Um logotipo não é sua marca, nem sua identidade. O design do logotipo, o design da identidade e o branding têm papéis diferentes que, juntos, formam uma imagem percebida de uma empresa ou produto.
Houve algumas discussões recentes na web sobre este tópico, sobre o seu logotipo não ser a sua marca. Embora isso possa ser verdade, não vi nenhum esclarecimento sobre as diferenças entre ‘marca’, ‘identidade’ e ‘logo’. Desejo corrigir isso.
O que é marca? – A imagem corporativa emocional percebida como um todo.
O que é identidade? – Os aspectos visuais que fazem parte da marca como um todo.
O que é um logotipo? – Um logotipo identifica uma empresa em sua forma mais simples por meio do uso de uma marca ou ícone.
Para explicar isso com mais detalhes, vamos começar pelo topo – a marca.
O que é marca?
Branding certamente não é um assunto leve – publicações inteiras e centenas de livros foram escritos sobre o assunto, no entanto, para resumir, você poderia descrever uma ‘marca’ como uma organização, serviço ou produto com uma ‘personalidade’ que é moldada pela percepção do público. Nesse sentido, também deve ser afirmado que um designer não pode “fazer” uma marca – apenas o público pode fazer isso. Um designer forma a base da marca.
Muitas pessoas acreditam que uma marca consiste apenas em alguns elementos – algumas cores, algumas fontes, um logotipo, um slogan e talvez alguma música adicionada também. Na realidade, é muito mais complicado do que isso. Você pode dizer que uma marca é uma ‘imagem corporativa’.
A ideia fundamental e o conceito central por trás de uma ‘imagem corporativa’ é que tudo o que uma empresa faz, tudo o que possui e tudo o que produz deve refletir os valores e objetivos do negócio como um todo.
É a consistência dessa ideia central que compõe a empresa, impulsionando-a, mostrando o que ela representa, no que acredita e por que existe. Não são apenas algumas cores, alguns tipos de letra, um logotipo e um slogan.
Como exemplo, vejamos a conhecida empresa de TI, Apple. A Apple, como empresa, projeta uma cultura corporativa humanística e uma forte ética corporativa, caracterizada pelo voluntariado, apoio a boas causas e envolvimento na comunidade. Esses valores do negócio são evidentes em tudo o que fazem, desde seus produtos inovadores e publicidade, até o atendimento ao cliente. A Apple é uma marca emocionalmente humanista que realmente se conecta com as pessoas – quando as pessoas compram ou usam seus produtos ou serviços; eles se sentem parte da marca, até como uma tribo. É essa conexão emocional que cria sua marca – não apenas seus produtos e um logotipo pequeno.
Para uma compreensão mais completa do branding, em termos simples, recomendo o livro de Wally Olin: The Brand Handbook , que cito, é “um guia essencial e de fácil referência para um branding brilhante”.
O que é design de identidade?
Um papel importante na ‘marca’ ou ‘imagem corporativa’ de uma empresa é sua identidade.
Na maioria dos casos, o design de identidade é baseado nos dispositivos visuais usados dentro de uma empresa, geralmente montados dentro de um conjunto de diretrizes. Essas diretrizes que compõem uma identidade geralmente administram como a identidade é aplicada em uma variedade de mídias, usando paletas de cores, fontes, layouts, medidas e assim por diante. Essas diretrizes garantem que a identidade da empresa seja mantida coerente, o que, por sua vez, permite que a marca como um todo seja reconhecível.
A identidade ou ‘imagem’ de uma empresa é composta por muitos dispositivos visuais:
- Um logotipo (o símbolo de toda a identidade e marca)
- Artigos de papelaria (papel timbrado + cartão de visita + envelopes etc.)
- Material de marketing (folhetos, brochuras, livros, sites etc.)
- Produtos e Embalagens (Produtos vendidos e a embalagem em que vêm)
- Design de vestuário (itens de vestuário tangíveis usados pelos funcionários)
- Sinalização (design de interiores e exteriores)
- Mensagens e ações (mensagens transmitidas por meio de modos de comunicação indiretos ou diretos)
- Outra comunicação (áudio, cheiro, toque etc.)
- Qualquer coisa visual que represente o negócio.
Todas essas coisas formam uma identidade e devem apoiar a marca como um todo. Por definição, o logotipo de uma empresa é sua identidade corporativa e branding exibidos perfeitamente como uma imagem coesa. Essa marca é o avatar e o símbolo do negócio como um todo.
O que é um logotipo?
Antes de entender o uso pretendido de um logotipo, é importante entender o que é um logotipo.
Um logotipo é para… identificação.
A imagem de uma empresa é muitas vezes representada por uma marca, bandeira, símbolo ou marca pessoal. Isso é semelhante a um logotipo, que não vende produtos nem informa os clientes sobre o negócio. Os logotipos derivam seu significado da qualidade da coisa que simbolizam, e não o contrário – os logotipos existem para identificar, não para explicar. Em poucas palavras, o significado de um logotipo é mais importante do que sua aparência.
Para ilustrar esse conceito, pense em logotipos como pessoas. Preferimos ser chamados pelos nossos nomes – Jaime, Daniel, João – do que pela descrição confusa e esquecível de nós mesmos, como “o cara que sempre usa azul e tem cabelo loiro”. Da mesma forma, um logotipo não deve descrever literalmente o que a empresa faz, mas sim identificar a empresa de uma forma que seja reconhecível e memorável.
Também é importante observar que somente depois que um logotipo se torna familiar é que ele funciona da maneira pretendida, da mesma forma que precisamos aprender os nomes das pessoas para identificá-las.
O logotipo de uma empresa é sua forma mais simples de identificação.
Resumo:
Marca – A imagem corporativa emocional percebida como um todo.
Identidade – Os aspectos visuais que fazem parte da marca como um todo.
Logotipo – Identifica uma empresa em sua forma mais simples por meio do uso de uma marca ou ícone.
Como você resumiria o design de marca, identidade e logotipo? Comentários e pensamentos são bem-vindos, como sempre.
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