A História do Logotipo da Apple

Descubra a história por trás de um dos logotipos mais famosos do mundo.

por webmaster

O primeiro logotipo da Apple não era nada parecido com a Apple.

6bTF6C2QiWXvhi33fJi3AC 1200 80.jpg

(Crédito da imagem: Apple)

Hoje, o logotipo da Apple reflete perfeitamente tudo o que associamos à Apple. É limpo, minimalista e de alguma forma parece moderno e premium, apesar de apenas mostrar uma fruta comum com uma mordida. Mas nem sempre foi assim. 
O logotipo da Apple não sofreu muitas mudanças em sua época, mas quando mudou, a transformação foi grande.

A Apple nasceu em abril de 1976, e o primeiro logotipo da Apple era… bem, nada parecido com a Apple que conhecemos hoje. Na verdade, é o completo oposto do que associamos ao gigante tecnológico de Cupertino: exigente e positivamente antiquado, talvez até do século XIX na sua aparência. Continue lendo para descobrir a fascinante história do logotipo da Apple, desde a década de 1970 até hoje. E para obter mais inspiração de logotipos, confira nosso resumo dos 36 logotipos mais famosos do mundo.

A história do logotipo da Apple: 1976

9D9X8zP8FVQvzwhfAs7wUC 1200 80.jpg

(Crédito da imagem: Apple)

Aquele é Steve Jobs reclinado debaixo de uma árvore? Claro que não. É Issac Newton, esperando que a teoria da gravidade o atinja, literalmente. O primeiro logotipo da Apple parece mais o logotipo de uma livraria antiga ou mesmo de um pub do que de uma empresa de tecnologia líder mundial. ‘Apple Computing Co’ aparece em letras maiúsculas em uma fita enrolada no que parece ser uma gravura do famoso físico inglês. 

É do momento Apple de Newton que a Apple tirou seu nome? Parece que não. Jobs disse em uma entrevista coletiva em 1981 que simplesmente gostava de maçãs, então parece que a conexão com Newton foi mais uma reflexão tardia. O logotipo foi desenhado pelo empresário de caça-níqueis Ronald Wayne, que deixou a Apple poucos dias após a fundação da empresa. O design de seu logotipo não durou muito mais.

A história do logotipo da Apple: 1977

zPCvuotDVeVnaCxnLChBPC 1200 80.jpg

(Crédito da imagem: Apple)

Apenas um ano depois, os fundadores restantes da Apple, Steve Jobs e Steve Wozniak, decidiram sabiamente que precisavam de um logotipo com aparência mais moderna para sua nova empresa. Imagine tentar reduzir o logotipo original para colocá-lo em uma máquina. Jobs contratou o designer gráfico Rob Janoff para a tarefa e, em duas semanas, o processo de lançamento do primeiro computador pessoal da Apple, o Apple II, foi concluído, em abril de 1977.

O design de Janoff foi notável pela sua simplicidade. Uma maçã 2D com uma mordida. Isso por si só pode ter parecido um pouco minimalista para a época, mas a Apple recebeu sua famosa coloração arco-íris, fazendo com que ela realmente se destacasse entre as marcas da época. 

A marca da mordida na maçã foi uma homenagem a Alan Turing, que se matou comendo uma maçã envenenada? Não, esse é um daqueles logotipos de lendas urbanas. O motivo da mordida foi para deixar claro que a fruta é uma maçã, pois sem nenhuma referência que nos ajudasse a avaliar a proporção, poderia facilmente ser uma cereja. A mordida também permitiu que a palavra ‘maçã’ fosse inicialmente colocada dentro do espaço da Maçã.

A história do logotipo da Apple: 1984

YT64duQdFpsxYiYctnni3C 1200 80.jpg

(Crédito da imagem: Apple)

O logotipo sofreu um pequeno ajuste em 1984, quando Landor & Associates foi contratado antes do lançamento do Macintosh. A Apple ganhou uma nova fonte, mas o logotipo agora era frequentemente usado sem o nome. As cores e a forma também foram um pouco ajustadas. Este design foi usado durante o período pós-Steve Jobs, inclusive na hilária linha de roupas da Apple de 1986 e até o lançamento da campanha ‘Pense diferente’ em 1997.

A história do logotipo da Apple: 1998

kYYdMD86MYQ9uZmsuucirS 1200 80.jpg

 

(Crédito da imagem: Apple)

Em 1997, Steve Jobs voltou para uma empresa que estava em dificuldades. Sua solução foi posicionar a Apple como uma marca de luxo, e isso exigiu alguns ajustes no logotipo. As cores brilhantes do arco-íris foram abandonadas por uma maçã preta sólida, e o formato do logotipo também foi aprimorado, tornando-se um pouco mais fino. 

Houve algumas variações. Uma versão azul translúcida do logotipo também foi desenvolvida, refletindo a cor do Bondi Blue do novo iMac , e um logotipo aqua Apple brilhante do novo milênio levemente em relevo apresentado no Apple MacOS X Cheetah em 2001.

apple evolution thumbnail

O logotipo da Apple hoje

Logotipo da apple

(Crédito da imagem: Apple)

O logotipo da Apple permanece muito semelhante hoje. É utilizado nas cores preto, branco e cinza (ou prata) dependendo da aplicação. O logotipo cinza da Apple é usado no site da Apple e na loja da Apple como favicon, e é próximo o suficiente do prata para dar uma aparência premium e refletir a aparência metálica do logotipo conforme aparece nos dispositivos.

O logotipo é um sucesso por vários motivos. É simples, mas reconhecível e memorável, e representa o nome da empresa de forma literal, ao mesmo tempo que é abstrato o suficiente para parecer que faz sentido para o que a empresa faz. A sensação elegante do logotipo também captura perfeitamente o foco da Apple no design minimalista, mas de alta qualidade.

 

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies