O que é identidade visual?
Uma identidade visual é um conjunto de elementos gráficos que representam e diferenciam uma marca.
Pode ser um logotipo, um pequeno elemento de um logotipo, uma paleta de cores, uma fonte exclusiva – ou qualquer combinação de todos esses elementos visuais de marca que tornam uma marca reconhecível.
Criar uma identidade visual reconhecível costumava ser uma prerrogativa de grandes marcas com grandes orçamentos. Graças aos canais digitais (mídias sociais, vídeo etc.), uma identidade visual é algo que toda marca pode e deve ter, pois ajuda seus clientes anteriores a reconhecê-lo e a se tornarem clientes recorrentes.
Criar uma identidade visual consistente e coesa é a chave para o marketing cross-channel. As pessoas que viajam de canal em canal e veem sua marca em todos os lugares finalmente começarão a reconhecê-lo e, com o reconhecimento, haverá mais confiança e engajamento.
Como a identidade visual é refletida na busca orgânica?
Historicamente, o Google adora marcas porque são fáceis de entender e mapear juntas (portanto, o Knowledge Graph é baseado em entidades, ou seja, marcas).
Há alguns anos, o Google também começou a apresentar marcas visualmente nas SERPs. Agora, as marcas podem realmente criar reconhecimento por meio de resultados de pesquisa orgânica.
Vejamos apenas um exemplo.
Vamos pesquisar o nome de uma marca primeiro: observe quantas imagens aparecem em diferentes seções de pesquisa nas SERPs, incluindo:
• O painel de conhecimento
• Carrossel do Twitter
• Miniaturas de imagens
• Carrosséis de imagens
• Miniaturas de vídeo, etc.
identidade visual e sua visibilidade nas SERPs do Google – exemplo da Home Depot
Os elementos visuais estão em todos os resultados de pesquisa de marca.
Agora, pesquisar por algo informativo, como [quarto à prova de som], traz um guia bem escrito sobre como fazer isso no Hubspot, e a melhor parte é que seu snippet de pesquisa inclui uma imagem bem marcada:
imagens em snippets de resultados de pesquisa
É quando um pesquisador pode reconhecer imediatamente os resultados da marca e clicar apenas porque parece familiar.
Como criar uma identidade visual consistente
A chave para construir uma identidade visual online é ser ativo e consistente.
Isso não significa viver em sites de mídia social. Significa usar a mídia social de forma estratégica e regular para divulgar mensagens visuais de marca que continuem lembrando seu público-alvo de sua marca.
De acordo com o Namify , são necessárias de cinco a sete impressões para que as pessoas se lembrem da sua marca.
Isso significa enviar sua mensagem visual para a mesma pessoa pelo menos 5 vezes antes de começar a parecer familiar.
Como isso pode ser alcançado?
Reutilize a mesma imagem em vários canais
Aplicativos como o Photoleap facilitam extremamente a criação de recursos visuais eficazes que podem ser usados em vários canais de mídia social. Você pode usá-lo para aplicar efeitos avançados ou pequenos retoques a imagens existentes ou usar o mecanismo AI integrado de texto para imagem para descrever qualquer visual que deseja ver e, em seguida, editar a partir daí.
Você pode encontrar inspiração na conta do Instagram da marca , que está repleta de imagens criativas que você pode criar usando o aplicativo:
exemplo de fotoleap
Depois de criar seu conceito, você pode encaixá-lo facilmente em vários canais de mídia social e até mesmo animá-lo, o que amplia ainda mais suas possibilidades, permitindo que você o use como Reels, curtas e até histórias.
Leia também:
A importância da marca.
Organize suas próprias imagens (e as de seus clientes)
Monitorar as avaliações de seus clientes e transformá-las em recursos visuais (imagens e vídeos) é uma ótima maneira de controlar o sentimento de sua marca e promover a identidade visual de sua marca por meio de conteúdo gerado pelo usuário.
Há muitas maneiras de abordar isso e você não precisa escolher uma vez. Experimente vários deles antes de criar sua própria estratégia de identidade visual baseada em UGC:
• Crie uma hashtag exclusiva e incentive seus clientes a divulgar seus comentários usando-a (em seguida, compartilhe novamente para atualizações e histórias de sua própria conta)
• Use os destaques para manter permanentes essas histórias voltadas para a marca
• Incorpore vídeos de 20 segundos em suas páginas de destino para aumentar as conversões
• Crie um concurso para recompensar os envios de fotos semanais/mensais dos clientes
• Transforme revisões de texto (do Google ou Yelp) em citações visuais
• Organize várias imagens e transforme-as em uma apresentação de vídeo (para publicar no Youtube e Facebook)
• Monitore as avaliações de seus concorrentes (ou colegas) para entender melhor que tipo de feedback eles geram e como eles reembalam e comercializam novamente para obter melhores resultados.
usando o conteúdo gerado pelo usuário (UGC) para criar uma estratégia de identidade visual para sua marca
Visualize tudo o que puder
Você precisa que seus ativos de marca sejam classificados para uma ampla variedade de consultas genéricas e direcionadas à marca para criar reconhecimento, uma sessão de pesquisa por vez. Isso inclui postar conteúdo visual no Twitter (que tem sua própria seção de carrossel nas SERPs) e no Facebook (que geralmente recebe snippets visualmente ricos).
Certifique-se de manter sua paleta de cores voltada para a marca para cada ativo que criar (veja o exemplo de SERP laranja acima), brinque com os elementos do logotipo e adicione marcas d’água em seus vídeos.
Considere (mas não se limite a) algumas ideias abaixo:
• Crie imagens originais para cada artigo que publicar (e reutilize essas imagens nas mídias sociais ao compartilhar seu link)
• Use táticas de otimização de imagem para garantir que suas imagens sejam classificadas nos resultados de pesquisa orgânica. Existem plugins de SEO que facilitam essa etapa.
• Incorpore vídeos em suas páginas de destino para gerar snippets ricos em vídeo em SERPs orgânicos
• Crie infográficos para visualizar guias de instruções ou tornar as etapas mais fáceis de seguir. Existem alguns plugins de visualização de dados para tornar isso mais fácil.
• Use ilustrações : um sistema de ilustração de marca é uma coleção de imagens com humor e estilo coesos que visualizam a promessa de uma marca.
Usar redirecionamento
O retargeting é uma ótima forma de atingir pessoas que já conhecem sua identidade visual e assim responderão melhor aos seus anúncios. O Google oferece anúncios dinâmicos de remarketing em sua rede de exibição. O Facebook é outra ótima plataforma de redirecionamento que facilita o contato com os visitantes anteriores do site e permite que eles continuem sua jornada de compra de onde a deixaram.
Conclusão
Construir uma identidade visual reconhecível leva tempo e esforço, mas vale a pena porque uma marca reconhecível traz conversões mais altas e mais vendas. Lembre-se de sua identidade visual ao planejar seu conteúdo e estratégia de marketing visual e você já está no meio do caminho! Tudo o que você precisa agora é de tempo e consistência. Boa sorte!