Como a Inteligência Artificial vai mudar o design gráfico?

por webmaster

O futuro do design gráfico na era das máquinas.

A Inteligência Artificial (IA) tem perturbado o mundo como o conhecemos por muitas razões. Saiba como a IA está mudando o mundo do design gráfico neste artigo.

Não há como negar que a inteligência artificial (IA) é uma das maiores tecnologias da geração atual. Possui um enorme potencial em domínios como saúde, educação, manufatura, etc.

No entanto, para surpresa de todos, a IA também encontrou uma aplicação na área criativa. Por exemplo, os desenvolvedores de aplicativos móveis estão usando IA para criar uma melhor experiência de usuário de aplicativos móveis .

Há também uma ampla gama de softwares de design gráfico que utilizam IA para criar designs complexos. Então, estamos à beira da revolução da IA ​​no espaço de design gráfico?

O que é inteligência artificial?

A inteligência artificial é uma tecnologia projetada para ensinar habilidades cognitivas humanas aos computadores, permitindo que eles pensem como humanos e imitem o comportamento humano.

Isso se deve ao aprendizado de máquina: com o tempo, os algoritmos são expostos às grandes quantidades de dados que ingerem e processam. Esses dados treinam o algoritmo para identificar dados semelhantes no futuro, melhorando assim o desempenho da máquina.

Como resultado, as máquinas podem executar tarefas que normalmente requerem inteligência humana, julgamento humano e criatividade, como percepção visual, reconhecimento de fala, tomada de decisão e tradução de idiomas.

Ainda hoje, algumas tarefas de design que antes eram prerrogativas dos humanos podem ser assumidas pela IA. Vamos dar uma olhada nas diferentes maneiras pelas quais a inteligência artificial é usada no design e como ela afeta o design gráfico.

A inteligência artificial (IA) já está e ainda tem muito potencial de influenciar significativamente o campo do design gráfico nos próximos anos. Aqui estão algumas maneiras básicas pelas quais a IA vai impactar o campo:

Automatização de tarefas: A IA pode automatizar certas tarefas que atualmente são feitas manualmente por designers gráficos, tais como redimensionar imagens ou gerar projetos com base em certos parâmetros. Isto poderia levar a fluxos de trabalho mais eficientes para os projetistas, mas também poderia potencialmente levar ao deslocamento de trabalhos na indústria.

Geração de desenhos: AI pode ser usada para gerar desenhos com base em certos inputs, tais como um conjunto de cores ou um estilo específico. Isto pode ser útil para designers que têm pouco tempo ou que estão procurando inspiração. Entretanto, também pode levar a uma saturação de desenhos de aparência semelhante no mercado.

Melhoria dos fluxos de trabalho: A IA pode ser usada para analisar e otimizar os fluxos de trabalho dos projetistas, ajudando-os a completar tarefas de forma mais eficiente e eficaz.

Personalização de projetos: A IA pode ser usada para criar desenhos personalizados para os clientes com base em suas preferências e necessidades.

Qual o impacto da IA no design gráfico?

O design gráfico é um campo criativo e, tradicionalmente, as artes são consideradas o último bastião do trabalho exclusivamente humano. No entanto, há evidências crescentes de que a inteligência artificial (IA) desempenhará um papel importante no futuro do design gráfico. 

Enquanto alguns designers acreditam que a IA ainda não pode fazer seu trabalho, outros estão preocupados com a forma como a automação afetará suas carreiras nos próximos anos. 

Se você está preocupado com o que isso significa para seu próprio trabalho ou carreira, continue lendo: exploraremos o que a IA pode significar para designers gráficos agora e no futuro.

A IA já está sendo usada no design hoje

Você pode não perceber, mas a IA já está se infiltrando silenciosamente no mundo do design. 

Designers estão usando inteligência artificial para criar belas imagens de pessoas, animais e paisagens. 

Neste artigo, veremos como a IA está sendo usada no design hoje e o que o futuro reserva para os designers que desejam incorporar a IA em seu trabalho. 

De filtros inteligentes à geração de imagens realistas, a IA já está sendo usada no design atualmente.

Alguns Designers acreditam que o trabalho criativo não pode ser automatizado.

Eles argumentam que a IA não pode criar ideias originais, não pode ser inovadora e não possui o elemento humano necessário para o design. Dito isso, há muitos exemplos de IA criativa em ação:

Outros acham que a IA terá um grande impacto no futuro do Design Gráfico.

Há quem acredite que a IA terá um grande impacto no futuro do design gráfico. Aqui está o que eles têm a dizer:

  • Ela será usada para criar conteúdo. “A IA pode tornar mais fácil para as pessoas criarem conteúdo de forma rápida e eficiente, para que o foco possa estar na criação de experiências envolventes”, disse Adam Bunn, fundador da Graphite Digital.
  • Ela será usada para criar novos designs. “A IA não substituirá os designers, mas permitirá que eles tenham mais tempo para se concentrar no design, cuidando de tarefas repetitivas, como layout e tipografia”, disse Manu Joseph, proprietário/CEO da Graphicon Design Studio.
  • Ela será usada para tornar o design mais rápido sem sacrificar a qualidade ou a criatividade (se feito corretamente). “A ideia não é apenas acelerar o processo, mas melhorar sua qualidade, trazendo mais elementos humanos para ele – como opções de cores ou estética – enquanto mantém os processos baseados em máquinas no lugar”, disse Jim Coudal, CEO da Coudal Partners.

Isso tudo agora em dezembro de 2022 já é uma realidade, e a tendência é que esta realidade se popularize e aí sim teremos um ideias das transformações que a IA no design gráfico.

O que você pode fazer se estiver preocupado com seu trabalho?

Se você está preocupado com seu trabalho, a melhor coisa a fazer é começar a aprender novas habilidades. 

Você pode não ser capaz de programar, mas existem outras maneiras de aprender o básico (ou conceitos ainda mais avançados) de linguagens de programação como Python ou Ruby. 

Se a programação não for para você, existem muitos outros caminhos para desenvolver experiência nessa área.

Você também pode trabalhar em sua criatividade usando ferramentas de IA como Adobe After Effects e Photoshop; muitos designers usam esses programas há anos sem nenhum conhecimento real de como eles funcionam! 

Se você está preocupado em ficar para trás com a tecnologia, não fique – apenas continue praticando e fique por dentro de tudo!

Se tudo mais falhar e nenhuma dessas opções parecer atraente o suficiente ainda… então talvez seja hora de começar a pensar em algumas ideias para iniciar seu próprio negócio?

A IA pode um dia ser capaz de assumir algumas tarefas de Design Gráfico, mas não pode substituir totalmente um designer humano.

A IA não substitui a criatividade humana, mas pode ser usada para auxiliar em tarefas repetitivas e demoradas. 

A IA também pode ser usada para gerar ideias e conceitos. Embora um design gerado por IA possa não ter o mesmo apelo estético que um gerado por um designer humano, não há razão para que não funcione bem o suficiente para o seu negócio.

Não sabemos o que o futuro reserva, mas podemos ter certeza de que a IA terá um grande impacto no design gráfico. 

Por enquanto, você deve acompanhar as últimas tendências em inteligência artificial para estar preparado para aproveitar as novas oportunidades que surgirem à medida que elas surgirem.

Conheça O DALL-E 2

O DALL-E 2 é um novo sistema de inteligência artificial que processa prompts de texto em linguagem natural e os traduz em imagens altamente detalhadas que representam com precisão as solicitações de imagem.

Usando algoritmos de linguagem natural, o DALL-E pode desenhar vários objetos tridimensionais. Além disso, suas estruturas internas e externas podem compreender contextos e inferências e gerar imagens em vários estilos fotorrealistas.

O DALL-E pode até combinar coisas completamente não relacionadas em uma única imagem coerente. Mas o que é indiscutivelmente mais impressionante sobre isso é que sua compreensão de nossos comandos solicita essas imagens por meio de texto.

Se você quer uma imagem de uma capivara olhando para o pôr do sol, que está à distância no estilo de uma pintura surrealista, o DALL-E cobre essa e qualquer outra imagem que você possa imaginar.

O DALL-E 2 será capaz de aplicar cada um desses recursos a imagens existentes e com resultados de qualidade muito mais alta, criando um software de criação e edição de aparência atraente e simplificado.

O nível de detalhes que o DALL-E 2 pode criar é sem precedentes. Os usuários podem pensar em qualquer hora, lugar ou contexto e no conjunto de recursos ou atributos que desejam aplicar a uma imagem dele, escrevê-lo e o DALL-E 2 fornecerá rapidamente a ideia.

Para que vocês possam ter uma pequena ideia do que o DALL-E 2 pode fazer, eu com uma pequena descrição rápida e quase sem sentido criei essas imagens em questão de segundos! Isso mesmo segundos!

DALL·E 2022 12 19 16.34.41 A 3d rendered character in super colorful avatar style

“Um personagem 3d renderizado em estilo avatar super colorido”

DALL·E 2022 12 19 16.35.15 an oil painting portrait of a dragon wearing medieval royal robes and an ornate crown on a dark background

“um retrato a óleo de um dragão vestindo vestes reais medievais e uma coroa ornamentada sobre um fundo escuro”.

 inteligência artificial

Ou imagens como essa:Mural created with DALL·E 2. Credit: David Schnurr

Conclusão: o que os designers precisam considerar como o aumento das abordagens de tecnologia de IA?

A tecnologia de IA continua a se desenvolver rapidamente, facilitando o trabalho dos designers em um futuro próximo.

Graças a várias ferramentas baseadas em IA, os designers poderão trabalhar com todos os tipos de imagens, sejam elas de baixa ou alta qualidade.

Eles também não terão que perder tempo com tarefas trabalhosas e repetitivas, como remover o fundo, e terão a oportunidade de explorar ideias mais criativas com o mínimo de esforço.

Resumindo, a IA aumentará a produtividade dos designers e abrirá muitas novas oportunidades para eles.

Mas isso vai tirar o emprego do designer? A pergunta simples é não.

Embora a IA seja realmente uma ferramenta poderosa para geração, edição e ilustração de imagens, ainda é apenas uma ferramenta que precisa de um humano por trás dela para funcionar corretamente.

Os designers ainda precisam usar sua criatividade e habilidades de design thinking para criar novos conceitos e ideias que possam implementar.

De certa forma, pode-se dizer que o papel do designer pode mudar de criador para curador.

Leia também:

Design gráfico Arte criptográgica e NFTs.

 

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies