15 principais penalidades do Google e como corrigi-las

por webmaster

As penalidades do Google são extremamente desagradáveis ​​para os proprietários de sites, especialmente aqueles que dependem da busca orgânica para obter renda. Este guia resume todos os principais motivos para penalidades algorítmicas e manuais do Google, fornece dicas de recuperação e medidas de prevenção.

Quais são as penalidades do Google?

As penalidades do Google são sanções que o Google impõe a sites por más práticas de SEO. Eles levam a classificações orgânicas e visibilidade online mais baixas ou até mesmo à remoção total das páginas de um site dos resultados de pesquisa (ou SERPs). As penalidades do Google podem ser aplicadas no nível de uma consulta separada (um monte de consultas), uma URL separada (várias URLs, diretório inteiro, subdomínio etc.) ou em todo o site.

As penalidades do Google podem ser classificadas nos seguintes tipos:

  • Penalidades manuais – impostas por funcionários do Google e exigem um pedido de correção e reconsideração.
  • Penalidades algorítmicas – exigem uma correção que levará a uma melhoria automática quando o Googlebot revisitar suas páginas; as penalidades algorítmicas mais notórias estavam acontecendo devido às atualizações do Penguin, Panda, Interstitials Intrusivos e Experiência de Página.

Pelo escopo do impacto, as penalidades do Google são divididas em:

  • Downranking – essas penalidades resultam em quedas de classificação e perda de tráfego do site para todas as consultas nas páginas afetadas.
  • Exclusão – todos os URLs são removidos do índice do Google, que você pode verificar executando um site: search; não haverá nenhum de seus URLs nos resultados da pesquisa.

O Google monitora a qualidade da pesquisa com a ajuda de algoritmos e avaliadores de qualidade humana. Além disso, existe uma ferramenta para qualquer pessoa denunciar conteúdo malicioso , phishing, links pagos ou conteúdo com spam.

Se por acaso você fizer algum SEO de chapéu preto ou chapéu cinza e for penalizado, é urgente corrigir o problema. Mesmo que apenas uma parte de suas páginas tenha sido afetada, a autoridade geral do domínio diminuirá e será difícil classificar o restante das consultas.

No entanto, mesmo depois de remover o conteúdo ou links que levaram a uma sanção do Google, isso não garante que todos os seus rankings serão restaurados ao nível anterior à penalidade. Portanto, é melhor prevenir do que remediar – confira porque as penalidades do Google podem ocorrer e evite-as.

Como saber se seu site é penalizado pelo Google?

Detectar penalidades manuais é muito simples: marque a caixa Ações manuais no Google Search Console. Em um site saudável, você verá uma declaração dizendo que está tudo bem. Para saber se houve algum aviso penal no passado, você pode revisar as mensagens sob o ícone de sino no canto superior direito.

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Azar, e você verá o aviso penal vermelho informando quais problemas foram detectados.

penalidades do Google

Como costuma acontecer com ações manuais, os SEOs sabem a quem culpar. O problema pode ocorrer devido a links pagos, preenchimento de palavras-chave, conteúdo gerado automaticamente – qualquer coisa que tenha sido adicionada às páginas de propósito para manipular classificações.

Para detectar penalidades parciais ou algorítmicas (para as quais nenhuma notificação é entregue), você precisa observar as classificações regularmente. Vamos ver como configurar o rastreamento regular para observar anomalias no Rank Tracker (observe que você precisará de uma licença Professional ou Enterprise).

Esta etapa requer Rastreador de Classificação. Você pode baixá-lo agora gratuitamente.

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Etapa 1. Inicie a ferramenta e adicione a URL do seu site para criar um projeto.

Etapa 2. Adicione suas palavras-chave de destino ao Rastreamento de classificação e mapeie os URLs de classificação como páginas de destino.

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Etapa 3. Ative Gravando o histórico de SERP para registrar os 30 principais resultados com cada verificação de classificação.

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Etapa 4. Além disso, você pode acompanhar as classificações de seus principais concorrentes para as palavras-chave de destino. Dessa forma, você pode ver rapidamente se o impacto na classificação ocorre no setor ou ocorre apenas em seu site.

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Etapa 5. Adicione uma tarefa automática para verificar as classificações regularmente. A ferramenta ficará em modo de espera e verificará as classificações no piloto automático na data definida.

O rastreamento de classificação fornecerá um conjunto de dados suficiente para diagnosticar as penalidades do Google. 

Na ferramenta de rastreamento, examine se há uma queda acentuada nas classificações de suas palavras-chave de destino.

Em caso afirmativo, compare-os com seus concorrentes mais próximos para verificar se eles estão passando pelo mesmo.

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Além disso, confira o gráfico de flutuação nos detalhes da SERP. Quando você percebe alta volatilidade nos resultados de busca, muito provavelmente, o Google está atualizando algo em seus algoritmos.

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A menos que seja uma grande atualização do Google, audite seu site  para identificar prováveis ​​problemas técnicos que possam estar afetando seu desempenho.

Quanto tempo levará para se recuperar de uma penalidade do Google?

A recuperação de uma penalidade manual depende de cada caso em particular, sua dificuldade e tipos de correções a serem feitas. Pode levar de algumas semanas a vários meses para que um site se recupere.

O aviso penal no Console geralmente dá uma dica sobre quais são os problemas e de que maneira eles violam os  Fundamentos de pesquisa do Google (anteriormente Diretrizes para webmasters). No entanto, os especialistas em SEO precisam primeiro de tempo para investigá-los em detalhes.

Em seguida, eles enviam uma solicitação para revisar as sanções no Search Console. E levará tempo para o Google considerar a solicitação, por isso é melhor simplificá-la. Uma boa pedida:

  • Explica os problemas com precisão
  • Descreve as etapas que você executou para corrigi-los
  • Mostra os resultados de seus esforços

Em seguida, o Console mostrará a mensagem de status da revisão para informar se sua solicitação foi considerada e a penalidade foi revogada.

A maioria das solicitações enviadas ao Google são aprovadas ou rejeitadas. Às vezes, a mensagem diz que a solicitação está sendo processada e a penalidade permanece por algumas outras violações que ainda não foram corrigidas.

Com penalidades algorítmicas, as coisas são menos claras porque às vezes é difícil identificar quando uma penalidade específica está em ação. Você primeiro precisará auditar seu site e conteúdo para descobrir as causas.

As atualizações do Google geralmente causam problemas de classificação. Quando suas classificações não retornam em pouco tempo após uma atualização, provavelmente é uma penalidade algorítmica aplicada a um determinado problema no site.

Como John Mueller disse no horário de expediente do Google SEO:

“Geralmente, é uma boa ideia limpar conteúdo de baixa qualidade ou spam que você possa ter criado no passado. Para ações algorítmicas, podemos levar vários meses para reavaliar seu site novamente para determinar se ele não é mais spam.”

João Mueller

De acordo com o Google, se um site perdeu classificações após uma atualização principal, isso pode estar relacionado a problemas do EEAT. Ou seja, o site geralmente carece de autoridade, conhecimento, confiança ou experiência. E pode levar meses para estabelecer esses sinais.

Penalidades do Google e dicas de recuperação

Vamos dar uma olhada em quais práticas ruins podem resultar em uma penalidade do Google e porque você deve evitá-las.

  1. Preenchimento de palavras-chave

O preenchimento de palavras-chave é uma tática de SEO desatualizada de inserir muitas palavras-chave para classificar uma página artificialmente. Frases-chave recheadas geralmente aparecem em uma página de maneira não natural ou fora de contexto, às vezes na forma de listagens, e esse é um fator de classificação de SEO negativo confirmado.

Exemplo de preenchimento de palavras-chave conforme detectado pelo Editor de conteúdo

O preenchimento de palavras-chave geralmente vem junto com técnicas de SEO enganosas, como camuflagem, rotação de conteúdo e assim por diante, que são uma maneira infalível de sanções.

O conserto

O algoritmo Panda penaliza o conteúdo superotimizado e, em vez de classificar uma página recheada, fará exatamente o oposto. Quando você souber que não há técnicas de chapéu preto implementadas em suas páginas, analise cuidadosamente seu conteúdo. Você pode obter ajuda do Editor de conteúdo para criar páginas otimizadas adequadamente.

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  • Use a palavra-chave de destino apenas uma vez no título, nas tags H1 e nas tags de meta descrição.
  • Use as ferramentas Perguntas relacionadas, as pessoas também perguntam e Preenchimento automático para encontrar mais ideias e expandir seu artigo.
  • Distribua suas palavras-chave uniformemente pelo texto e encaixe-as no contexto.
  • Use sinônimos, palavras-chave de cauda longa e termos reformulados para substituir as palavras-chave de correspondência exata.
  • Formate seu texto corretamente com títulos e parágrafos; remova o uso excessivo de negrito, itálico etc.
  1. Conteúdo leve

Thin content é aquele que dá pouco ou nenhum valor ao usuário. Não é um problema ter algumas páginas de baixa qualidade. Mas se um site tiver muitas páginas que não são úteis para os visitantes, os algoritmos afetarão suas classificações.

As razões para o conteúdo fino podem ser diferentes. Por exemplo, um site é gerado às pressas com a ajuda de ferramentas automáticas. Mais um exemplo é um site de comércio eletrônico com páginas de produtos finas sem descrições de itens. Sites ou blogs afiliados também podem parecer conteúdo fino quando não possuem sinais EEAT. 

O conserto

Primeiro, identifique as páginas com conteúdo fino. A maneira mais fácil é encontrar páginas com baixa contagem de palavras, o que pode significar que as páginas agregam pouco valor aos usuários.

No WebSite Auditor, no módulo Site Audit, filtre todas as páginas por contagem de palavras e examine aquelas com o menor número de palavras. Na verdade, não existe uma faixa rígida para uma contagem de palavras ideal: depende do tipo de página e do objetivo para o qual ela foi criada.

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Em segundo lugar, encontre postagens de blog mal escritas que não agregam valor. Por exemplo, no Google Analytics, procure páginas que não tragam tráfego orgânico ou obtenham as maiores taxas de rejeição.

Reescreva as páginas afetadas para criar uma postagem detalhada que atenda à intenção de pesquisa de seus visitantes. Siga o conselho de otimização da seção Auditoria de conteúdo.

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Auditoria de conteúdo com dicas on-page das melhores práticas e comparação das 10 principais páginas de classificação

Você também pode usar o Editor de conteúdo aqui para encontrar tópicos populares relacionados e perguntas frequentes que adicionam mais informações ao seu tópico. Entre outras coisas, esta ferramenta mostra a contagem mínima e máxima de palavras nas melhores páginas de classificação para sua consulta de destino.

 

  1. Sites afiliados finos

O problema dos sites afiliados é que, às vezes, eles são apenas cópias do site do comerciante, sem agregar valor aos usuários. O mecanismo de pesquisa, encontrando sites com modelos semelhantes, agrupa-os e classifica o principal do grupo.

O conserto

Se você estiver fazendo marketing de afiliados, siga as melhores práticas:

  • Forneça descrições completas dos produtos e descreva sua experiência única para cobrir o assunto em profundidade.
  • Adicione prós e contras (e, a propósito, eles podem ser implementados agora com os dados estruturados).
  • Adicione capturas de tela e vídeos de alta qualidade complementando suas informações.
  • Desenvolva autoridade tópica, ou seja, cubra tópicos mais relevantes para desenvolver sua expertise.
  • Use o Rank Tracker para encontrar mais palavras-chave relacionadas de alto volume e perguntas populares que as pessoas fazem junto com sua consulta principal.
  • Crie links de qualidade de fontes confiáveis.
  1. Conteúdo duplicado

Pode ser uma surpresa, mas não há penalidade para conteúdo duplicado como tal, “pelo menos, não da maneira que a maioria das pessoas quer dizer quando diz isso”, diz o Google .

Todo o problema com as duplicações é desperdiçar o orçamento de rastreamento do site. Os bots de pesquisa podem ficar confusos sobre qual URL apresentar ao usuário. Dessa forma, páginas desnecessárias aparecem nas buscas, os visitantes ficam chateados e, consequentemente, o ranking e o tráfego do seu site são prejudicados.

As coisas são bastante simples com duplicações externas. O Google penaliza o conteúdo copiado ou distribuído idêntico a todo o site original.

“A única vez que teríamos algo como uma penalidade ou uma ação algorítmica ou manual é quando todo o site é puramente conteúdo duplicado… se for um site que está raspando outros sites, por exemplo.”

João Mueller

Portanto, para evitar penalidades por duplicação, fique atento aos casos em que alguém cria uma cópia do seu site em algum lugar da web. Quanto ao resto, mantenha seu site sem duplicatas seguindo as melhores práticas.

O conserto

Para prevenção de duplicação em todo o site que não causará uma penalidade manual, mas pode afetar sua classificação, certifique-se de que:

  • A versão canônica do domínio está configurada (versões www ou não www). Você pode verificar a configuração no módulo Site Audit no Website Auditor .
  • Seu CMS não deve gerar duplicatas automaticamente; consulte a Auditoria do site para detectar URLs duplicados e eliminá-los, se houver.
  • Implemente variantes de região de idioma de suas páginas com a ajuda da ferramenta geradora hreflang no WebSite Auditor.
  • Cuide de sua paginação e páginas de busca interna (aqui está um post sobre as melhores práticas de paginação).
  • Para sites de comércio eletrônico , implemente uma estrutura de site adequada e otimize as páginas de produtos.
  • No caso de problemas externos de conteúdo quase duplicado, os proprietários de sites devem trabalhar para melhorar os sinais EEAT de seus sites e aumentar o reconhecimento da marca .
  • Em caso de pirataria, você pode enviar um relatório de violação de direitos autorais ao Google.
  1. Conteúdo gerado automaticamente com spam

O conteúdo gerado automaticamente com spam é o conteúdo que foi gerado de forma programática e carece de coerência ou agrega pouco valor para os usuários. Esse conteúdo é criado com o único propósito de manipular as classificações de pesquisa, não é de admirar que o Google tenha se esforçado muito para eliminar o spam das SERPs .

Exemplos de conteúdo gerado automaticamente com spam que podem ser penalizados incluem:

  • Texto gerado a partir de feeds ou resultados de pesquisa
  • Sem sentido contendo palavras-chave de pesquisa distribuídas esporadicamente
  • Texto traduzido automaticamente sem revisão humana
  • Texto gerado automaticamente desconsiderando a qualidade ou a experiência do usuário
  • Texto gerado por sinônimos, paráfrases ou ofuscação automatizados
  • Costurar ou mesclar conteúdo de diferentes páginas da Web sem agregar valor

A história com conteúdo gerado automaticamente ganhou uma reviravolta interessante após a chegada da tecnologia GPT-3 e Open AI. Esta ferramenta pode gerar textos impressionantes que parecem muito próximos do conteúdo escrito por humanos. Mas isso garante que esse conteúdo gerado automaticamente não seja tratado como spam?

Existem dois problemas aqui. Primeiro, é duvidoso até agora que possamos confiar na precisão do conteúdo gerado por IA . A questão é se os editores de sites que recorrem à geração de conteúdo de IA prestarão a devida atenção à verificação (especialmente no que diz respeito a fatos recentes, tendências emergentes, notícias ou qualquer coisa sobre o que a IA ainda não “sabe” com certeza).

E segundo, com ferramentas de IA, a quantidade de conteúdo pode crescer exponencialmente. Portanto, exigirá muito mais capacidade para processá-lo, e o Google enfrentará o desafio.

O conserto

Se você tiver muito conteúdo gerado automaticamente que resultou em uma penalidade do Google, existem várias etapas para lidar com isso:

  • Restrinja a indexação dessas páginas adicionando a tag noindex e remova-as do mapa do site.
  • Ajude o Google a se concentrar em páginas de alta qualidade: elimine seu conteúdo para mesclar e remover páginas de baixa qualidade.
  • Edite e revise sua cópia para garantir uma boa qualidade. Use assistentes de redação de conteúdo , como Grammarly para verificação ortográfica e Editor de conteúdo para otimização na página.
  • Lembre-se dos visitantes reais e escreva para as pessoas. Além disso, atenha-se ao estilo natural de escrita e ao seu tom distinto para ajudar os usuários a se acostumarem com a voz da sua marca.
  1. Spam gerado pelo usuário

Normalmente, o spam do usuário aparece em comentários em postagens de blog, em fóruns, em contas populares de mídia social etc. Esses comentários geralmente são gerados por ferramentas automáticas apenas para adquirir backlinks de SEO.

O spam gerado pelo usuário prejudica a qualidade de um site porque dilui o PageRank e muitas vezes é irrelevante para o conteúdo principal. Muitos desses comentários em todo o site podem levar o site diretamente a uma penalidade do Google.

O conserto

Caso você detecte comentários não naturais em suas páginas, simplesmente exclua-os. Mas é mais fácil prevenir o spam do que limpá-lo mais tarde. Algumas plataformas até preferem fechar as seções de comentários se não tiverem recursos para monitorá-las.

No entanto, se você precisar de comentários em seu site, existem algumas práticas recomendadas para evitar spam gerado pelo usuário:

  • Use plataformas de moderação de comentários como Disqus ou plugins como Akismet para WordPress para filtrar spam; além disso, a maioria dos CMSs possui recursos de aprovação de comentários embutidos que são acionáveis ​​para sites menores.
  • Restrinja as palavras negativas nas mídias sociais nas preferências da sua conta.
  • Adicione tags nofollow ou UGC (conteúdo gerado pelo usuário) em seus comentários, pois essas tags tornam a criação de links para fins de SEO sem sentido.
  • Use autenticação e CAPTCHA para os usuários adicionarem conteúdo em suas plataformas.
  • Estipule políticas de conteúdo do usuário: para grandes plataformas, são necessárias políticas claras para uma moderação consistente. Além disso, quando os usuários estão cientes de suas políticas, é menos provável que eles abusem da plataforma.
  1. Portas

Doorway (às vezes são chamadas de páginas de salto ou páginas de ponte ) é uma técnica de spamdexing na qual as páginas intermediárias são otimizadas para classificar para consultas semelhantes específicas e não são tão úteis quanto o destino final. Em outras palavras, essas são portas que ocupam muito do SERP e direcionam os usuários para um site.

A partir desta descrição , portas verdadeiramente prejudiciais atendem aos seguintes critérios:

  • Vários domínios ou páginas são classificados com a ajuda de conteúdo copiado e preenchimento de palavras-chave.
  • As páginas dão pouco valor e servem como intermediário redirecionando os visitantes para outra página.
  • As páginas foram criadas para buscadores, então a experiência do usuário é ignorada; tais URLs são isolados e não podem ser acessados ​​na navegação do site.

As portas interrompem a experiência de pesquisa e enganam os usuários, então os mecanismos de pesquisa tentam localizá-los e penalizá-los.

O conserto

Para portas intencionais, o único conselho é não o fazer. Portanto, se você criou páginas de entrada e foi penalizado, remova qualquer uma delas com tags noindex e remova-as do mapa do site. Em vez disso, crie um conteúdo valioso que atenda à intenção dos pesquisadores e aplique todas as melhores práticas de SEO para obter uma classificação alta.

Além disso, audite seus redirecionamentos para garantir que eles levem ao destino certo. Você pode obter rapidamente uma lista de todos os seus redirecionamentos 301/302 na seção Site Audit no WebSite Auditor .

  1. Camuflagem

Cloaking é outra técnica de SEO de chapéu preto na qual os usuários e os bots dos mecanismos de pesquisa veem conteúdos diferentes na mesma página. Simplificando, uma página é classificada para um conjunto de palavras-chave, o que é mais fácil de classificar, mas mostra outra coisa.

Um método antigo de ocultação é ocultar palavras-chave ou links em uma página com a ajuda de cor, tamanho, estilos CSS etc. Algumas formas mais sofisticadas de ocultação são implementadas identificando o agente do usuário, o IP, o referenciador etc., para exibir diferentes versões de páginas da web para um humano e para o Googlebot.

Como a camuflagem viola as Diretrizes para webmasters, ela pode levar a uma penalidade manual. Ocasionalmente, as páginas ocultas ainda aparecem nas pesquisas. Por quê? 

Em 2018 e agora em 2023, o Google reconfirmou que era capaz de reconhecer texto invisível e ignorá-lo. De acordo com John Mueller, se uma página com texto oculto classifica, isso pode ser por outros motivos.

os experimentos mostram que o texto oculto não aumentaria a classificação dessas palavras ocultas, por isso é simplesmente inútil.

Há casos em que veicular uma versão ligeiramente diferente do conteúdo é apropriado e não é considerado como camuflagem. Por exemplo, paywalls, em essência, mostram coisas diferentes para usuários e mecanismos de busca. O Google fornece diretrizes de amostragem flexíveis para conteúdo com paywall e oferece suporte a dados estruturados para diferenciá-los da ocultação.

O conserto

Em primeiro lugar, no Search Console, você pode examinar sua página com a ferramenta de inspeção de URL para verificar como o Googlebot a vê.

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Como alternativa, use o WebSite Auditor para analisar suas páginas e detectar elementos invisíveis. Nas configurações avançadas do projeto , você pode escolher o rastreador Googlebot ou Googlebot-Mobile para examinar o conteúdo de suas páginas. Provavelmente, é melhor pedir ao seu técnico para localizar e excluir scripts inadequados.

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  1. Links não naturais

Por mais de uma década, o Google vem encontrando maneiras de penalizar as práticas de manipulação de links – foi assim que surgiram os algoritmos Penguin e SpamBrain. No entanto, aqui e ali, ouvimos alguém dizer que links funcionam mesmo, inclusive links pagos.

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O Google nos diz que pode diferenciar e ignorar links ruins. No entanto, as atualizações de spam de links, bem como o potencial de obter uma ação manual, servem como um bom lembrete: os webmasters precisam ficar atentos à qualidade dos perfis de links de seus sites.

Aqui está uma lista de sinais que indicam que um site pode estar envolvido em práticas manipulativas de criação de links:

  • Muitos backlinks aparecem rapidamente (o que pode significar que os links são artificiais).
  • Muitos links artificiais de domínios irrelevantes, redes de blogs pagos (PBNs) ou fazendas de links.
  • Muitos links externos de uma página.
  • Textos âncora cheios de palavras-chave.

O conserto

Você pode usar o SEO SpyGlass para avaliar os backlinks que apontam para um site e avaliar o risco potencial de receber uma penalidade. Além disso, você pode integrar outras fontes de links, incluindo Search Console.

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 Baixar SEO SpyGlass

O verificador de backlink avalia a qualidade de um link e calcula a pontuação de risco de penalidade que considera fatores como idade do domínio, texto âncora, número e qualidade dos backlinks recebidos, links em todo o site, autoridade da página/domínio, diversidade de IP etc.

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Estimativa de risco de penalidade em backlinks, Detalhes fornecerão mais informações sobre cada fator de risco

Portanto, para corrigir uma penalidade por links suspeitos, faça o seguinte:

  • Identificar backlinks nocivos; entre em contato com os webmasters e peça que removam os links ruins; a menos que o façam, rejeite backlinks com spam com a ferramenta Google Disavow.
  • Faça link building de qualidade usando táticas white-hat comprovadas (por exemplo, link building quebrado, link gap, arranha-céu e muito mais).
  • Diversifique suas âncoras de link.
  •  Configure alertas no SEO SpyGlass para receber um aviso se o site receber um grande fluxo de backlinks.
  1. Links de venda

O mecanismo de pesquisa cuida dos links de entrada e saída. A citação de fontes confiáveis ​​pode ser um sinal adicional de confiança para as pessoas. Enquanto isso, links de saída excessivos (especialmente do mesmo diretório para sites irrelevantes) podem significar que o site está vendendo links.

O conserto

Faça uma auditoria de seus links em Todas as páginas > na guia Classificação de links no Auditor do site. InLink Rank é uma métrica que estima a importância de uma página com base no número e na qualidade dos links, tanto de entrada quanto de saída. URLs com uma classificação de InLink baixa podem significar que pode haver um problema com os links na página.

Você pode selecionar cada URL (especialmente aqueles com o maior número de links) e examinar os Links da página na metade inferior do espaço de trabalho. Existe um filtro rápido para classificar todos os links externos.

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Se você encontrou links de saída suspeitos que são irrelevantes para o conteúdo, muito numerosos etc., marque-os como nofollow ou remova-os.

Lembre-se de que não há nada de errado em ter links pagos, mas, neste caso, você deve marcá-los como patrocinados.

  1. Dados estruturados incorretos

Os dados estruturados são uma ferramenta poderosa usada para melhorar os resultados e obter mais propriedades nas SERPs. No entanto, erros em dados estruturados, propositais ou ocasionais, podem levar a penalidades manuais. 

A documentação do Google afirma que uma ação manual de dados estruturados significa que uma página perde a qualificação para exibição como um resultado aprimorado. No entanto, o Google esclareceu recentemente que uma ação manual envolvendo dados estruturados também pode afetar as classificações.

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Nem sempre é fácil identificar erros de esquema porque mesmo que a ferramenta de teste de dados estruturados tenha validado sua marcação, isso não significa que está tudo bem. 

Portanto, os erros típicos de marcação que podem resultar em penalidades incluem o seguinte:

  • O tipo de dados estruturados não corresponde ao conteúdo da página, por exemplo, uma empresa está marcada como produto, não receita marcada como receita etc.
  • Dados estruturados referem-se a elementos ocultos.
  • Existem erros na implementação, por exemplo, alguns campos obrigatórios estão faltando ou há erros de digitação que distorcem as informações.
  • Uma marcação específica da página foi usada em todo o site, por exemplo, o esquema da organização é usado com revisões em páginas diferentes da página inicial.
  • Uma página viola as diretrizes de revisão, por exemplo, as avaliações não são provenientes de clientes reais; há erros em BestRating, WorstRating e RatingValue; uma classificação de categoria é mostrada em um produto individual e assim por diante.
  • Publicações de emprego marcadas representam informações enganosas etc.

O conserto

O Search Console mostra erros de marcação na seção Aprimoramentos. Esses erros podem afetar a aparência da sua SERP e levar à perda de recursos avançados e toneladas de tráfego, portanto, eles precisam de uma correção.

Cada tipo de dado estruturado tem suas próprias diretrizes técnicas e de pesquisa , portanto, leia-as com atenção antes de implementar a marcação. E você pode consultar nosso guia de marcação Schema para obter mais detalhes.

Caso tenha sofrido uma penalidade, revise sua marcação e corrija os problemas. O WebSite Auditor o ajudará a coletar a lista de todas as páginas com uma marcação nelas. Vá para Estrutura do site > Páginas e veja a guia Gráfico aberto e dados estruturados.

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  1. Pop-ups intrusivos

As primeiras penalidades para anúncios intrusivos apareceram com a atualização do algoritmo de layout de página em 2012. O algoritmo penalizou sites por excesso de anúncios estáticos acima da dobra. Mais tarde, o algoritmo Intrusive Interstitials adicionou pop-ups e anúncios de sobreposição à lista de práticas de design proibidas.

As penalidades são aplicadas algoritmicamente quando intersticiais intrusivos aparecem em uma página. Geralmente, você notará uma queda nas impressões e cliques – e uma reversão depois de remover o elemento interferente.

Observação

Em uma escala mais ampla, as métricas do Core Web Vitals foram introduzidas em 2021 para avaliar toda a experiência da página: não apenas elementos específicos da página da web, mas também velocidade de carregamento, tamanho das páginas e experiência do usuário são importantes para melhores classificações. Você pode ler o estudo de caso sobre como melhoramos nosso Core Web Vitals .

O conserto

Em primeiro lugar, evite intersticiais intrusivos em seu site. Atenha-se às práticas recomendadas no design da sua página, tanto para computadores quanto para dispositivos móveis. Por exemplo, atrase pop-ups e outros botões de interação até que o visitante decida sair.

Além disso, verifique seu relatório de experiência na página no console do Google (todas as suas páginas devem ser boas URLs, idealmente). E use o WebSite Auditor para auditar todas as páginas em massa e garantir que cada página obtenha as pontuações mais altas possíveis do Core Web Vitals.

  1. Conteúdo enganoso ou impróprio

Uma grande parte do conteúdo do News e do Discover pode ser penalizada por desinformação e violações de políticas. Isso se refere principalmente a tópicos YMYL sensíveis , que exigem mais evidências e precisão, como sites de notícias, saúde, finanças etc.

O conserto

A única maneira de corrigir problemas de conteúdo enganoso é remover o que causou o problema e solicitar reconsideração.

Para evitar penalidades em seus sites YMYL, certifique-se de não publicar:

  • Conteúdo adulto que envolva conteúdo sexualmente explícito, nudez e qualquer coisa destinada a causar excitação; a regra abrange não apenas o News e o Discover, mas também a pesquisa orgânica em geral.
  • Discurso de ódio, terrorismo, violência e tudo o que está claro por que deve ser restringido.
  • Assédio, intimidação, ameaças e exposição de informações pessoais.
  • Conteúdo médico que possa contradizer o conhecimento científico.
  • Conteúdo enganoso ou manipulado que carece de autoria, datas, fontes e até mesmo autoria.
  • Atualização artificial das datas de publicação nas páginas YMYL, pois também pode resultar em penalidades.
  1. Hospedagem gratuita com spam

Também podem aparecer avisos penais informando que um site compartilha hospedagem gratuita com spam. Mesmo que esse site em particular não faça nada de errado, ele pode receber um aviso penal dizendo que a hospedagem gratuita está sendo abusada por spammers de terceiros.

Como resultado, o site perderá visibilidade, classificações e recursos de pesquisa. No entanto, ele ainda permanecerá indexado.

O conserto

Opte por hospedagem segura. Aqui, temos um breve resumo de todos os aspectos da escolha de uma hospedagem confiável .

  1. Conteúdo hackeado

Conteúdo hackeado significa que algum conteúdo ou código foi adicionado a um site sem o conhecimento do proprietário devido a violações na segurança do site. Como resultado, o site pode conter links ocultos, redirecionamentos sorrateiros, páginas enganosas etc.

Sites invadidos são usados ​​em diferentes formas de crime cibernético. O problema é que tais violações prejudicam não apenas o site hackeado, mas também seus visitantes.

Sites com penalidade de conteúdo hackeado não são excluídos do Google, mas têm um aviso sobre uma possível ameaça ao lado do URL na SERP. Após clicar na URL, o usuário verá um aviso em tela cheia informando que o site é potencialmente prejudicial.

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Uma mensagem de aviso nos resultados da pesquisa sobre um site invadido

O Google envia uma mensagem ao proprietário do site sobre o conteúdo invadido junto com o URL afetado. Ao contrário de todas as outras penalidades manuais, o aviso aparece na guia Problemas de segurança.

Além disso, qualquer pessoa pode verificar o status de um site em relação a conteúdo inseguro no Transparency Report do Google . Notavelmente, o relatório geral mostra que o número de avisos de segurança de pesquisa caiu drasticamente em comparação com cinco anos atrás.

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Total de avisos de pesquisa no Google Transparency Report

O conserto

Se o seu site tiver um alerta de problema de segurança, primeiro você precisará verificar o site para detectar a vulnerabilidade e eliminá-la.

Em seguida, para aumentar a segurança do seu site, considere as seguintes dicas :

  • Examine seu site com scanners de malware para identificar o problema.
  • Configure aplicativos ou plug-ins de segurança do site e execute verificações de segurança regulares.
  • Adicione um certificado SSL para proteger a conexão.
  • Encontre e corrija problemas de conteúdo misto (arquivos com protocolo http em URLs https).
  • Faça backup regularmente dos dados do seu site.
  • Proteja seu site contra spam de usuários.
  • Mantenha seu CMS e plugins atualizados em tempo hábil.
  • Oculte URLs de login, exija senhas fortes e adicione a verificação em duas etapas.

Qual foi a penalidade mais difícil do Google que você já corrigiu?

Esta lista de penalidades do Google não pretende ser exaustiva. Em vez disso, mostra diferentes tipos de problemas que podem causar uma sanção e como corrigi-los. Então, se acontecer de você receber uma penalidade, você saberá o que fazer (mas espero que não receba nenhuma porque o SEO de chapéu branco é o melhor, certo?)

 

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12 etapas para uma auditoria de SEO

Fonte: SEO Powersuite

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