As 7 principais tendências de design de UI/UX 2023: web3, redes neurais, aquisição da Figma pela Adobe e pesquisa UX.
A pandemia fez todas as empresas repensarem seus produtos digitais. As apostas por parte dos usuários e empresários estão aumentando constantemente. Os produtos precisam atender cada vez mais requisitos, mas quais desses requisitos são apenas hype e quais são tendências que permanecerão conosco por muito tempo?
Aqui descrevemos as 7 principais tendências de design para 2023. Vamos falar sobre tudo o que terá um grande impacto na indústria do design este ano, incluindo as onipresentes redes neurais e a aquisição da Figma pela Adobe.
1 – Desafio Web3 UX
Por mais irregular que a evolução do espaço Web3 possa parecer, é algo que definitivamente faz parte do nosso futuro. Estamos mudando lenta, mas seguramente da iteração Web2 da Internet para a era Web3. E nesse sentido, há uma demanda por bons designers de UX/UI.
O Web3 cria muitas novas tarefas e desafios para designers, tanto em termos visuais quanto de usabilidade. Principais desafios do Web3 para designers este ano:
- Garantir uma entrada tranquila para novos usuários em produtos Web3;
- Garantir a usabilidade do novo formato;
- Crie o visual mais atraente: a interface do usuário explosiva já se tornou um pré-requisito para esta área.
Plataforma de privacidade para web3 Ironfish — explica os objetivos da plataforma de forma simples e moderna
Site Cosmos bem pensado e bonito
O mercado global de blockchain Web3 está crescendo em mais de 40% CAGR e deve atingir US$ 23,3 bilhões até 2028 . Tudo indica que, nos próximos dois anos, mesmo quem não quis ter contato com a Web3 precisará apenas fazer negócios no Metaverso. Consequentemente, haverá cada vez mais trabalho para designers de UX nesta área.
2 – Tamanho de fonte grande e experiência imersiva
Essa tendência é familiar para nós nos últimos anos e, muito provavelmente, permanecerá conosco por muito tempo. Se você der uma olhada nos sites das principais marcas do mundo, um padrão é claramente visível: texto grande e imagens grandes. Não apenas o cabeçalho H1 fica maior, mas também os cabeçalhos H2, H3 e o texto simples. É bonito, legível e fácil. Não há razão para não levar essa tendência com você em 2023.
Site Hape Prime — texto grande e experiência imersiva
O design imersivo também continua impressionante. Assim são, por exemplo, os sites das empresas automobilísticas, onde tudo lhe é apresentado ao pormenor, desde o tablier ao motor. Eles parecem hipnotizar o usuário, fazendo com que você explore todos os seus detalhes. Imagens 3D, rolagem horizontal e até música podem ser usadas para isso (embora seja melhor ter cuidado com a música).
Site da coleção Keepers — visuais impressionantes, texto grande e experiência imersiva
3 – IA generativa no processo de design
IA generativa é um tipo de inteligência artificial responsável por criar conteúdo novo e original. Já se tornou parte de muitos processos de design e facilitou nossa vida. Dê uma olhada no vídeo abaixo da Adobe para um exemplo de Generative AI em ação.
Exemplo de IA Generativa da Adobe
Muitos dos novos recursos da Adobe usam a tecnologia Generative AI: preenchimento com reconhecimento de conteúdo, distorção de marionete, liquefação com reconhecimento de rosto e ferramenta de edição global. Existem também muitos sites com inteligência artificial que ajudam os designers a criar paletas de cores para projetos.
Distorção de marionete no Illustrator e liquefação sensível ao rosto no Photoshop | Imagens: Adobe
Isso se tornou uma tendência e em 2023 haverá mais tecnologias que permitem que os designers concluam suas tarefas diárias com mais rapidez. Dica principal: acostume-se com essas tecnologias e use-as a seu favor. Eles estão aqui para ficar.
4 – Modo claro com opção para modo escuro
Ainda há debate sobre qual é o melhor para a visão: modo escuro ou modo claro. Porém, nesse quesito, a principal tendência para 2023 é a comodidade. E, no entanto, a opção mais conveniente é um tema claro com a capacidade de mudar para escuro.
Seu site pode parecer incrivelmente elegante em um tema escuro ou claro, mas é melhor que o usuário que o acessa em diferentes condições de iluminação (em um dia ensolarado na praia ou sob as cobertas à noite) possa alternar para um modo confortável.
Comutador por justblackmx
5 – Migração em massa do Adobe XD para o Figma
Em 2022, a comunidade de design foi abalada pela notícia de que a Adobe comprou a Figma. Isso nos trará mudanças realmente grandes, apesar do fato de Figma ter prometido permanecer autônomo.
Uma das mudanças mais óbvias: a migração massiva do Adobe XD para o Figma. A própria Adobe reconheceu a superioridade do Figma sobre o Adobe XD e reduziu seu investimento nele. As chances são altas de que o Adobe XD seja totalmente fechado no futuro.
A Figma também adotará as tecnologias da Adobe em imagem digital, vídeo, 3D, inteligência artificial e muito mais. Espera-se que em 2023 muitos usuários decidam mudar do Adobe XD para o Figma.
6 – A acessibilidade torna-se um requisito legal
Voltando às notícias do ano passado: em 2022, todos os estados membros da UE adotaram a Lei Europeia de Acessibilidade . Ela obriga todas as empresas desses estados a cumprirem os requisitos da lei até 2025.
O conjunto de regras gerais para padrões de acessibilidade da nova lei afeta uma ampla gama de produtos e serviços, desde e-books até caixas eletrônicos. Isso é bom, pois permitirá que idosos e pessoas com deficiência usem livremente todos os produtos.
Em 2023, a acessibilidade não será apenas uma tendência, mas uma condição necessária, portanto, tenha isso em mente em seus novos projetos.
Um trecho do vídeo de Margot Gable sobre acessibilidade na web
7 – Criando valores por meio de pesquisa qualitativa de UX
A tendência de pesquisa qualitativa em UX está de volta em 2023!
Uma pequena digressão: existem estudos de UX quantitativos e qualitativos. Os dados quantitativos são os fatos simples – os números. Eles são estruturados e processados estatisticamente. Os qualitativos estão mais relacionados às impressões e opiniões das pessoas e trazem um fator humano para sua pesquisa. Esses dois métodos de pesquisa se complementam.
Há três anos, devido a restrições ambiciosas, muitas empresas negligenciaram a pesquisa qualitativa de UX, focando apenas na quantitativa. No ano novo, a situação deve mudar.
A pesquisa quantitativa ajuda você a acompanhar o desempenho do seu produto, mas a pesquisa qualitativa ajuda você a entender melhor seus usuários, capturar mudanças em seu comportamento e melhorar as interações com eles. Se você ainda está focado apenas em dados quantitativos, é hora de ajustar seus planos para 2023. A pesquisa qualitativa de UX está em alta novamente.
Resultados
2023 tem todas as chances de se tornar um ano inovador no design de UI/UX. Há grandes mudanças no horizonte que vêm amadurecendo há vários anos. Nossa tarefa é nos adaptar rapidamente a eles e obter o máximo benefício deles.
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