa, com todas as informações visíveis sendo extraídas de sua listagem do Google Meu Negócio.
Google Local Pack / Local Finder
O Google Meu Negócio também pode aparecer no Google Local Pack ou Google Local Finder.
O Pacote Local é o bloco de listagens de empresas que aparecem abaixo do mapa nos resultados de pesquisa. Isso é mostrado depois que um usuário realiza uma pesquisa no Google com intenção local. Inicialmente, três perfis são mostrados, mas você pode expandir para ver mais.
Por exemplo, se eu pesquisar ‘pizza, tijuca’, algo assim aparecerá:
Cada empresa listada aqui aparece apenas porque tem uma listagem do Google Meu Negócio e, como o Mapa do conhecimento, todas as informações que você pode ver aqui são retiradas da listagem do GMN da empresa.
Google Maps
O Google Maps é um serviço baseado em aplicativo e navegador para desktop ou celular usado para obter direções e descobrir empresas e locais.
A maioria dos consumidores está familiarizada com o Google Maps, provavelmente já o usando para localizar uma residência ou ponto de referência local pelo menos uma vez. No entanto, também é um lugar importante para as empresas locais ganharem visibilidade.
Esta é a aparência das listagens do Google Meu Negócio ao pesquisar no Google Maps no desktop (também conhecido como Map Pack):
Os consumidores usam o Google Meu Negócio por uma série de motivos, como:
- Para descobrir o horário de funcionamento de uma empresa
- Para obter direções para uma empresa local ou encontrar o seu endereço
- Ligar para uma empresa local sem precisar visitar o website
- Para escrever e ler comentários sobre uma empresa local
- Para ver fotos de uma empresa local e seus produtos / serviços
- Para visitar o site da empresa
- Para fazer reservas online
- Para ver os produtos e serviços disponíveis
- Para fazer e responder a perguntas sobre uma empresa local
Quem se qualifica para uma ficha do Google Meu Negócio?
Para se qualificar para uma listagem de empresas do Google, um membro da equipe deve estar disponível para interagir com seus clientes durante o horário comercial que você incluir em sua listagem.
As diretrizes do Google Meu Negócio para representar sua empresa no Google afirmam que:
As listagens no Google Meu Negócio só podem ser criadas para empresas que tenham um local físico que os clientes possam visitar ou que viajem para visitar os clientes onde eles estiverem.
Há um caso em que um local físico não é necessário. É o caso de empresas de área de serviço (SABs), como encanadores, empresas de controle de pragas, produtos de limpeza ou qualquer outro prestador de serviços que visite e trabalhe nas instalações de seus clientes. As empresas com área de serviço podem especificar a área em que atendem aos clientes. Por exemplo, um encanador pode oferecer seus serviços em um raio de 10 km.
Empresas somente on-line e empreendimentos de comércio eletrônico sem um local físico que receba os clientes não são qualificados para listagens do Google Meu Negócio, pois não atendem às diretrizes do Google.
Como configurar uma ficha do Google Meu Negócio
A configuração de uma ficha do Google Meu Negócio é gratuita e, em teoria, simples. Consiste em apenas algumas etapas, que podem ser concluídas rapidamente visitando www.google.com/business/ .
Ao configurar sua listagem, lembre-se de que algumas etapas podem variar de acordo com seu setor. Por exemplo, restaurantes serão solicitados a incluir fotos de seu menu, enquanto hotéis serão solicitados a compartilhar fotos de seus quartos e / ou instalações.
Outra vantagem de ter um perfil do Google Meu Negócio é que ele fornece acesso a insights. Esses insights vão além do Google Analytics .
Acompanhe quantos clientes procuram por você, ligam para sua empresa, pedem orientações, clicam em suas fotos e muito mais. Saber quais palavras-chave, fotos e ações são mais populares pode ajudá-lo a ajustar seu perfil – e até mesmo informar o conteúdo que você cria para a mídia social.
Os insights do Google Meu Negócio também são úteis com o Google Ads. Com uma conta do Google Business, você pode usar extensões locais em seus anúncios. Essas extensões exibem anúncios com detalhes de localização clicáveis. Combine esse recurso com insights para aumentar o engajamento e reduzir o custo por clique.
Tirar o máximo proveito do Google Meu Negócio é uma obrigação para qualquer empresa nas redes sociais, mas é especialmente importante para as pequenas empresas.
Por que o Google Meu Negócio é importante?
O Google Meu Negócio oferece muitos benefícios, tanto para o comerciante quanto para quem pesquisa.
Veremos agora os benefícios do Google Meu Negócio no contexto do consumidor, seu impacto nas classificações de pesquisa local e pesquisas sem clique.
Sete maneiras que o Google Meu Negócio beneficia os consumidores. As listagens do Google Meu Negócio atualizadas e precisas ajudam os consumidores de várias maneiras.
1 – Facilitando para os pesquisadores a fonte de informações importantes
Ter um perfil do GMN torna muito mais fácil para os consumidores localizar informações como o número de telefone, endereço ou políticas de saúde e segurança de uma empresa.
Quantas vezes você já teve vontade de telefonar e fazer uma pergunta ou verificar as medidas de higiene de uma empresa antes de visitá-la?
Com todas essas informações facilmente localizáveis na lista do GMN de uma empresa, os pesquisadores podem continuar com as coisas importantes, como descobrir se uma empresa é realmente adequada para suas necessidades.
2 – Comparação rápida e fácil de empresas locais em um só lugar
Encontrar e alternar entre sites de várias empresas pode ser uma verdadeira dor de cabeça para os pesquisadores. Com o Google Meu Negócio, é fácil comparar e contrastar as ofertas das empresas mexendo nas listagens.
Olhando para o exemplo acima, fica claro quanta informação um usuário pode obter rápida e facilmente apenas folheando um punhado de listagens no Google Maps.
Isso torna a jornada do pesquisador muito mais fácil e significa que eles podem tomar uma decisão muito mais rapidamente.
Portanto, se você tiver classificações locais altas, oferecer serviços relevantes e fornecer ao usuário informações suficientes, poderá conquistar um novo cliente rapidamente.
3 – Os pesquisadores podem facilmente verificar fotos, comentários e ofertas de empresas próximas.
Por meio de fotos e postagens, as empresas podem mostrar suas ofertas, sua marca e até mesmo sua personalidade.
Com tanta informação disponível, esses são os recursos aos quais os pesquisadores provavelmente estarão prestando atenção.
Saber a aparência de um bar ou de uma hamburgueria (ele tem ar condicionado) se a área de estar externa é agradável? Qual é o espaço da área do bar? Há espaço para muitas pessoas? Pode ajudar a informar os pesquisadores rapidamente. Ter a opção de ler comentários relevantes ajudará o pesquisador a entender se sua empresa oferece o que ele precisa.
Recursos como esse podem ser decisivos em mercados saturados, onde os consumidores muitas vezes se sentem sobrecarregados e oprimidos pela escolha. Seus clientes em potencial ficarão gratos por você ter economizado tempo e energia preciosos, fornecendo-lhes todas as informações de que precisam para tomar uma decisão.
Isso também pode economizar tempo para seus negócios. Afinal, os pesquisadores não precisam mais ligar e fazer essas perguntas porque as respostas são imediatamente visíveis ali mesmo, no seu perfil do GMN.
Da mesma forma, o conteúdo da revisão pode fornecer respostas a esses tipos de perguntas.
Isso tudo significa que quando o usuário faz contato com o seu negócio ou visitá-lo na loja, eles estão ainda mais preparado para investir em seu produto ou serviço.
4 – É fácil fazer reservas e compromissos no Google Meu Negócio
Com o recurso Agendar um compromisso , o Google Meu Negócio torna acessível para os consumidores obterem o que precisam em sua ficha. No caso de salões de beleza, SPAS, dentistas ou outros setores de agendamento de consultas, essa pode ser uma função extremamente útil que economiza tempo tanto do pesquisador quanto do negócio.
Simplificar a jornada do cliente por meio de ferramentas como essa só levará a clientes mais felizes, o que, por sua vez, deve significar negócios mais felizes.
5 – Os usuários do Google Maps podem seguir e fazer listas de suas empresas locais favoritas
Você pensou que o Google+ estava morto? Bem, o Google ainda não acabou de jogar no espaço social e comunitário. Até o Google Maps tem uma função social!
Os usuários podem seguir os negócios de que gostam e criar uma lista de seus favoritos. Isso torna mais fácil para os usuários acompanhar suas lojas locais favoritas e apoiá-las também.
Quando um usuário do Maps opta por seguir uma empresa, ele é notificado sobre ofertas, eventos, postagens e alterações no horário de funcionamento. Novamente, isso economiza tempo e torna a jornada do usuário muito mais fácil.
Além disso, esse elemento do Google Meu Negócio permite que os clientes se sintam ainda mais conectados com as empresas, o que é vital na era dos gigantes do comércio eletrônico como a Amazon.
6 – As “justificativas” tornam mais fácil para os pesquisadores verem o quão relevante uma empresa é para sua pesquisa
O Google Meu Negócio simplificou a pesquisa de empresas relevantes nas proximidades. Graças ao algoritmo local em constante evolução, o Google (geralmente) faz um ótimo trabalho em encontrar os negócios certos para as consultas de pesquisa dos usuários.
Como resultado, é fácil encontrar o negócio certo.
Veja o que acontece quando procuro por algo de nicho, como um produto específico:
O Google Maps retorna negócios relevantes e destaca o conteúdo que posso achar útil para ajudar em minha pesquisa.
Sob o título ‘Relacionado à sua pesquisa’, o Google retornou um conteúdo de perguntas e respostas que considera relevante, destacando palavras-chave em resposta a consultas sobre o PS5.
Isso é algo que o Google faz com frequência, a fim de fornecer resultados mais relevantes.
Se eu pesquisar comida caseira, o Google retornará resultados onde essa frase foi mencionada em avaliações ou mesmo no site da empresa (no caso Delícias Nobre, abaixo). Esta função às vezes é chamada de ‘Justificações’.
7 – Oferece aos consumidores maneiras de fornecer feedback e melhorar os negócios locais
O Google Meu Negócio permite que os usuários do Google Maps forneçam seus próprios comentários sobre empresas por meio do aplicativo e validem as opiniões de outras pessoas, garantindo uma imagem mais precisa da empresa.
Por meio de recursos focados no usuário, como ‘Sugerir uma edição’ ou ‘Fornecer feedback’, o Google garante que todas as informações encontradas nos perfis do GMN sejam as mais atualizadas possível.
Características crowdsourced (obter informações ou contribuições para uma tarefa ou projeto específico) contratando os serviços de um grande número de pessoas, pagas ou não, normalmente pela Internet como
Q & A(As perguntas e respostas do Google permitem que os pesquisadores façam e respondam às perguntas uns dos outros sobre uma empresa, ali mesmo, no perfil público do Google Meu Negócio), comentários, e até mesmo fotos também ajudam a fornecer uma imagem fiel dos negócios no GMN.
Tudo isso contribui para simplificar e refinar o processo de busca e localização do negócio local relevante para a busca do usuário.
O Google Meu Negócio é o principal fator de classificação local
Agora que estabelecemos e entendemos por que o Google Meu Negócio é útil para os pesquisadores, vamos examinar os benefícios do Google Meu Negócio para as empresas locais.
De acordo com uma pesquisa de uma grande empresa do setor muito respeitada, o Google Meu Negócio é o principal fator de classificação local. O que isso significa? Isso significa que o Google Meu Negócio tem o maior impacto sobre onde sua empresa aparece nos resultados de pesquisas de empresas locais.
O Google Meu Negócio não é apenas um fator de classificação conhecido, mas as otimizações do GMN são elogiadas por especialistas locais em SEO como uma das maneiras mais eficazes de aumentar a visibilidade no Pacote de empresas local.
Tirar o máximo proveito do Google Meu Negócio pode ser um diferencial competitivo e fazer com que as empresas tenham uma classificação mais elevada para termos de pesquisa locais relevantes.
Portanto, as empresas que não têm listagens do Google Meu Negócio terão pouca ou nenhuma chance de serem encontradas ou escolhidas on-line: você precisa estar nisso para ganhar.
O Google Meu Negócio é necessário em um mundo de pesquisas sem cliques.
À medida que as pesquisas sem cliques se tornam cada vez mais predominantes, é essencial ter um meio de representar sua empresa nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa (SERPs). Sem uma ficha do Google Meu Negócio, você pode perder a chance de converter clientes no estágio inicial.
O que é uma pesquisa de zero clique?
A experiência de pesquisa sem clique significa que mais ações, como conversões para venda, estão ocorrendo nos resultados da pesquisa do que nunca. Em vez de precisar visitar o site de uma empresa, os pesquisadores podem encontrar o que precisam diretamente na página de resultados do mecanismo de pesquisa, por exemplo, em uma listagem do Google Meu Negócio.
Os perfis do Google Meu Negócio apresentam uma infinidade de funções, incluindo links que facilitam ligar para a empresa, obter rotas e até mesmo agendar compromissos. Dessa forma, o GMN torna ainda mais fácil para os pesquisadores conhecerem as empresas locais de suas necessidades, sem visitar o site da empresa.
Se após a leitura de guia completo você acredita que ainda precisa de ajuda de um especialista, entre em contato conosco e marque uma consultoria e faça do Google Meu Negócio uma ferramenta gratuita de captação de novos clientes.