Como criar um logotipo que resista ao teste do tempo

por webmaster

O que faz um logotipo resistir ao teste do tempo?

Você já se perguntou se seu logotipo é daquele tipo de logotipo que resista ao teste do tempo? Ou talvez você esteja apenas começando com um negócio e queira ter certeza de que seu logotipo será memorável e reconhecível nos próximos anos.

Ao longo da história do branding e da publicidade, algumas empresas dominaram o design de um logotipo verdadeiramente excelente que incorpora aspectos vitais de sua empresa, bem como o nome da marca em uma imagem refinada e atraente.
Outros designers optaram por usar uma fonte interessante e as cores da marca para representar um negócio, de uma maneira simples, mas memorável, que transmita o ponto sem ser excessivamente complexo.

Neste post vamos cobrir algumas dicas sobre como os designers fazem logotipos que duram, assim como alguns exemplos de grandes logotipos que resistiram ao teste do tempo!

Encontrando o equilíbrio certo para o seu logotipo

Seu logotipo precisa marcar cinco pontos vitais. Se você acha que o seu logotipo para em algum desses pontos – é hora de conversar com seu designer. Um logotipo deve ser:

  1. Atraente
  2. Único
  3. Memorável
  4. Simples
  5. Versátil

Satisfazer esses princípios exigirá algo diferente para cada marca individual. Por exemplo, você precisará levar em consideração o público-alvo dessa empresa, considerando qual é o serviço ou produto e como será comercializado.

construcao de logotipo

Os componentes para fazer um logotipo durar

Embora possa ser tentador trazer elementos-chave do produto ou setor de uma empresa para um logotipo, a fim de tornar seu objetivo óbvio para clientes ou clientes em potencial, a simplicidade e a versatilidade desempenharão um papel mais vital para garantir a longevidade do logotipo.

A seleção de cores e elementos-chave que não datam ou podem ser ligeiramente alterados ao longo do tempo permitirá que uma marca se modernize ou atualize sem alienar seus clientes com uma reformulação completa da marca. Muitas marcas descobriram que a maneira mais fácil de manter um senso de consistência entre a empresa e seus serviços e o logotipo é aderir a um esquema de cores.

Escolhendo a fonte correta.

A escolha da fonte correta é um passo importante para garantir que seu logotipo resista ao teste do tempo. A fonte que você escolher deve ser fácil de ler em tamanhos pequenos, e legível à distância – ninguém quer olhar para a tela toda vez que estiver tentando descobrir o que diz um logotipo.

As cores são a chave para um design forte: O espaço negativo pode causar um impacto.

  • O espaço negativo pode ser usado para criar um ponto focal.
  • O espaço negativo pode ser usado para criar uma sensação de equilíbrio.
  • O espaço negativo pode ser usado para criar uma sensação de harmonia.

As cores são fundamentais para um design forte: Certifique-se de que seja utilizável em preto e branco.

Uma das coisas mais importantes a lembrar ao projetar um logotipo é que ele precisa ser utilizável em preto e branco. Isto é especialmente importante para logotipos que serão impressos em papel colorido diferente, mas mesmo que seu logotipo seja usado apenas em um website ou outro meio digital, é uma boa prática considerar como ele ficará sem nenhuma cor – e ter certeza de que ele ainda terá boa aparência!

A melhor maneira de fazer isso é seguir estas regras simples:

  • Evite usar cores que sejam muito brilhantes ou escuras; elas tendem a não se reproduzir bem na impressão ou online. Se você estiver trabalhando com um programa de edição de imagem como o Adobe Illustrator, tente adicionar um contorno ao redor de seu desenho para que você possa ver como suas linhas aparecem quando convertidas em escala de cinza.
  • Escolha cores que não sejam muito similares entre si (por exemplo, para texto) e não entrem em conflito com a cor de fundo (por exemplo, para imagens). Idealmente, deve haver contraste suficiente entre tudo para que você saiba onde um elemento termina e outro começa sem que eles se sobreponham demais.

Veja como alguns logotipos que resistiram ao teste do tempo.

Veja o que funciona e o que não funciona.

  • Logotipos que resistiram ao teste do tempo: o logotipo da Coca-Cola, McDonald’s, Apple.
  • Logotipos que não resistiram ao teste do tempo (ou que foram redesenhados): Fedex, Pepsi, FedEx novamente (desta vez foi uma cor sólida).
  • Logotipos que foram redesenhados e ainda conseguiram ser bem-sucedidos: Domino’s Pizza e American Express.

Certifique-se de que seu logotipo seja versátil, o ajudará a ser duradouro e memorável.

Ao projetar um logotipo, é importante ter em mente que ele deve ser versátil. Um bom logotipo poderá ser usado de diversas formas e mídias.

Por exemplo, considere o logotipo da Nike swoosh. Ele tem sido usado como um ícone em todos os seus materiais de marketing, em roupas e calçados, e até mesmo como um personagem animado (em “Nike Football”). Se você fosse criar seu próprio símbolo de marca icônica para uso em todos estes diferentes contextos, como você o faria? Vamos dar uma olhada em alguns exemplos da história:

Shell, Starbucks e Google

Shell, Starbucks e Google têm alguns dos logotipos mais bem-sucedidos do mundo – parte disso está em sua adaptabilidade.

A Shell manteve sua estrutura básica, a imagem de uma concha, e desde que introduziu a cor no design em 1948, o amarelo e o vermelho também têm sido uma constante. Isso significa que sempre que o logotipo precisou ser modernizado, ele permaneceu instantaneamente reconhecível para os clientes que confiam no nome familiar de 118 anos.

logo shell Through The Years

A Starbucks também foi consistente com o formato e as cores de seu logotipo. Quando a cadeia de café simplificou seu logotipo em 2011 para marcar seu 40º aniversário, houve pouco ou nenhum ruído feito pelos clientes para sugerir qualquer sentimento de aborrecimento. Isso ocorre principalmente porque o logotipo, que era relativamente simples no início, foi modificado com muita sutileza com uma inversão de cores e remoção do nome da marca.

Logotipo STARBUCKS ao longo dos anos

O logotipo do Google mudou exponencialmente desde o início humilde do mecanismo de busca em 1996, trabalhando sob o nome de BackRub. Em 1997, o BackRub mudou para Google e introduziu uma versão muito simplista do agora infame ‘Google’ multicolorido.

Ao longo dos dois anos que se seguiram, o logotipo passou por várias reformulações até se tornar o logotipo simples, porém colorido, que conhecíamos e amávamos até 2010. Em seguida, ele passou por uma pequena alteração para reduzir o sombreamento da fonte e iluminar as cores. Em 2013, o Google introduziu um logotipo completamente plano, eliminando todas as sombras. Eles também suavizaram os ângulos e facilitaram a leitura em tamanhos menores para o agora estabelecido mercado liderado por smartphones.

Logotipo que resista ao teste do tempo

Esses três exemplos têm duas coisas importantes em comum que tornaram seus logotipos capazes de resistir ao teste do tempo:

  1. Versatilidade
    Cada um foi ligeiramente alterado durante sua longa vida útil sem se tornar irreconhecível como representante da mesma marca.
  2. Cor e Forma
    Os principais componentes que permitiram essa versatilidade são as cores e formas usadas para criar cada logotipo. Manter as características básicas, mas proeminentes, de um logotipo consistente permite que a marca faça as alterações e atualizações necessárias sem se afastar de suas qualidades mais reconhecíveis.

Conclusão

Aí está: os segredos para projetar um logotipo que resista ao teste do tempo. Embora haja muitas outras coisas que você pode fazer para garantir que seu logotipo seja memorável, estas dicas são algumas das mais importantes, junto de um processo de criação bem estruturado e com uma boa análise de mercado. Desta forma você tem uma grande chance de alcançar o sucesso na construção de um logotipo que passe pelo teste do tempo.

 

Leia também:

15 regras de ouro para criar logotipos

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