O que é o formato de arquivo WebP?

O que é e quais são suas vantagens e desvantagens?

por webmaster

Desenvolvido pelo Google, o arquivo WebP é um formato de imagem moderno que permite uma compressão superior para imagens na web, permitindo que elas carreguem mais rápido sem comprometer a qualidade.

Ao contrário dos formatos tradicionais, como JPEG, PNG e GIF, o WebP suporta compressão sem perdas (qualidade perfeita) e com perdas (qualidade ligeiramente reduzida), juntamente com transparência e animação.

Essa versatilidade o torna uma opção atraente para uma ampla gama de conteúdo da web, desde ícones e gráficos simples até fotografias complexas e elementos animados.

Os prós do arquivo WebP

O fascínio do WebP reside em seus inúmeros benefícios. Principalmente, seus algoritmos de compactação eficientes podem reduzir significativamente o tamanho dos arquivos de imagem, levando a tempos de carregamento de página mais rápidos e melhor desempenho do site — um fator crítico na experiência do usuário e nas classificações de SEO.

Além disso, seu suporte para transparência e animação em um único formato agiliza o processo de web design, fornecendo uma solução completa para diversas necessidades visuais.

Os contras do arquivo WebP

No entanto, o caminho do WebP para a adoção generalizada é dificultado por vários obstáculos. O suporte ao navegador, embora aumente constantemente, ainda não é universal, deixando um segmento de usuários incapaz de visualizar imagens WebP sem mecanismos de fallback.

Além disso, a necessidade de ferramentas de conversão específicas e ajustes nos fluxos de trabalho existentes pode representar desafios para equipes e indivíduos acostumados aos formatos de imagem tradicionais.

Como converter imagens para WebP

Adotar o WebP envolve converter imagens existentes para esse formato, um processo facilitado por várias ferramentas e serviços. Aqui estão alguns métodos que você pode usar para integrar a conversão WebP em seu fluxo de trabalho, atendendo a diferentes preferências e requisitos.

Use um plugin WordPress

arquivo WebP

Se o seu site é construído com WordPress, a maneira mais fácil de converter as imagens do seu site é usar um plugin.

Há uma abundância de plugins gratuitos e premium disponíveis no WordPress que permitem converter imagens para WebP. Você pode usá-los para converter imagens existentes em seu site, bem como converter automaticamente novas imagens à medida que você as carrega.

Imagify (premium) e WebP Express (gratuito) são boas opções que valem a pena conferir.

Usando conversores on-line

cloudconvert

Os conversores on-line oferecem uma maneira rápida e fácil de converter imagens para WebP. Sites como CloudConvert e Zamzar permitem que você carregue arquivos JPEG, PNG ou GIF e os converta para WebP com apenas alguns cliques. Simplesmente:

  1. Visite o conversor on-line de sua escolha.
  2. Carregue o(s) arquivo(s) de imagem que deseja converter.
  3. Selecione ‘WebP’ como o formato de destino.
  4. Clique em ‘Converter’ e baixe o arquivo convertido uma vez pronto.

Usar o Adobe Photoshop ou o Affinity Photo

save webp af photo

As versões mais recentes do popular software de edição de fotos, incluindo Adobe Photoshop, Affinity Photo 2 e até mesmo MS Paint, agora suporta o formato WebP. Você pode usá-los para converter facilmente JPEG, PNG e outros formatos para o formato WebP.

Se você estiver usando uma versão mais antiga do Photoshop, a conversão de imagens para WebP é possível com a ajuda do plugin WebPShop.

Convertendo imagens WebP de volta para outros formatos

webp

Às vezes, talvez seja necessário converter imagens WebP de volta para formatos padrão, como por motivos de compatibilidade. Isso pode ser alcançado por meio de ferramentas semelhantes.

A maneira mais fácil é usar uma ferramenta on-line como o CloudConvert para converter as imagens WebP para outros formatos. Além de usar Photoshop, Affinity Photo 2 e outros softwares.

Você também pode usar extensões de navegador, como Salvar imagem como tipo, para baixar imagens WebP em outros formatos.

Leia também: Como otimizar imagens para Web

Dicas para trabalhar com WebP

  1. Use as ferramentas certas para conversão

Selecione uma ferramenta de conversão que atenda às suas necessidades. Os conversores on-line são convenientes para uso ocasional, enquanto o software dedicado ou as ferramentas de linha de comando podem ser melhores para conversões em massa ou integração ao seu fluxo de trabalho.

  1. Verifique a compatibilidade do navegador

Antes de se comprometer totalmente com o WebP, certifique-se de que os navegadores do seu público-alvo suportem o formato. Use soluções de fallback como o elemento ” em HTML para fornecer formatos alternativos para navegadores sem suporte.

  1. Otimize para qualidade e tamanho

Ao converter imagens para WebP, experimente as configurações de compactação para encontrar o equilíbrio certo entre o tamanho do arquivo e a qualidade da imagem. Mesmo pequenos ajustes podem levar a economias significativas na largura de banda e nos tempos de carregamento.

  1. Aproveite o WebP para todos os tipos de imagem

Aproveite a versatilidade do WebP, usando-o para imagens fotográficas e gráficas. Seus algoritmos de compressão eficientes têm um bom desempenho em diversos tipos de conteúdo.

  1. Utilize o WebP para animações

Considere substituir GIFs por WebP para animações. As animações WebP podem ser significativamente menores do que GIFs, com melhor suporte para cores e transparência alfa.

Conclusão

O WebP representa um avanço significativo na otimização de imagens da Web, oferecendo uma combinação de eficiência e qualidade que pode melhorar muito o desempenho da Web. Embora não seja isento de desafios, as vantagens do WebP o tornam uma consideração que vale a pena para qualquer projeto web.

Entendendo os prós e contras e utilizando as práticas recomendadas para conversão, você pode efetivamente aproveitar o WebP para melhorar os tempos de carregamento, a estética e a experiência geral do usuário do seu site.

Fonte: Designshack

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies