O impacto da Tecnologia no Design Gráfico

Explorando a Evolução do Design Gráfico: Da Era Paleolítica à Web 3.0 e além

por webmaster

O impacto da Tecnologia no Design Gráfico existe há muito tempo, alguns afirmam que remonta à Idade da Pedra. No entanto, a Segunda Revolução Industrial no final do século XIX foi quando o design gráfico como o conhecemos hoje começou. Cartazes foram usados ​​para promover itens como transporte, entretenimento e produtos manufaturados no final do século XIX. 

O design gráfico evoluiu drasticamente ao longo do tempo, graças à tecnologia. Cavaletes e telas deram lugar a telas de computador e ferramentas de design na arte atual – o design gráfico e a tecnologia sempre progrediram juntos.

A produção artística mudou consideravelmente, desde representações de santos padroeiros e deuses na Idade Média até os populares motivos de Token Não Fungível (NFTs) em 2022. A tecnologia mais recente, como VR ou IA, influenciou muito a forma como os artistas gerenciam projetos, conectam com os clientes e mostrar seu trabalho.

O impacto da Tecnologia no Design Gráfico e Como o design gráfico mudou ao longo dos anos

O tipógrafo William A. Dwiggins usou pela primeira vez a frase “design gráfico” em 1922. Ela tem uma história longa e variada e agora está tão arraigada em nossa cultura contemporânea que é difícil imaginar a vida sem ela.

Aqui está uma breve história do design gráfico.

Era paleolítica

As pinturas rupestres são as primeiras formas de gráficos, que remontam a 15.000 aC. Esses murais geralmente apresentavam impressões de mãos, animais, armas e outras referências à caça.

O impacto da Tecnologia no Design Grafico 2

Pinturas paleolíticas do Grande Salão dos Touros de Lascaux. Fonte: A esquiva escrita rupestre de Lascaux | O Passado (the-past.com)

Impressão chinesa

Como a maioria das descobertas relacionadas à impressão foram feitas na China, os chineses são frequentemente considerados os precursores da impressão e do design gráfico. Isso incluiu a primeira impressora da história, a fabricação de papel e a impressão em blocos de madeira.

O impacto da Tecnologia no Design Grafico 3

Fonte: Então, Gutenberg não inventou realmente a impressão como a conhecemos ‹ Literary Hub

Idade Média

A Prensa de Gutenberg, também conhecida como impressora portátil, estreou-se em 1439. Esta ideia abriu novos canais de comunicação visual em toda a Europa. Com o advento dessa tecnologia, a ideia de anúncios e design gráfico tornou-se mais sólida.

O impacto da Tecnologia no Design Grafico 1

Fonte: Johannes Gutenberg | Imprensa, invenções, fatos, realizações e biografia | Britânica

Era da revolução industrial

No início da década de 1620, a publicidade impressa começou a aparecer regularmente nos jornais. No início da década de 1620, a publicidade impressa começou a aparecer regularmente nos jornais. A litografia e a cromolitografia foram mais dois avanços trazidos pela Revolução Industrial que ajudaram a aumentar a produtividade e a avançar no design gráfico. Por volta deste período, elementos significativos, como vários esquemas de cores, foram introduzidos nos gráficos para ajudar a estabelecer uma ligação entre empresas e consumidores. Como resultado, a qualidade gráfica tornou-se mais óbvia. Por volta da virada do século 20 ou do final de 1800, o design gráfico realmente decolou.

O impacto da Tecnologia no Design Grafico 7

Fonte: 10 anúncios de jornais antigos que você não vai acreditar que eram reais – ToughNickel

Era moderna

Para envolver mais pessoas com o seu trabalho, artistas e designers esforçaram-se por experimentar novos estilos e abordagens à medida que a tecnologia avançava durante o século XX. Na década de 1900, os cartazes também evoluíram para uma forma de expressão à medida que pequenos slogans de propaganda ganharam popularidade. Durante a guerra, cartazes foram usados ​​para encorajar os jovens a se alistar nas forças armadas. A introdução do Adobe Photoshop em 1990 alterou irrevogavelmente o campo do design gráfico. Os usuários do Photoshop puderam editar fotografias adicionando sobreposições digitais, recursos de desbotamento, misturando diferentes elementos visuais e usando diversos designs gráficos.

O impacto da Tecnologia no Design Grafico 1

Fonte: 33 anos de história do design do Adobe Photoshop – 101 imagens – Museu da versão

Tecnologias emergentes em design gráfico

A tecnologia de ponta de design gráfico oferece um enorme potencial para designers. Nos últimos dez anos, as ferramentas de design gráfico tiveram uma evolução significativa. Eles fornecem melhores maneiras de realizar tarefas, cooperar e trocar ideias. Algumas das mais recentes inovações em design gráfico incluem o seguinte:

  1. Realidade Aumentada, Realidade Virtual e Realidade Estendida

AR permite que os usuários interajam com o design como se fosse parte do mundo físico. Ao fazer isso, é criada uma atmosfera mais natural para a exploração. Torna as coisas 3D mais realistas e envolventes, permitindo-nos vê-las em tempo real. A realidade virtual oferece uma experiência virtual completa onde a realidade é bloqueada e os usuários interagem com os elementos do mundo virtual. XR é uma extensão da VR. A capacidade de estimular todos os cinco sentidos – visão, audição, olfato, tato e paladar – é uma das características distintivas do XR.

A AR é mais popular quando se trata de aplicações de vendas e marketing, enquanto a realidade virtual é mais usada para entretenimento. AR, VR e XR deram origem ao design sensorial. Através de interações multimodais, os usuários interagem com seu ambiente com o auxílio de tecnologia vestível. 

O impacto da Tecnologia no Design Grafico 5

Taqtile conta com o Microsoft HoloLens para simplificar a manutenção de equipamentos para a indústria de defesa. Sua plataforma de instrução de trabalho habilitada para realidade aumentada (AR), Manifest , permite reparo, manutenção e inspeção. Fonte: Business Wire

  1. Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina

O impacto da Tecnologia no Design Grafico 4
Uma pintura digital gerada por IA. Fonte: NYTimes

O surgimento da inteligência artificial está transformando a forma como fazemos negócios, inclusive melhorando os fluxos de trabalho e a conformidade da marca . Apenas 10% das empresas utilizavam inteligência artificial nas suas operações diárias em 2015. Essa percentagem aumentou 270% num período tão curto, atingindo 37% em 2019.

Embora isto possa parecer que o impacto da Tecnologia no Design Gráfico seja negativo, há poucos motivos de preocupação para os designers gráficos que temem que um dia robôs possam assumir o seu emprego porque a inteligência artificial no design gráfico se esforça para apoiar, em vez de substituir, os designers humanos. IA e ML podem melhorar os fluxos de trabalho e o gerenciamento de ativos de marca . Quando combinadas com a automação, a IA e o ML fornecerão hiper automação . A criatividade ainda é uma habilidade exclusiva dos humanos. 

O impacto da Tecnologia no Design Grafico 3

O software de edição e organização de fotos , Luminar da Skylum, usa IA para editar fotos, sugerir modelos e muito mais. Fonte: Skylum

  1. Web 3.0

A Internet está mudando. A Web 3.0 traz aplicativos da web progressivos, cria uma Internet mais distribuída e se integra às tecnologias de IA e ML. Com a Web 3.0, você também obtém novos designs. A filosofia inicial do web design, Web design 1.0, era “unidimensional”. A maioria dos componentes do projeto são colocados em sucessão ordenada e possuem um layout rígido. Com o web design 2.0, uma nova dimensão foi adicionada. Agora, grades responsivas estão disponíveis, permitindo flexibilidade adicional ao colocar itens em células.

A próxima dimensão é o web design 3.0. Permite a disposição flexível das peças, bem como a sua sobreposição e estratificação. Ele cria novas oportunidades para o design do site. E a nova era do web design apenas começou. Os designers agora estão se familiarizando com as ferramentas e a linguagem de design. A Web 3.0 geralmente utiliza elementos de fundo, como formas e curvas, para impor um caminho de navegação de design específico. Essas formas e bolhas podem ajudar a destacar conteúdo valioso, ao mesmo tempo que fornecem uma interface de usuário esteticamente agradável. 

O impacto da Tecnologia no Design Grafico 6

Fonte: nicepage

  1. Técnicas alternativas de interação humano-computador

A disciplina de design conhecida como interação humano-computador (IHC) concentra-se em como humanos e computadores interagem entre si. HCI é um campo que combina diversas áreas acadêmicas, como ciência da computação, psicologia, fatores humanos e ergonomia.

Por exemplo, com os chatbots, o número de empresas que utilizam interfaces de conversação explodiu. Isso também requer um novo design gráfico. O design gráfico também precisa se tornar mais inclusivo para acomodar pessoas com deficiência física. 

O impacto da Tecnologia no Design Grafico 2

Guia de cores para design para daltonismo. Fonte: Estúdio Análogo

  1. Software mais inteligente para gerenciamento de fluxo de trabalho

Lidar com mudanças é um dos processos mais demorados do design gráfico. Projetos profissionais de design gráfico geralmente envolvem várias partes interessadas. Pessoas de vários departamentos e até mesmo de várias organizações devem colaborar para construir o produto final. 

Os designers tiveram que lidar com o que parecia ser um ciclo interminável de comentários e ajustes. A falta de comunicação entre clientes e designers, principalmente quando se fala online, é responsável por uma parcela significativa dos redesenhos.

Agora, as marcas e as equipes de design melhoraram o processo de revisão usando ferramentas de design gráfico na tentativa de atender a essa demanda. Esses programas incluem Artwork Flow , Figma e Skitch, para citar alguns.

Qual é o próximo?

O impacto da Tecnologia no Design Gráfico será um grande movimento nos próximos anos. Os designers podem usar descrições em linguagem natural para gerar interfaces de usuário ou podem usar o aprendizado de máquina para preencher automaticamente os designs, assim como a previsão de texto no teclado do telefone. 

Leia também: Por que todos nós deveríamos estar investindo em Design

Fonte: Artworkflowhq

 

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies