Todo mundo sabe o que é um logotipo. É esse formato que as empresas usam para representar sua empresa; como o swoosh da Nike, os arcos amarelos do mcdonald’s (M) ou a sereia verde da Starbucks. Mas o que é marca exatamente? A marca é uma perspectiva mais global de como seus clientes experimentam sua empresa. Embora um logotipo seja apenas uma pequena marca simples, uma marca inclui todos os pontos de contato que seus clientes têm com sua empresa.
Vamos usar a Nike como exemplo e considerar as diferenças entre um logotipo e uma marca.
O logotipo da Nike é o swoosh. É uma forma simples, limpa e agradável, que representa movimento e velocidade. O nome Nike é derivado da deusa Grega alada da vitória.
É muito bom, mas é apenas uma marca – uma forma simples.
A marca da Nike inclui seus comerciais, recomendações de celebridades esportivas, embalagem de produtos, design de lojas, colocação de produtos na TV e no cinema, patrocínios, gráficos na loja, tags que são as etiquetas de pendurar, a música em seus vídeos, o design de seu site, anúncios impressos, fotografia, tecnologia de produtos e assim por diante… É todo ponto de contato que você tem com a Nike.
Então porquê isso importa? Porquê devo me importar que minha empresa faça branding e não apenas o design de um logotipo? Eis o por que: seus clientes não experimentam sua empresa na forma de um logotipo flutuando para eles em um vazio branco como o Matrix. Eles experimentam sua marca através de seu site ou embalagem de produtos ou comerciais. É importante que a empresa de design que está trabalhando no seu logotipo entenda que ele é apenas uma pequena parte de uma grande compilação de elementos.
Infelizmente, é assim que muitos empresários pensam que um bom design de logotipo funciona.
Etapa 1. Um cliente em potencial vê um logotipo.
Etapa 2. Se o logotipo for ‘bom’, eles terão uma reação emocional e cerebral. Eles sabem instantaneamente o que a empresa vende e sabem que é incrível!
Etapa 3. Eles decidem comprar o produto ou serviço.
Naturalmente, se é assim que muitos empresários pensam que a marca funciona, eles esperam ter uma forte reação emocional positiva ao ver uma nova ideia e conceito de logotipo para sua empresa. Mas eles não. Quase todos os empresários ao verem um novo design de logotipo para sua empresa NÃO apresentam uma forte reação emocional. E como não o fazem, eles assumem que o design do logotipo é ruim. Afinal, eles têm uma forte reação emocional positiva ao logotipo da Nike! É isso que o torna um bom logotipo. Certo? Errado!
Então, se o logotipo em si não desencadeia uma reação emocional positiva, por que diabos eu fico tão animado quando vejo o logotipo da Nike? Veja como realmente funciona:
Etapa 1. Um cliente em potencial vê um logotipo.
Etapa 2. Se o logotipo lhes é familiar (como o swoosh da Nike), eles lembram instantaneamente todas as experiências que tiveram com a marca – os comerciais, sua experiência com os produtos da Nike, vendo seu vizinho descolado vestindo roupas da Nike, ou a embalagem, a maneira como seus amigos falam sobre a marca, o endosso de celebridades etc.
Etapa 3. Essas memórias desencadeiam a resposta emocional e intelectual. Sim! Eu conheço essa empresa! Conheço os produtos deles e eles são INCRÍVEIS!
Etapa 4. Eles decidem comprar o último modelo de tênis da Nike.
Como você pode ver, o logotipo é apenas um risco um elemento visual para o cérebro para recordar suas experiências interagindo com a empresa (também conhecida como ‘marca’!). A memória da experiência da marca é o que desencadeia a reação emocional!
Então, voltemos ao proprietário da empresa e ao novo logotipo. É assim que a experiência deles fica ao olhar para o novo logotipo.
Etapa 1. Um cliente em potencial vê seu novo design de logotipo.
Etapa 2. Eles não têm memórias vinculadas à nova marca.
Etapa 3. Como eles não têm lembranças, eles não se sentem “excitados” ou iluminados de forma alguma.
Etapa 4. Eles demitem o designer.
Agora, deixe-me esclarecer uma coisa. Não quero sugerir que todos os empresários odeiem instantaneamente o design do logotipo e demitam seus designers. Mas esse é certamente um desafio que os designers enfrentam ao trabalhar com empresários – particularmente aqueles que têm marcas bem estabelecidas. Empresas com marcas bem estabelecidas têm muitos anos de experiência com seu logotipo – criando fortes ligações emocionais. Esperamos que esse conhecimento o ajude a entender por que você ainda está agarrado ao seu logotipo antigo e não está atualizando para um novo e melhor.
“Bem, está tudo bem entendido, mas por que você está nos dizendo tudo isso?” Eu posso imaginar você pensando. Eu só quero fazer uma distinção clara entre ‘design de logotipo’ e ‘branding’. O que uma empresa de design também pode fazer por seus clientes é ‘ branding ‘. Considerar todos os aspectos do que constitui uma marca e integrá-los isso ao processo de design de um logotipo. Então, sim, no final do projeto você terá:
- Logotipo
- Fontes
- Esquema de cores
- Guia de estilo da marca
Esses são todos os elementos fundamentais que você precisa para sua marca. Porém, durante o processo, você descobrirá que também podem ser considerados outros aspectos da sua marca.
Isso é exclusivo para cada projeto, mas pode incluir coisas como: etiquetas de pendurar (tags), sinalização, website, vestuário, tipo e papelaria, uniformes, outdoors, embalagens de produtos etc.
Esse processo de design é um pouco diferente do que a grande maioria das outras empresas leva e pode até ser confuso a princípio para os próprios clientes. Nas primeiras etapas, eles podem perguntar: “Ei! Onde está o logotipo? ”Invariavelmente, eles entendem o que estamos fazendo e, no final, têm uma solução muito mais bem pensada para a empresa. Eles têm mais do que um logotipo, eles têm uma marca!
Última dúvida. Por que a maioria dos estúdios de design chama o serviço de ‘Design de logotipo’ se o que você realmente faz e faz diferença é ‘Branding’? ”Bem, a resposta para isso é simples.
A maioria dos empresários pesquisa no Google o termo “design de logotipo” muito mais do que “marca” ou “Branding”. Então, naturalmente, para que os design estúdios e designers sejam encontrados nas pesquisas na web, eles otimizam o termo para que as pessoas que pesquisam mais no Google por exemplo os encontrem com mais facilidade. Ao se comunicar com os clientes, é importante manter uma perspectiva centrada no cliente oferecer aquilo que ele procura e em seguida fazer a distinção entre uma coisa e outra.
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