Como fazer e vender um NFT

por webmaster

Como fazer e vender um NFT 11

(Image credit: Beeple/Christie’s)

Como fazer e vender um NFT é algo que muitos artistas e designers estão se perguntando agora, devido aos preços incríveis que algumas peças de arte NFT conseguiram em leilões. Os (NFTs) Tokens Não Fungíveis são a tendência mais recente a chegar ao mercado de arte, e alcançaram grande sucesso, com até mesmo a Christie’s realizando leilões de arte NFT envolvendo quantias astronômicas de dinheiro. 

As opiniões são divididas sobre se a arte criogênica é uma moda passageira ou uma tendência que veio para ficar, mas você pode estar se perguntando se é hora de observar e explorar como fazer um NFT e como vender um NFT por conta própria. Nesse caso, você está no lugar certo. Este artigo irá guiá-lo através do processo de criação de um NFT de sua arte original até a venda de um NFT por meio de um leilão online.

Primeiro, devemos fazer uma pequena verificação da realidade, no entanto. Sim, algumas artes NFT foram vendidas por preços que podem parecer loucura. Beeple’s Everydays – The First 5000 Days ainda detém o recorde até agora, após arrecadar $ 69 milhões na Christie’s em março de 2021 e o trabalho de Beeple continua a ser vendido por preços incríveis. Seu vídeo cinético digital / físico em evolução híbrida Human One (foto acima) foi vendido por US $ 29 milhões em novembro. Mais de uma dúzia de NFTs arrecadou mais de $ 1 milhão e várias dezenas mais têm centenas de milhares (encontre mais exemplos em nossa seleção da  melhor arte de NFT ).

No entanto, os preços alcançados por Beeple ou por NFTs colecionáveis ​​como aqueles nas coleções Bored Ape Yacht Club e CryptoPunks são ocorrências relativamente raras. Além do mais, a realidade é que há uma ampla gama de taxas envolvidas se você deseja gerar, manter e vender um NFT. Isso pode consumir uma grande parte dos lucros de qualquer venda ou até mesmo tirar seu bolso, dependendo de quanto você consegue vender seu NFT. Recomendamos que você leia esse excelente artigo esclarecedor sobre o que são NFTs  para garantir que esteja totalmente informado sobre o que os NFTs envolvem antes de mergulhar, mas se você estiver pronto para tentar a sorte, leia nosso guia passo a passo para saber como fazer e vender um NFT.

Como fazer e vender um NFT

Como fazer e vender um NFT 10

Paris Hilton listou seu icônico Crypto Queen à venda no site de leilões da NFT Nifty Gateway (Crédito da imagem: Nifty Gateway / Paris Hilton)

A primeira coisa a fazer para fazer uma NFT é escolher uma plataforma NFT na qual você vai poder criar e vender sua NFT, bem como uma carteira de pagamento, que você precisará usar para pagar taxas – e receber o pagamento, se você tiver sorte o suficiente para vender seu NFT.

Existem muitas plataformas online através das quais você pode fazer e vender NFTs. Plataformas de leilão NFT populares incluem OpenSea, Rarible, SuperRare, Nifty Gateway (usado por Paris Hilton para leiloar seu curioso Crypto Queen NFT, foto acima), Foundation, VIV3, BakerySwap, Axie Marketplace e NFT ShowRoom. As plataformas de pagamento NFT também são abundantes, com opções populares, incluindo Coinbase, MetaMask, Torus, Portis, WalletConnect, MyEtherWallet e Fortmatic. 

Apenas para fins ilustrativos, neste guia vamos demonstrar o processo envolvido na fabricação e venda de um NFT usando a plataforma NFT Rarible e a plataforma de pagamento criptomoeda MetaMask. Observe que isso não é uma sugestão de que qualquer um desses seja o melhor serviço a ser usado. Você pode considerar o uso de qualquer uma das plataformas mencionadas acima e muito mais. O processo geralmente será semelhante, mas sugerimos sempre verificar o mais de perto possível as taxas que serão cobradas (mais sobre isso mais tarde).

1 – Compre algumas criptomoedas

Como fazer e vender um NFT 8

A maioria das plataformas usa a criptomoeda Ethereum, Ether (Crédito da imagem: Ethereum)

A primeira coisa a estar ciente é que todas as plataformas de leilão NFT mencionadas acima vão querer pagar adiantado para ‘cunhar’ sua NFT, transformando sua arte em um token não fungível que você pode vender. Geralmente, eles querem pagar em criptomoedas, portanto, antes de ter a chance de ganhar alguma criptomoeda, você precisará comprar alguns para cobrir as taxas. A maioria das plataformas cobra suas taxas em Ether (abreviado como ETH), a criptomoeda nativa da plataforma de blockchain de código aberto Ethereum, que é onde os NFTs foram lançados pela primeira vez.

Se você já possui algum ETH, precisará ter certeza de tê-lo em uma carteira digital, que precisará ser conectada à plataforma NFT escolhida para poder fazer (e receber) pagamentos. Se precisar comprar algum, existem muitas bolsas de criptomoedas para fazer isso, mas a opção mais rápida e fácil geralmente é comprar o ETH diretamente com sua carteira digital de escolha.

Como mencionamos, existem muitas opções para isso, mas para ilustrar o processo, usaremos o MetaMask , que está disponível como uma extensão do navegador e um aplicativo móvel. Se você preferir usar outro serviço, ou se você está familiarizado com carteiras digitais e já possui uma, vá direto para a etapa 4 , caso contrário, falaremos sobre como configurar sua carteira e comprar ETH na próxima etapa.

2 – Crie uma carteira digital para pagar pelo seu NFT

Para criar uma carteira digital na MetaMask, você precisará ir ao seu site e clicar no botão azul ‘Download’ no canto superior direito. Como estamos usando um computador desktop, escolheremos a opção de instalar a extensão do navegador, mas também há um aplicativo móvel.

Como fazer e vender um NFT 6

O site da MetaMask (Crédito da imagem: MetaMask)

Você será solicitado a confirmar que deseja ‘criar uma nova carteira e frase inicial’. Não se preocupe muito com o que significa ‘frase semente’ (é basicamente uma lista de palavras que armazena informações de blockchain). Diga que sim, então é simplesmente uma questão de concordar com os termos, criar uma senha e seguir algumas medidas de segurança, então você terá sua conta configurada.

3 – Adicione um pouco de criptomoeda à sua carteira

Como fazer e vender um NFT 9

A visão da conta MetaMask (Crédito da imagem: MetaMask)

Depois de configurar sua carteira MetaMask, ou qualquer carteira digital, você precisará adicionar um pouco de ETH a ela. Se você ainda não possui um ETH, você precisará comprar alguns agora, então clique no botão ‘Comprar’ e selecione a opção ‘Comprar ETH com a Wyre’. Você será levado a uma tela onde poderá usar o Apple Pay ou um cartão de débito para comprar ETH. Observe que se você preferir não gastar nenhum dinheiro ainda, pode deixar este estágio para mais tarde; só requer um pouco mais de atenção (verifique as taxas da plataforma NFT escolhida para saber quanto você precisa comprar).

O jargão envolvido no mundo da criptomoeda pode torná-lo bastante assustador, mas comprar moeda é, na verdade, muito fácil de fazer. Esteja ciente de que, como o bitcoin e muitas outras criptomoedas, o valor do Éter pode flutuar enormemente. Somente em 2021, o preço de 1 ETH passou de menos de US $ 1.000 para cerca de US $ 4.700 no momento em que este artigo foi escrito, com muitos altos e baixos no caminho. É perfeitamente possível que o preço da moeda oscile várias centenas de dólares americanos em apenas algumas horas.

 4 – Conecte sua carteira a uma plataforma NFT

A maioria das carteiras digitais funcionam de maneira semelhante. Seja qual for a escolhida, você precisará conectá-la à plataforma NFT que usará para criar seu NFT. Para fins ilustrativos, estamos usando o Rarible, mas existem muitas outras plataformas NFT para escolher e o processo geralmente será semelhante ao que descrevemos abaixo.

Como fazer e vender um NFT 7

Rarible é um de vários mercados de colecionáveis ​​digitais (Crédito da imagem: Rarible)

Vá para Rarible.com (mostrado acima). No canto direito da tela, há um botão que diz ‘Conectar carteira’. Clique aqui, e na próxima tela, você será questionado sobre o seu provedor de carteira, que é o nosso caso é MetaMask. Um pop-up dará a você a opção de conectar sua carteira ao Rarible. Clique em ‘Avançar’ e em ‘Conectar’, aceite os termos de serviço e confirme que você tem mais de 13 anos.

 5 – Faça upload do arquivo que deseja transformar em um NFT

Como fazer e vender um NFT 3

A tela para enviar um arquivo para o Rarible (Crédito da imagem: Rarible)

Agora que você tem uma carteira conectada à ETH para fazer o pagamento, você está pronto para criar um NFT. No site Rarible, clique no botão azul ‘Criar’ no canto superior direito. Em seguida, você terá opções para criar um trabalho único ou para vender o mesmo item várias vezes. Neste exemplo, vamos optar por ‘Único’. Agora você precisa carregar o arquivo digital que deseja transformar em um NFT. Rarible aceita arquivos PNG, GIF, WEBP, MP4 e MP3, até 30 MB de tamanho.

Como fazer e vender um NFT 5

A ‘arte’ que transformaremos em um NFT (Crédito da imagem: Rarible)

Para ilustrar, criamos uma obra de arte ironicamente horrível, inspirada na polêmica arte do metrô de Londres de David Hockney . Carregue seu (de preferência muito melhor) arquivo digital e, à direita, você verá uma prévia de como sua postagem NFT ficará. 

Você sabe o que é impressão sobre demanda POD?

 6 – Configure um leilão para o seu NFT

Como fazer e vender um NFT 2

Escolha as configurações para o seu leilão (Crédito da imagem: Rarible)

Na próxima parte do formulário, você precisará escolher como vender sua arte NFT. Existem três opções. ‘Preço fixo’ permite que você defina um preço e venda seu NFT instantaneamente (como a opção ‘Compre agora’ no eBay). A opção ‘Leilão ilimitado’ permitirá que as pessoas continuem a fazer lances até que você aceite um. Por fim, o ‘leilão cronometrado’ é um leilão que dura apenas um tempo determinado. Essa é a opção que escolheremos como exemplo.

Isso nos leva à parte mais complicada: escolher um preço mínimo. Venda seu NFT muito barato e as taxas enormes irão engolir seu lucro, possivelmente até saindo do bolso. Definiremos nosso preço em um ambicioso 1 ETH (atualmente US $ 4.700) e daremos às pessoas sete dias para fazerem lances.

Em seguida, você terá a opção de ‘Desbloquear após a compra’. Isso dá a você a chance de fornecer ao seu eventual comprador uma versão completa e em alta resolução de sua arte e / ou material adicional por meio de uma página da web secreta ou link para download. Abaixo está a opção mais confusa, intitulada ‘Escolher coleção’. Esta é uma questão muito técnica sobre como o blockchain é configurado. A opção padrão aqui é ‘Rarível’ e recomendamos deixá-la assim.

7 – Adicione uma descrição para vender seu NFT

Como fazer e vender um NFT 1

Adicione uma descrição para sua peça (Crédito da imagem: Rarible)

Agora você pode adicionar um título e uma descrição à sua listagem. Para maximizar a chance de venda de seu NFT, você deve reservar um tempo para pensar sobre isso. Em seguida, você deve considerar que porcentagem dos royalties deseja reivindicar em qualquer revenda de sua arte no futuro. 

Novamente, este é um ato de equilíbrio, já que uma porcentagem mais alta renderá mais dinheiro por venda no longo prazo, mas também impedirá que as pessoas revendam sua arte em primeiro lugar, pois será menos provável que tenham lucro para si mesmos. Finalmente, existe um campo opcional para adicionar as propriedades do seu arquivo. Com isso completo, você está quase pronto. 

 8 – Pague a taxa de listagem para vender seu NFT (mas esteja avisado!)

Como fazer e vender um NFT 4

Tela de pagamento da Rarible (Crédito da imagem: MetaMask)

Clique em ‘Criar item’ e você será convidado a conectar-se com sua carteira para pagar a taxa de listagem. Se você não tiver fundos suficientes em sua carteira, não se preocupe: não será necessário começar de novo. Basta clicar no ícone de carteira no canto superior direito da tela e você terá a opção de adicionar fundos diretamente no Rarible. 

Antes de fazer isso, apenas uma palavra final de advertência. A taxa de listagem pode parecer baixa: em nosso caso, resultou em apenas $ 5,91 em dólares americanos. Mas este é apenas o começo. Antes de prosseguir, você terá que concordar com uma taxa adicional para realmente gerar seu NFT, que em nosso caso teria sido o equivalente a $ 42,99 em ETH. Se alguém realmente comprar o seu NFT, você terá que pagar uma taxa de comissão sobre a venda do NFT, mais uma taxa de transação para transferir o dinheiro da carteira do comprador para a sua. Em nossa opinião, nada disso estava muito claro no site do Rarible na época em que o testamos.

Adoraríamos ser capazes de explicar, de forma clara e simples, como calcular o custo potencial de criação e venda de um NFT, mas a natureza confusa da tecnologia blockchain, as grandes flutuações nos valores das criptomoedas e a falta de transparência nas próprias plataformas tornar isso uma tarefa impossível. Na verdade, você precisa assumir o risco e esperar para ver quanto será cobrado no geral se fizer uma venda, e esperar que ainda assim saia com lucro.

Fonte: Creativeblog

 

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies