O que é impressão sob demanda?

por webmaster

Você pode ter ouvido falar sobre dropshipping, mas você sabe o que é Impressão sob demanda ou (POD)? Vamos mergulhar em tudo que você precisa saber sobre impressão sobre demanda POD, desde como funciona até as armadilhas a serem superadas e para responder se é o modelo de atendimento certo para o seu negócio de dropshiping.

O que é impressão sob demanda (POD)?

Vamos começar com o que é impressão sob demanda?

Print on Demand (POD) é o modelo de atendimento que permite aos vendedores criar designs gráficos para produtos. Esses produtos geralmente são roupas, como camisetas e moletons, e podem variar de canecas, toalhas, estampas de arte, capas de telefone e muito mais.

Sem a necessidade de ter o produto como um revendedor de produtos físicos, o fornecedor enviará o produto com seu design para você ou para o cliente.

Isso significa que você não precisa gastar tempo e energia lidando com o processo de compra e entrega e apresentação do produto.

Aqui está um exemplo de como será o processo:

Modelo de  impressão sob demanda

Parece incrível, não é?

Vale a pena conferir a impressão sob demanda?

Se você é um artista ou designer gráfico e procura uma outra fonte de renda, definitivamente vale a pena conferir. O que quer que você seja, POD é uma maneira simples, econômica e de baixo risco de ganhar dinheiro em um trabalho de tempo integral ou em um trabalho paralelo.

Isso significa que você não precisa ser uma pessoa criativa para ter sucesso (embora ajude!) Se você conhece alguém ou contrata um designer, ainda pode colher todos os benefícios de possuir uma loja POD.

Pode haver confusão sobre o que POD e outros modelos de dropshipping fazem, então vamos esclarecer isso agora:

Qual é a diferença entre POD e dropshipping normal?

Uma empresa que oferece serviços de impressão sob demanda para seus produtos despacha os itens acabados diretamente para o cliente no momento do pedido. Se isso soa como dropshipping, então você está certo! A impressão sob demanda é outra forma de dropshipping.

Basta dar uma olhada nesse infográfico aqui para ver como funciona o dropshipping ‘normal’:

Modelo de dropshipping

As diferenças são que o POD permite que você tenha mais controle sobre a aparência do produto, enquanto o dropshipping tradicional está vendendo um produto pré-fabricado com pouca ou nenhuma personalização.

Os prós e contras da impressão sob demanda

Agora que você sabe o que é impressão sob demanda e como ela difere do dropshipping ‘normal’, vamos ver quais são os pontos fortes e as áreas desafiadoras que você vai superar.

Quais as vantagens da impressão sobre demanda?

Fácil de configurar. Você pode escolher um fornecedor para carregar seu design em um produto e depois vendê-lo em um site em um curto espaço de tempo. (Mais sobre isso abaixo)

Barato. Os custos de manutenção do seu negócio são, em grande parte, apenas o site. Isso significa hospedagem, nome de domínio e uma possível assinatura do site comercial, dependendo de quem você está usando, como o Shopify . Pode haver serviços adicionais e como você gasta em marketing que podem ser custos adicionais, ou utilizar plataformas que te oferecem a oportunidade de vender em seus marketplaces (lojas do fornecedor) ou em  lojas totalmente grátis para você configurar com a sua marca.

Não há necessidade de investir em estoque. Em vez de investir milhares em produtos e, em seguida, manter o estoque, você só precisa pagar depois de fazer uma venda. Como seu produto custará mais, você nunca pagará mais do que receberá.

Ter controle de produtos. Embora haja um limite para o que você pode controlar um produto (mais sobre isso depois), você tem controle da aparência por meio de gráficos.

Isso é muito importante quando se trata de marcar presença e competir com os outros. O design oferece uma vantagem e dá uma forte razão para alguém usá-lo.

Quais as desvantagens da impressão sobre demanda?

Margens de lucro baixo. Para compensar a facilidade de não precisar se preocupar com estoque, remessa e fabricação do produto, o fornecedor precisa fazer um corte bastante grande. Embora os preços dos fornecedores possam variar, as margens de lucro tendem a ser muito menores do que lidar com o envio e o estoque por conta própria.

Lidando com devoluções. É bastante complicado revender um produto comprado devido às suas especificidades em potencial e até mesmo sob medida. No entanto, há maneiras de redirecioná-lo, então você pode precisar ser criativo para tirar o melhor proveito disso.

Tão bom quanto seus designs. O maior motivo pelo qual alguém deseja comprar em sua loja é a qualidade e a ideia criativa dos designs.

Isso significa que você precisa se esforçar para garantir que haja uma demanda. A baixa qualidade ou quantidade em detrimento da qualidade podem sofrer muito com a obtenção de vendas, portanto, é melhor investir o máximo possível em designs de alta qualidade.

Sem controle de qualidade de impressão. Nem todo negócio POD pode entregar um produto impresso de alta qualidade com cada pedido. As impressoras podem comprometer a qualidade da impressão produto e as pessoas que operam a impressão também podem.

Mais importante ainda, a qualidade dos produtos que eles estão usando para serem impressos pode estar abaixo do esperado. É por isso que você deve testá-los para seu próprio uso, para determinar o quão bem eles funcionarão com seus clientes.

Como você começa a imprimir sob demanda?

Se, depois de ler os prós e contras, você também estiver interessado em começar com a impressão sob demanda, siga-me abaixo para começar em cinco etapas:

1- Escolha um fornecedor

Escolher um fornecedor pode ser uma tarefa difícil, pois há muito por aí. Muitos deles se especializam em oferecer uma determinada marca de roupas ou têm preços e prazos de entrega competitivos para facilitar as coisas.

Modelo Printful de impressão sob demanda

Um exemplo de fornecedor de impressão sob demanda: A Printful é uma das poucas grandes empresas de impressão sobre demanda com bases no Brasil. a Printful tem pontos de impressão e entrega no RJ e SP.

printful br

Não existe um tamanho único para todos os negócios POD, por isso é difícil recomendar um.
O melhor para você seria se fazer perguntas como:

• Vou vender um tipo de produto?
• Quantas variantes dos meus produtos estou usando? (como tamanho ou cor do produto, etc.
• O preço dos produtos e do frete está de acordo com meu orçamento para ser lucrativo.
• Que país / países você vai segmentar?

Por último, não aceite cegamente um fornecedor sem testar os produtos você mesmo!

É uma ótima maneira de saber os tempos de envio e a qualidade de impressão para saber se vale a pena o preço e ter certeza de que você está vendendo algo que vale a pena comprar.

2 – Envie seus projetos para o site do fornecedor

Depois de ter seu fornecedor, seu site é como seu sistema saberá qual design e produto você estará vendendo em seu site.

Impressão sob demanda

Processo de impressão na página de modelo do painel de controle do produto.

Depois de ter sua arte, feita por um designer ou por você mesmo, agora você pode fazer o upload desse design através do site deles. Com seus geradores simulados, eles podem mostrar se o tamanho do design se encaixa perfeitamente no produto.

Assim que tiver uma boa aparência, você poderá repetir todas as variantes de um produto que desejar ou mais produtos com esse design. Porém, tenha em mente que a resolução do design pode precisar ser aumentada dependendo do tamanho.

Por exemplo, uma arte de  200 DPI pode funcionar em uma impressão de arte de 20 x 25 cm, mas será muito baixo para uma impressão de arte de 60 × 90 cm.

E sim, você pode vender produtos em um nicho específico!

Dica: não tem certeza em qual nicho de impressão sob demanda vender? Faça uma pesquisa relacionada a um segmento que você tenha algum conhecimento ou simplesmente prazer e consumir. Exemplos: criação de estampas de esportes, animais, camisas de frases engraçadas, etc.

3 – Crie a página do produto com suas informações em seu site

Na etapa anterior, você pode criar uma página de produto em seu site onde o cliente pode comprar o produto com seu desenho nele.

Não se preocupe com as imagens de cores, tamanhos e descrição do produto; de uma forma geral seu fornecedor tem ferramentas no site para fazer e configurar seu produto.

Para ir mais longe com imagens e descrições de produtos

Use imagens de mockups para criar ângulos diferentes de seus produtos, especialmente imagens de seus produtos sendo usados ​​por um modelo real. Isso adicionará uma sensação de realismo.

Escreva uma boa descrição do produto que use os cinco sentidos do paladar, tato, olfato, audição e visão. Mesmo que não sejam todos os sentidos usados ​​pelo seu produto, dê ao cliente a sensação de que ele é importante.

Use adjetivos e características com emoções para que as pessoas possam associar aos seus designs.

4 – Sincronize o seu design e o produto com o site do fornecedor para o seu site.

Assim que a página do produto for configurada em seu site, é hora de ir para a página de sincronização de seu fornecedor para ter certeza de que o produto e o gráfico estão de acordo com seu site.

Modelo de produto na plataforma

Printful’s tank top page pronta para começar a personalizar

Neste modelo, você pode selecionar o seu produto, suas variantes de cores e / ou tamanhos, e o design a ser colocado nele. É super simples e, com o apertar de um botão, qualquer pessoa que fizer compras no seu site, a compra será automaticamente solicitada ao seu fornecedor.

Isso inclui informações de endereço e nome, para que você não precise se preocupar com o recebimento do cliente. (A menos que eles cometam um erro, mas mais informações sobre como podemos tirar o melhor proveito disso mais adiante neste artigo)

5 – Comercialize seus produtos

Redbubble

Esta é a parte mais difícil para muitas pessoas por causa do conjunto de habilidades e criatividade sobre como você deseja que sua loja seja vista e comprada.

Embora existam muitas estratégias de divulgação em plataformas que funcionam bem, como Google Ads e Facebook Ads , também existem marketplaces (sites de mercado) nos quais você tem toda a estrutura de vendas e  pode vender suas artes, como:

O que você precisa saber sobre a venda de produtos POD é que você essencialmente vende arte. Isso significa que não é o costume de encontrar um problema e vendê-lo como uma solução. A arte é vista como um sentido emocional de expressão e sentimento de pertencer a algo.

É por isso que muitas das roupas POD têm grandes causas, como o apoio à cultura ou ao ativismo sem fins lucrativos. Além disso, celebridades, bandas de rock e marcas que vendem outros tipos de produtos podem se beneficiar de produtos POD que fazem seus fãs quererem mostrar sua lealdade.

O céu é o limite na direção do marketing. É por isso que criamos outros guias úteis que cobrem isso aqui, para que você possa verificá-los quando terminar este artigo.

Saiba como divulgar seus produtos com campanhas de marketing digital

Veja aqui este dois exemplos de lojas de impressão sob demanda

Agora que você sabe como começar, vamos ver o que outras lojas estão fazendo com seus negócios de impressão sob demanda que as tornam bem-sucedidas.

Um exemplo de loja de impressão sob demanda é a spreadshirt, que oferece a possibilidade de você colocar suas artes para vender no marketplace ( loja deles com centenas de artistas) e a possibilidade de você montar a sua própria loja com sua marca na spreadshirt.

Veja aqui as nossas lojas nestas duas plataformas:

• Loja Estúdio Dürer na Redbubble 

• Loja Estúdio Dürer na Spreadshirt

Impressão sob demanda: Perguntas frequentes para iniciantes

Antes de encerrarmos este artigo, vamos examinar rapidamente algumas perguntas-chave que as pessoas têm quando começam a imprimir sob demanda.

Quem sabe isso também responda a uma de suas dúvidas!

Como você consegue inspiração para os designs?

Como a qualidade dos seus designs e as ideias criativas são o que mais importa, faz sentido reunir a melhor inspiração na preparação.

Então, onde você procura inspiração? A maneira mais fácil e simples é usar o Google para pesquisar o segmento da arte relacionada. Isso pode ser tão simples quanto ‘desenhos de elefante’.

Outro exemplo  de onde encontrar boas ideias de inspiração é o Dribbble !

 

Existem toneladas de arte e estilos semelhantes por aí. É apenas uma questão de ser curioso, investir seu tempo e pesquisar por aí.

É importante notar que o mais óbvio é se inspirar nos concorrentes para ver o que está vendendo e o que não está. Embora não haja necessariamente nada de errado com isso, pode ser muito inspirador ou correr o risco de infringir direitos autorais .

A violação de direitos autorais é a proteção que o design não pode ser usado sem a permissão do proprietário. Isso ajuda você a fazer com que seu design não seja usado pela concorrência para obter ganhos.

Uma ótima maneira de obter inspiração para novos designs é combinar ideias que criarão algo novo. Outra maneira é usar desafios propositalmente, como usar apenas uma linha ou um tom de cor para colocar seus neurônios criativos em um exercício!

Como você lida com devoluções de produtos de impressão sob demanda?

Este provavelmente é o maior problema que você enfrentará, com o qual todos os dropshippers lidam. Ao mesmo tempo, o primeiro pensamento seria apenas segurar o produto e esperar que outra pessoa o compre e depois envie para ela.

Isso pode não acontecer, no entanto. O produto pode ser um projeto personalizado do filho de alguém que ninguém mais compraria. Isso significa que você está preso com um produto que está ocupando espaço e pode ter perdido dinheiro com o envio.

Nem tudo está perdido! Só porque você não pode vendê-lo, não significa que o produto deva ser imediatamente jogado fora. Existem outras maneiras criativas de redirecionar o produto devolvido.

Por exemplo, alguém pode usar uma camisa para fotos de mockups realistas. Muitas vezes, são melhores do que as fotos de modelo padrão porque são mostradas em um cenário do mundo real. Também torna mais fácil para o seu visitante se imaginar usando também!

Dependendo do produto, você também pode realizar um sorteio para que seus clientes e seguidores possam entrar fazendo algo como seguir o perfil do seu negócio no Instagram. Essas são apenas algumas das muitas ideias que você pode usar para seus produtos devolvidos para melhorar ainda mais o seu negócio, em vez de prejudicá-lo.

Portanto, você deve usar a impressão sob demanda?

A Impressão sob demanda é um método de negócio muito simples, então isso significa que muitas pessoas podem experimentá-lo com pouco risco. Mas isso é algo para você mergulhar com todo o esforço, afinal?

A resposta é que se trata de sua própria criatividade ou capacidade de levar seus produtos até  as pessoas interessadas. Então, o resto é basicamente marketing para o sucesso com seus projetos.

Você também tem mais controle sobre os produtos do que o dropshipping normal do AliExpress, pois seus designs serão originais e não podem ser reproduzidos pela concorrência.

Isso significa que é mais fácil construir uma marca na qual as pessoas acreditem que vai além da venda de produtos. 

Se você é um artista criativo, a resposta se resume a quanto tempo e esforço está disposto a investir nisso? Embora seja bastante rápido para colocar um negócio em funcionamento, sempre será uma confusão, a menos que você o trate como um negócio.

Na dúvida, coloque todo o seu esforço nos designs. Isso torna o marketing muito mais fácil porque há menos esforço para fazer as pessoas acreditarem em um design medíocre quando um design excelente pode se vender.

Conclusão

O dropshipping POD é uma maneira poderosa e útil de adicionar outra receita ao seu negócio ou de ser um negócio principal. As limitações são literalmente sua própria criatividade ao apresentar seu negócio e os designs que deseja usar com ele.

Embora o modelo encontre alguns solavancos no processo, todos eles são gerenciáveis. Além disso, com os custos iniciais são baixos, há muito poucos motivos para não experimentá-lo.

Então, o que você está esperando? Seu próximo movimento espera por você, clique no link abaixo e entre no mundo da impressão sob demanda.

 

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