10 Dicas para projetar a comunicação visual da sua loja

por webmaster

Um letreiro na vitrine é um componente essencial de marketing para qualquer loja de varejo. É uma forma para você se comunicar visualmente e orientar clientes potenciais para seus negócios. A maioria dos letreiros de varejo contém detalhes como o nome da loja, os produtos ou serviços oferecidos, o horário de funcionamento e até mesmo ofertas com desconto. Ainda assim, adquirir uma comunicação visual bem projetada e persuasiva para que sua loja atraia transeuntes pode ser um desafio. Este artigo destacará algumas dicas e diretrizes úteis para obter uma sinalização convincente:

1 – Elementos gráficos de sinalização

Ter um ícone ou símbolo em sua sinalização é mais apelativo do que o uso apenas de palavras. Você precisa escolher os melhores elementos gráficos, que devem conter o contexto correto de seu negócio para transmitir a mensagem necessária. Você pode usar uma exibição de seu produto, como o logotipo de sua empresa ou um símbolo de seus produtos. Por exemplo, você pode usar as palavras loja automotiva e um sinal de pneu e chave inglesa. Se você não tiver certeza dos elementos gráficos a serem usados para sinalização de sua loja, o melhor que você pode fazer é buscar a assistência de um especialista em letreiros e comunicação visual de lojas. Os especialistas em letreiros e comunicação visual têm a experiência necessária para elaborar projetos atraentes para diferentes frentes de lojas.

2 – O tamanho do letreiro

Ao escolher o tamanho de sua sinalização, você precisa considerar a capacidade de atenção e visibilidade das pessoas. O letreiro deve ser curto e claro para captar a atenção de seus clientes-alvo e oferecer uma experiência de leitura simples. Além disso, o letreiro precisa ser perceptível à distância para ajudar os clientes que procuram seus produtos. A sinalização não precisa ser extremamente grande, apenas um tamanho que seja visível do outro lado da rua.

fachada de loja

3 – Deve apelar para os clientes

O apelo da sinalização é um dos aspectos vitais para atrair clientes. Seria melhor se você tivesse uma placa com a mensagem certa para captar a atenção do cliente potencial. Pode ser tão simples quanto um design chique para compradores do sexo feminino ou detalhes coloridos para crianças. Você também pode incluir palavras de isca como ‘negócio’, ‘venda’ ou ‘grátis’ em seu letreiro e sua comunicação visual. Caso você use uma palavra “isca”, certifique-se de que a oferta seja real para evitar estragar a reputação de sua loja.

4 – Use as fontes e sinais corretos

O objetivo geral de uma sinalização é atrair mais clientes. Para que isso aconteça, é preciso ter em mente a preferência do cliente ao projetar o letreiro ou a comunicação visual da vitrine. Alguns símbolos e fontes podem ser atraentes para você, mas aparecem como estranhos ou ofensivos para os compradores. Portanto, é aconselhável usar uma fonte legível e símbolos relevantes em sua sinalização de varejo.

5 – Teste a comunicação visual antes

Quando você monta uma vitrine, é crucial monitorar sua eficácia verificando as pistas que ela gera. Você pode pedir a um de seus funcionários para avaliar a reação dos transeuntes quando lerem a sinalização, como reagem as imagens e textos. Se mais pessoas parecerem desinteressadas e se afastarem, então você pode precisar mudar a sinalização. Por outro lado, se mais transeuntes entrarem em sua loja, então você pode manter sua comunicação visual de varejo.

Uma das maneiras de impulsionar as vendas é fazer com que os clientes passem mais tempo na loja. Como resultado, eles estão mais conectados à oferta e a oportunidade de compra aumenta. Portanto, é importante garantir que seu local seja agradável, cause uma boa impressão e atenda às expectativas dos consumidores que buscam qualidade.

A seguir, destacaremos alguns pontos que você deve estar sempre atento para manter o visual do espaço interno do seu negócio.

É muito importante e atrair a atenção do seu público de forma positiva. Algum deles ainda está fora do seu radar e merece mais atenção? Leia para ver!

1 – Organize o Espaço Livre

O primeiro passo para conseguir um visual interessante para sua loja é considerar o espaço disponível e dividir mentalmente o ambiente.

Defina onde você pretende colocar cada item antes de atribuir elementos. A composição pode parecer simples, mas muitos comerciantes preenchem o espaço da loja com itens disponíveis sem nenhum planejamento. Como resultado, prateleiras e expositores podem ficar superlotados – o que pode criar uma sensação de desordem – ou “vazios” – fazendo com que os itens exibidos pareçam “sobras”.

2 – Preste atenção à conveniência

Por exemplo, em uma loja de roupas, os consumidores costumam ser acompanhados por alguém que não vai às compras, mas passará algum tempo lá. Pense no conforto e comodidade dessas pessoas e, se possível, planeje um espaço para elas. Com isso, os consumidores podem olhar e experimentar os produtos com maior facilidade – o que é muito importante para eles realizarem uma compra.

3 – Escolha sua cor

A decoração da sua loja precisa estar alinhada com o público que você deseja alcançar. A escolha da cor é uma parte importante do processo, pois interfere muito no tipo de ambiente que se deseja criar. Por exemplo, se seus produtos e serviços são voltados para crianças, cores mais vivas são as melhores. No entanto, se você está oferecendo um produto conhecido por ser sofisticado, o ideal é ir em uma cor mais modesta, como tons de terra, preto ou algumas aplicações de ouro e prata.

Outra forma de conseguir um visual mais equilibrado é definir cores para compor a comunicação visual da sua marca. Para fazer essa escolha, é divertido contar com o apoio de designers que o ajudarão a identificar as cores que dominam suas comunicações e formam a base da linguagem visual da sua empresa.

4 – Promover a circulação

Na primeira dica, dissemos que é importante considerar o espaço disponível antes de preenchê-lo com prateleiras, balcões, gôndolas, etc.

Nesse ponto, era importante projetar a distribuição dos elementos para que o público pudesse circular com facilidade pela loja e evitar acidentes.

Use móveis não protegidos sempre que possível. Isso também permite maior flexibilidade quando mudanças de layout precisam ser feitas.

comunicacao visual interna

5 – Exiba os produtos estrategicamente

Quais produtos você gostaria de receber mais atenção? Estes devem ser sempre expostos na prateleira ao nível dos olhos. Coloque o mais pesado na prateleira de baixo e o mais leve na prateleira de cima – outra forma de evitar acidentes.

As prateleiras e vitrines da sua loja têm tamanhos diferentes? Toma-se o cuidado de escolher o produto mais adequado para cada móvel para proporcionar um visual agradável e organizado. Lembre-se: sua decoração deve ser divertida, mas é o produto que chama mais atenção.

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