7 Ferramentas grátis de design gráfico para você usar em 2023

por webmaster

As tendências sugerem que o software e as ferramentas de design gráfico agora são essenciais para designers e não designers. Isso significa que criar designs gráficos impressionantes para seus sites, páginas de destino e plataformas de mídia social não é mais um debate – é um requisito.

O design gráfico está em constante evolução e tem um potencial surpreendente. Ele transformou a forma como nos relacionamos com nosso público por meio de recursos visuais e permite que as marcas explorem uma variedade de temas, tópicos e paletas de cores que redefinem nossas experiências virtuais e físicas.

ferramentas gratis de design grafico

O que são ferramentas e softwares de design gráfico?

Embora você possa não ver como o design influencia sutilmente seu cérebro e suas decisões, muito pensamento e trabalho foram feitos na grande maioria dos designs que você encontra, e esses designs foram feitos com ferramentas.

Uma ferramenta de design é um aplicativo de software ou plataforma que usa efeitos visuais e artísticos para melhorar o conteúdo. Os designers gráficos precisam de mais do que um dom ou habilidade para produzir arte visual. Para criar um trabalho atraente, eles devem usar ferramentas de design simples e avançadas para capturar suas intenções.

Aqui estão 7 ferramentas grátis de design gráfico para você usar nos seus layouts em 2023.

Existem muitas grandes ferramentas de design gráfico gratuitas que podem ajudá-lo a criar designs de qualidade profissional sem gastar um real. Aqui estão algumas das melhores opções para considerar o uso em 2023:

Canva: Esta ferramenta de fácil utilização oferece uma ampla gama de modelos, elementos de design e recursos para ajudá-lo a criar tudo, desde gráficos de mídia social até cartões de visita e currículos.

canva.com

GIMP: Este editor de imagens de código aberto é uma poderosa alternativa ao Photoshop, com uma ampla gama de características e capacidades.

gimp.org

Inkscape: Este editor de gráficos vetoriais é ideal para criar logotipos, ícones e outros gráficos escaláveis.

inkscape.org

Adobe Illustrator: Embora esta poderosa ferramenta de design gráfico não seja tecnicamente gratuita, a Adobe oferece uma versão experimental gratuita que você pode usar por um tempo limitado.

adobe ilustrator trial

Piktochart: Esta ferramenta permite que você crie infográficos de qualidade profissional usando uma variedade de modelos e elementos de design.

piktochart.com

Vectr: Este simples, mas poderoso editor gráfico vetorial é perfeito para criar logotipos, ícones e outros gráficos escaláveis.

vectr.com

Canva Pro: Canva Pro é uma versão paga da popular ferramenta de design gráfico, mas oferece ainda mais recursos e capacidades, incluindo a capacidade de carregar e usar suas próprias fontes e gráficos.

canva pro

Photopea: Photopea é um poderoso editor de imagens online que lhe permite criar e editar gráficos, imagens e documentos em diversos formatos, incluindo Photoshop (PSD), Illustrator (AI), e GIMP (XCF). Ele oferece uma ampla gama de recursos e capacidades, incluindo camadas, filtros, ferramentas de texto, e muito mais.

Um dos principais benefícios do Photopea é que ele é completamente baseado na web, de modo que você pode usá-lo em qualquer dispositivo com uma conexão de internet. Também é completamente gratuito, embora exista uma versão paga que inclui recursos e capacidades adicionais.

Suporte para uma ampla gama de formatos de arquivo, incluindo PSD, JPG, PNG, e mais.

Uma interface amigável que é similar ao Photoshop, tornando mais fácil para os usuários familiarizados com o Photoshop começar a usar.

Uma gama de ferramentas avançadas de edição, incluindo suporte a camadas, máscaras e filtros.

A capacidade de trabalhar com gráficos vetoriais, incluindo a capacidade de criar e editar formas e caminhos.

Uma gama de tutoriais e recursos para ajudar os usuários a começar e aprender mais sobre a ferramenta.

Em geral, Photopea é uma ótima ferramenta gratuita de design gráfico que vale a pena considerar se você estiver procurando um editor de imagens poderoso, porém de baixo custo.

photopea.com

Não importa qual ferramenta você escolha.

O importante ter uma ideia clara do que você quer criar e uma forte compreensão dos princípios e técnicas de design que o ajudarão a atingir seus objetivos. Com as ferramentas certas e um pouco de prática, você pode criar gráficos e desenhos surpreendentes que o ajudarão a se destacar da multidão.

Pontos importantes a levar em consideração: 

Aqui estão alguns pontos adicionais a considerar ao procurar as melhores ferramentas gratuitas de design gráfico:

Facilidade de uso: Algumas ferramentas de design gráfico têm uma curva de aprendizado íngreme, o que pode ser intimidante para iniciantes. Ao procurar uma ferramenta, considere se ela tem uma interface amigável e uma gama de tutoriais e recursos para ajudar você a começar.

Compatibilidade de arquivos: Se você planeja colaborar com outros designers ou trabalhar com clientes, é importante considerar os formatos de arquivo que a ferramenta suporta. Algumas ferramentas, como GIMP e Inkscape, suportam uma ampla gama de formatos de arquivo, enquanto outras, como Canva, são mais limitadas.

Capacidade de projeto: Diferentes ferramentas de design gráfico oferecem diferentes níveis de capacidades, por isso é importante considerar o que você precisa da ferramenta para fazer. Por exemplo, se você estiver procurando criar gráficos ou ilustrações complexas, você vai querer uma ferramenta com recursos e capacidades mais avançadas, como Adobe Illustrator ou GIMP.

Suporte móvel: Se você planeja projetar em movimento, você vai querer procurar uma ferramenta que tenha um aplicativo móvel ou que seja responsiva em dispositivos móveis. Muitas das ferramentas listadas acima, como o Canva e o Piktochart, oferecem versões móveis de seus softwares.

Suporte ao cliente: Se você se deparar com qualquer problema ou tiver dúvidas sobre o uso da ferramenta, é importante ter acesso ao suporte ao cliente. Algumas ferramentas, como a Canva, oferecem uma gama de opções de suporte, incluindo bate-papo ao vivo e suporte por e-mail.

Conclusão:

A melhor ferramenta gratuita de design gráfico para você dependerá de suas necessidades específicas e objetivos de design. Considerando os fatores acima, você pode encontrar uma ferramenta que atenda às suas necessidades e ajude a criar designs de qualidade profissional.

Veja também:

5 dicas para liberar toda sua criatividade

 

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies