Design Gráfico Arte criptográfica e NFTs

por webmaster

Seja você um designer, um criativo, artista ou um colecionador, você pode se beneficiar dos NFTs (abreviação de Non-Fungible Tokens). Pense em um NFT como um certificado digital oficial que declara a verdadeira origem de uma determinada obra de arte, design ou colecionável.

O que é um NFT?

A arte criptográfica refere-se a peças de arte digital que são publicadas diretamente em um blockchain na forma de um token não fungível (NFT). Um blockchain é um tipo de livro digital que acompanha as transações, enquanto um NFT é um tipo de arquivo digital.

O mundo de qualquer coisa criptográfica pode ser difícil de descobrir para os não iniciados, mas não fungível refere-se essencialmente ao fato de o arquivo digital ser único e não pode ser substituído por outra coisa.

Exemplos comuns para explicar a ideia corretamente são autógrafos ou cartões comerciais únicos. Se você tentasse trocar um autógrafo de uma celebridade por outro, acabaria com uma assinatura diferente daquela com a qual começou. Mas se você quisesse trocar um bitcoin por outro, acabaria com a mesma coisa no final, porque os bitcoins são fungíveis.

A maioria dos NFTs faz parte da blockchain Ethereum. Ethereum é um tipo de criptomoeda – semelhante a bitcoin ou Litecoin – mas sua blockchain específica também suporta NFTs, que podem ser qualquer coisa, desde música a arquivos de videogame ou arte.

Tendo explodido em popularidade nos últimos meses, os NFTs são agora uma das tendências digitais e de design mais quentes do mundo.

Quando algo é mais difícil de encontrar – juntamente com uma forte demanda por isso – seu valor tende a disparar. Como tal, os NFTs podem ser um divisor de águas para criativos que procuram criar escassez em suas obras de arte exclusivas.

Continue lendo para descobrir exatamente o que os NFTs podem fazer pela sua carreira como artista.

NFT significa token não fungível. Em outras palavras, é um bem ou produto que não pode ser substituído por um item idêntico.

Para algo ser fungível em primeiro lugar, isso implica que há valor igual entre dois ativos do mesmo tipo. Sem se aprofundar muito na teoria econômica, é essencialmente um ativo que é mutuamente intercambiável com algo do mesmo tipo.

Vejamos um exemplo fácil de entender:

Pegue o conceito de uma nota de dólar. Quantas notas de dólar a casa da moeda federal imprimiu ao longo dos anos? Muitas para acompanhar. Elas são uma legião, e qualquer uma delas serve ao seu propósito tão bem quanto qualquer outro. Você pode pegar uma nota de dólar de 2005 e usá-la para comprar algo que valha exatamente US$ 1, assim como pegar uma nota de dólar de 2015 e usar essa nota para comprar algo por exatamente US$ 1.

1 dollar nft

Portanto, essas notas de dólar são consideradas fungíveis.

Como é o identificador exclusivo de um bem digital muito específico, um NFT é exatamente o oposto: serve como código de barras distinto para um ativo digital que não pode ser substituído.

É realmente um token digital, uma forma de criptomoeda – um tipo virtual de moeda em que as transações são mantidas e registradas por um sistema descentralizado que usa criptografia, em vez de ser emitido ou regulamentado por uma autoridade central, como um banco. Pense nesse token como apenas outra forma de criptomoeda, como as mais conhecidas, como Bitcoin e Ethereum. Obviamente, sua natureza não fungível o torna um corte acima de sua criptomoeda comum.

Como o NTF médio armazena informações adicionais – o identificador exclusivo mencionado acima – o token se destaca como mais do que apenas moeda. Uma definição ampla seria que significa praticamente qualquer coisa que possa ser armazenada digitalmente e a qual valor real possa ser atribuído.

Aqui estão apenas alguns exemplos de vários tipos deste não fungível:

  • Arte digital
  • Colecionáveis digitais (colecionáveis esportivos)
  • Objetos físicos
  • Arquivos de música (MP3s)
  • Imagens (JPEG)
  • Vídeos
  • Objetos do mundo real (como arte que você pendura na parede, sapatos, veículos etc.)
  • Objetos virtuais em jogos de computador e vídeo (como skins, moedas, armas, desbloqueáveis)
  • Terra virtual

NFTs e arte criptográfica ganharam popularidade nos últimos meses com uma série de peças de alto perfil e alto valor

Mas o que os designers devem prestar atenção?

art of cyber security

Arte da Cibersegurança – Governo, de Brendan Dawes

“Vou para a Disney World”, disse Mike Winkelmann no início do mês de março de 2021, após o fechamento dos lances de seu trabalho de colagem digital leiloado na Christie’s de Nova York.

Vendido por US $ 69 milhões (£ 49,5 milhões), Everydays:The First 5000 Days rendeu ao seu criador – que fica online pelo nome Beeple – mais do que algumas viagens ao Magic Kingdom.

A recente venda de Winkelmann estabeleceu o recorde para o crescente mercado de vendas de arte de tokens não fungíveis (NFTs). Quanto tempo The First 5000 Days permanecerão no primeiro lugar é desconhecido. Se os preços crescentes dos leilões e as vendas recordes de vendas forem alguma coisa, em breve poderá ser eclipsado por outra peça.

Mas o que são NFTs e os designers devem prestar atenção ao que está acontecendo no mercado de arte criptográfica?

O que há de tão especial nos NFTs que virou essa febre no mundo inteiro?

Muitas pessoas – especialmente aquelas dispostas a gastar milhões de dólares e euros em jpegs – veem as NFTs e a arte criptográfica como uma extensão moderna das coleções de arte tradicionais.

BlackMambasRevenge

Black Mamba’s Revenge, by Brendan Dawes

Embora você possa clicar com o botão direito do mouse e salvar quantas quiser, com NFTs, apenas uma pessoa pode realmente possuir qualquer obra de arte.

NFTs funcionam como qualquer outro ativo especulativo, onde os colecionadores compram coisas e esperam que elas valorizem. Os primeiros meses de 2021 viram um número crescente de compradores especulativos trazendo arte criptográfica para nossa consciência coletiva online.

NFTs significam muito dinheiro para os designers. Na esteira dos desafios da pandemia, pessoas como o designer gráfico e artista britânico Brendan Dawes acham que isso é algo que devemos comemorar.

Dawes entrou no mercado NFT em julho de 2020. Seu primeiro NFT – uma chama abstrata que usa IA para visualizar a cena final da batalha em Kill Bill Vol. Um chamado Black Mamba’s Revenge – vendido em uma hora.

Monochromatico

Monochromatic, by Brendan Dawes

De acordo com Dawes, vender seu trabalho como um NFT permite que ele aproveite sua criatividade de uma nova maneira. Embora ele tenha muitos relacionamentos bons e duradouros com os clientes, fazer arte criptográfica é diferente, disse ele.

“É uma sensação muito boa poder ganhar dinheiro com sua própria criatividade e direção sem ser instruído a fazer nada”, disse ele.

Depois de lançar seu primeiro NFT no verão, a série seguinte de Dawes esgotou. Ele também foi contatado pela Nifty Gateway, um mercado exclusivo de arte criptográfica, para lançar dois “drops” – coleções por tempo limitado que se esgotariam rapidamente.

“Meu primeiro lançamento esgotou em 60 segundos e o segundo em cinco minutos”, disse ele. Ele está atualmente trabalhando em seu terceiro lançamento, que será lançado em maio. “Eles saíram por volta da meia-noite no Reino Unido e toda vez que minha esposa e eu ficávamos na cama com nosso laptop, pensando: ‘aqui vamos nós!’”

Além disso, Dawes diz que trabalhar com NFTs o apresentou a pessoas que ele de outra forma não teria sido capaz de atender. Uma série de colaborações interessantes, diz ele, está em andamento.

artofcybersecurity banking

Art of Cybersecurity – Banking, by Brendan Dawes

Como designers gráficos podem usar NFTs

Como designer gráfico, você está interessado em criar escassez nos bens digitais que você cria, porque quanto mais escasso algo é, mais valioso é quando é vendido.

Com um token como esse, você basicamente pode criar uma escassez tão bem-vinda em seu ativo digital, porque quando você o produz, o blockchain registrará seu token de arte como “real”. Como bônus, você também pode acompanhar as vendas futuras de seus ativos gráficos e compartilhar o valor criado no futuro. Já temos esse conceito: royalties.

No entanto, no caso insubstituível, as coisas são mantidas e coordenadas automaticamente por meio do livro blockchain, independentemente do envolvimento de terceiros. Como resultado, graças à configuração descentralizada do blockchain, você, o artista, receberá automaticamente royalties por cada venda.

Compare isso com o comércio de arte do mundo real. Por exemplo, quando uma obra de arte tangível é vendida, o artista normalmente não recebe nenhuma receita adicional de vendas futuras.

galeria de arte tradicional
Conceito de galeria de arte antiga contendo galeria de arte, galeria e exposição em pinturas

Essencialmente, os NFTs fornecem controle sobre suas criações digitais e contratos inteligentes, que são contratos autoexecutáveis ​​em que os termos do acordo são imediatamente escritos em linhas de código e tudo o que está contido neles “vive” na rede blockchain.

Por outro lado, para seus clientes, também há benefícios. O sistema blockchain elimina a necessidade de os colecionadores contratarem especialistas caros para verificar a legitimidade da obra de arte específica em que estão interessados. O identificador – seu código de barras digital, se preferir – garante que é original.

Como resultado, os compradores e colecionadores interessados ​​podem rastrear rapidamente os tokens não fungíveis até sua fonte. E porque estabelece a escassez digital dessa maneira, o token consegue despertar o apetite de um colecionador entre os compradores, algo que o mundo digital ofereceu apenas recentemente.

Esperamos ter estimulado seu espírito empreendedor para fazer um NFT funcionar para você e suas aspirações de vendas digitais.

Leia também:👉 Como fazer e vender um NFT

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies