A maneira mais fácil de fazer isso é realizar uma auditoria de SEO.
Normalmente, as auditorias de SEO podem levar dias, senão semanas, para serem concluídas e acabam custando muito dinheiro gasto em ferramentas ou profissionais para lidar com elas para você. Mas, com as ferramentas certas (e este guia), você está prestes a aprender como realizar uma auditoria de SEO que leva horas, não semanas, não requer nenhum conhecimento técnico avançado e é totalmente gratuita.
O que é uma Auditoria de SEO?
A otimização do mecanismo de pesquisa é complicada.
Envolve manter seu site, conteúdo e a tecnologia que o alimenta em conformidade com os algoritmos de classificação do mecanismo de pesquisa e seus caprichosos requisitos. O pior é que você pode fazer quase tudo certo, mas se esquecer de uma coisa que acabará atrapalhando seu crescimento.
Uma auditoria de SEO é um processo no qual você realiza verificações rigorosas de certos fatores que afetam a capacidade do seu site de gerar tráfego e procede a ajustes posteriores.Ao realizar auditorias de SEO regularmente, você pode garantir que todos os aspectos do seu site que afetam o SEO estejam funcionando conforme o esperado e que seu site continue gerando tráfego de pesquisa.
Por que uma auditoria de SEO é necessária?
No campo da engenharia, há um ditado comum que diz:
“Se você não pode medir, não pode melhorar.”
A mesma filosofia se aplica ao SEO. Se você não tem um método para acompanhar seus esforços de SEO, como pode saber se o que está fazendo está funcionando?
Para começar a avaliar seus esforços, você deve começar com uma linha de base que, neste caso, será o estado atual do seu site como resultado do trabalho que você tem feito até agora. A realização de uma auditoria de SEO fornecerá as informações necessárias que permitirão que você desenvolva seus esforços existentes e configure seu site para o sucesso.
Em geral, você deve concluir uma auditoria de SEO a cada trimestre ou conforme vê alterações (positivas e negativas) em seu tráfego, para poder acompanhar o que pode ter causado essas alterações e por que esse é o caso.
Como realizar uma auditoria de SEO
Como mencionamos anteriormente, o SEO é um processo complicado com muitas partes móveis – caso contrário, não seria uma indústria que se aproximasse da marca de US$ 80 bilhões. Portanto, embora alguns dos testes em uma auditoria de SEO possam ser feitos manualmente, ter uma ferramenta o coloca em vantagem e economiza muito tempo. Para mostrar como você pode realizar um SEO sozinho, usaremos o Rank Math para WordPress
(plug-in de SEO para WordPress), porque o Rank Math permite automatizar um grande número de tarefas demoradas e realizar uma auditoria abrangente de SEO do seu site com apenas um clique. No entanto, se você (por algum motivo maluco!) Não estiver usando o plug-in Rank Math WordPress, também abordaremos outras maneiras pelas quais você mesmo pode fazer os testes.
Para executar uma auditoria de SEO em seu site com o plug-in Rank Math WordPress, você pode navegar para Rank Math > SEO Analysis conforme mostrado abaixo:
É possível também utilizar o Analisador de SEO do Rank Math publicamente online aqui, o que é uma alternativa se você ainda não estiver usando o Rank Math em seu site.
Então, sem mais delongas, vamos direto ao assunto.
1 Verifique se o seu site está usando um único URL
Dependendo de como você configurou seu site, tanto a versão www quanto a versão não www podem estar acessíveis. Isso significa que seu site pode ser acessado a partir dos dois URLs a seguir:
https://www.seuwebsite.com.br
https://seuwebsite.com.br
Idealmente, ele só deve ser acessível a partir de um dos itens acima – o que significa que, se alguém tentar acessá-lo a partir da versão www , por exemplo, ele será redirecionado automaticamente para a mesma página na versão não-www (ou vice-versa ).
Isso é importante porque, se o seu site for acessível em ambas as versões, o Google (e outros mecanismos de pesquisa) poderá indexar ambas as versões do seu site, o que pode resultar em problemas de conteúdo duplicado.
Se você fez a escolha inteligente de conduzir esse SEO usando o Rank Math, o plug-in permite que você verifique se seu site tem esse problema e relata o status no Relatório de auditoria de SEO.
Se você preferir verificar isso manualmente, tente acessar seu site usando as versões www e sem www e veja se ambas acabam levando você para uma das versões, caso em que o redirecionamento já foi configurado corretamente.
Como corrigir a canonização? (Corrija o problema de www e sem-www )
Se o seu site estiver acessível nas versões www e não www , existem algumas soluções possíveis que você pode implementar para resolvê-lo. A solução mais comum será verificar se você especificou a URL correta dentro do WordPress.
Se o seu site estiver acessível e exibir o mesmo conteúdo nas versões www e não www , existem algumas maneiras possíveis de resolver esse problema.
A primeira coisa mais comum que você deve verificar é se especificou o endereço correto do WordPress (URL) em Configurações do WordPress > Geral. Conforme mostrado abaixo, aqui você verá qual variação da URL do seu site foi definida como padrão no WordPress.
Em alguns casos, a opção de editar a URL pode estar indisponível (esmaecida). Se este for o caso do seu site, não se preocupe, isso significa apenas que a configuração foi codificada no arquivo wp-config.php do seu site . As configurações dentro do arquivo wp-config.php substituem as configurações na área de administração do WordPress, que é o que faz com que a configuração fique indisponível.
Se suas configurações estiverem esmaecidas, você terá que editar o arquivo wp-config.php diretamente para fazer alterações em seu URL. Use seu cliente FTP preferido para acessar seu servidor e, em seguida, edite o arquivo. As regras que você procura no arquivo wp-config.php são as seguintes:
define(‘WP_HOME’,’http://seudominio.com.br’);
define(‘WP_SITEURL’,’http://seudominio.com.br’);
Ao encontrá-los, certifique-se de alterar os valores para o URL desejado e salve o arquivo.
Depois de alterar o URL, você também deve redirecionar todos os seus URLs antigos para os novos URLs. Para fazer isso, acesse seu arquivo .htaccess e adicione o seguinte trecho de código a ele:
RewriteEngine On
RewriteCond %{HTTP_HOST} ^yourdomain.com [NC]
RewriteRule ^(.*)$ http://www.yourdomain.com/$1 [L,R=301]
Na maioria dos casos, se você não tiver certeza de como cuidar disso sozinho, entre em contato com seu provedor de hospedagem e encaminhe-o para esta etapa deste tutorial e eles (provavelmente) ficarão mais do que felizes em cuidar disso para você.
Certifique-se de substituir ‘seudominio.com.br’ pelo seu domínio real (obviamente). Além disso, no exemplo acima, a versão não www está sendo redirecionada para a versão www . Se você está tentando fazer o oposto e prefere a versão não www , use o seguinte código:
RewriteEngine on
RewriteCond %{HTTP_HOST} ^www\.yourdomain\.com [NC]
RewriteRule ^(.*)$ http://yourdomain.com/$1 [L,R=301]
Novamente, se isso não for algo que você se sinta confortável em modificar por conta própria, entre em contato com seu host e informe o que você está tentando fazer.
2 Verifique se o seu site está usando um certificado SSL
Quando instalado, um certificado SSL ( S ecure S ocket L ayer) garante que toda a comunicação entre o usuário e seu site seja criptografada e, portanto, protege todas as informações que estão sendo transferidas, tornando-as menos suscetíveis a hackers. Tornou-se um padrão para sites que coletam qualquer tipo de informação pessoal (especialmente sites que processam pagamentos) porque é importante que os dados estejam seguros.
Além das vantagens no quesito segurança, buscadores como o Google passaram a valorizar também a importância de um certificado SSL devidamente configurado e, por isso, passaram a utilizá-lo como fator de ranqueamento.
O Rank Math SEO para WordPress também verifica se o seu site está usando um certificado SSL e relata o status no Relatório de auditoria de SEO.
Para verificar manualmente se o seu site está configurado corretamente com um certificado SSL , basta olhar para o URL. Se o URL do seu site começa com https , você está usando SSL. Se o URL começar com http, você não está usando SSL.
Veja como ficará no navegador Google Chrome:
E se o seu site não estiver usando um certificado SSL?
Dica Profissional: Se você ainda não está fazendo isso, recomendamos que você instale um certificado SSL, pois ele mantém os dados de seus visitantes seguros, inspira confiança e garante que o Google não penalize seu site nos resultados de pesquisa.
A boa notícia é que é fácil e gratuito obter um certificado SSL. Empresas como a Let’s Encrypt oferecem certificados SSL gratuitamente.
TL;DR: Certifique-se de ter um certificado SSL instalado em seu site e também certifique-se de que a versão não segura (a versão HTTP) do seu site seja redirecionada para a versão segura (https) .
3 Verifique as configurações de visibilidade do WordPress
Quando seu site ainda está sendo desenvolvido, você não deseja que nenhum mecanismo de pesquisa rastreie e indexe seu site – pois o conteúdo provavelmente estaria incompleto e o design do site não seria o ideal. O WordPress entende isso e tem uma opção integrada para desencorajar os mecanismos de pesquisa de indexar seu site. Você encontrará a opção em Configurações do WordPress > Leitura.
Como o WordPress permite ativar essa configuração durante o processo de configuração, você pode esquecer de desativá-la quando o site estiver pronto.
Quando você realiza uma auditoria de conteúdo com Rank Math SEO para WordPress, ele detecta automaticamente se essa configuração foi acidentalmente deixada em . Você o verá na seção SEO básico …
Se você esqueceu de desligar isso quando seu site estava pronto para ser indexado e disponível para leitores/visualizadores, faça-o imediatamente para notificar os mecanismos de pesquisa de que eles podem começar a indexar seu site o mais rápido possível!
4 Verifique sua Estrutura Permalink dentro do WordPress
A estrutura do Permalink é o que determina como o WordPress criará as URLs para as postagens que você criar. Há duas coisas a considerar ao escolher sua estrutura de permalink preferida para o seu site:
- A estrutura do URL
- A própria URL
Embora existam várias maneiras de estruturar a URL, a estrutura de URL mais simples e eficaz é seuwebsite.com/blog/post-name.
Durante uma análise de SEO, o Rank Math para WordPress verifica para garantir que sua estrutura de URL seja ideal.
Você também pode verificar sua estrutura de URL manualmente abrindo qualquer uma de suas postagens e verificando o formato da URL.
Depois, há o permalink real em si. Quando você cria uma nova postagem ou página, o WordPress cria automaticamente um título para ela, mas isso tende a ser muito longo, o que não é ideal do ponto de vista de SEO.
O Google e outros mecanismos de pesquisa preferem títulos mais curtos, pois não são truncados e transmitem de forma concisa o assunto da postagem. URLs mais curtos também são preferidos pelos usuários e demonstraram ajudar a alcançar uma taxa de cliques mais alta.
Para garantir que suas postagens (e páginas) tenham URLs curtos e concisos, clique no botão editar ao lado do URL sugerido e digite o link permanente de sua escolha. Veja como mudamos o deste post:
Como resolver este problema
Se suas URLs não estiverem definidas /blog/%postname/, você verá um aviso no Relatório de análise de SEO do Rank Math for WordPress. Para corrigir o problema, vá até o menu do WordPress e navegue até Configurações > Permalinks . Lá, você verá todos os modelos que o WordPress suporta por padrão e também poderá criar um modelo personalizado. Escolha a opção Post Name , que definirá seus Permalinks como seusite.com.br/your-post-name.
Não se esqueça de salvar suas configurações.
Aviso: alterar sua estrutura de permalink alterará os URLs de todas as suas postagens existentes, o que causará muitos erros 404. É altamente recomendável que você execute esta etapa em um novo site ou crie redirecionamentos das URLs antigas para as novas URLs para evitar problemas.
5 Verifique se você configurou um plug-in de cache
Toda vez que um visitante acessa seu site, o cliente (o computador do visitante) faz ping no servidor (o host do site) para buscar conteúdo como banco de dados, imagens, CSS, fontes e outros recursos.
Isso tudo leva tempo.
Para economizar tempo, os servidores usam cache, que é um método de concluir todas as tarefas antes que o usuário chegue. Dessa forma, uma vez que um usuário chega a uma página em seu site – todo o trabalho duro já foi feito e o tempo de carregamento da página diminui significativamente.
Durante uma Math de classificação para análise de SEO do WordPress, isso é relatado na seção de desempenho.
Como consertar este problema
Se o seu site não estiver usando um plug-in de cache (ou algum tipo de cache no nível do servidor), sua taxa de rejeição será muito alta porque, de acordo com os visitantes do site do Google (agora mais do que nunca), na verdade, esperam que um site carregue extremamente rápido .
E, se isso não acontecer, eles simplesmente sairão e irão para um site diferente. Como resultado desse comportamento do usuário, a velocidade da página agora é um algoritmo de classificação.
No entanto, como é o caso de qualquer coisa relacionada ao WordPress, existem vários plug-ins de cache disponíveis para resolver esse problema. Recomendamos o W3 Total Cache , pois é realmente um plug-in fantástico que é atualizado regularmente com novos recursos e otimizações.
5.1 Tempo de resposta do servidor
Há duas coisas a considerar ao avaliar o desempenho do seu site: desempenho e capacidade de resposta.
A capacidade de resposta define a rapidez com que seu servidor responde às solicitações. Uma métrica que pode ser usada para avaliar isso é o Time to First Byte (TTFB).
Para o melhor desempenho possível, o TTFB do seu site deve ser o mais baixo possível – e como você deve ter adivinhado – o Rank Math SEO para WordPress verifica isso em sua análise de SEO para que você não precise fazer isso!
Como corrigir a resposta lenta do servidor
Se o tempo de resposta do seu servidor for lento, não há muito o que fazer para salvar o desempenho do seu site, exceto mudar seu provedor de hospedagem. Recomendamos que você leia este artigo sobre hospedagem e faça uma análise e uma pesquisa e mude para um host melhor para obter um melhor desempenho .
6 Verifique se você verificou seu site com o Google Search Console
O Google oferece um conjunto de ferramentas para proprietários de sites, que eles podem usar para entender e resolver problemas que o Google encontra ao indexar seu site. O conjunto de ferramentas é conhecido como Google Search Console e recomendamos criar o hábito de conectar todos os seus sites a ele, assim como você já deve estar fazendo para o Google Analytics.
Como você já deve saber, é importante conectar seu site ao Google Search Console para poder resolver problemas de forma proativa e coletar informações adicionais sobre seu site.
Normalmente, você teria que passar pelo longo processo de login no Google Search Console quando quiser ver os dados que ele coletou para você. Mas, com Rank Math SEO para WordPress, você pode visualizar todas as suas métricas importantes dentro do WordPress.
Ao realizar uma análise de SEO com Rank Math SEO para WordPress, ele verifica automaticamente se o seu site foi vinculado ao Google Search Console .
Como resolver este problema
Se o seu site ainda não estiver conectado ao Google Search Console, você estará perdendo dados valiosos que podem ajudá-lo a melhorar seu site e corrigir os problemas que surgirem. Portanto, recomendamos fortemente que o faça.
Se você estiver usando Rank Math SEO para WordPress, verificar seu site com o Google Search Console é extremamente fácil e rápido.
Se você não estiver usando Rank Math SEO para WordPress, o processo é um pouco mais complicado. Faça login no Google Search Console e encontre a opção Adicionar propriedade . A opção estará em um local diferente dependendo se você já possui outras propriedades no Search Console ou se é sua primeira propriedade.
Digite o endereço do seu site na seção Domínio e clique em “Continuar”.
O Google Search Console sugerirá algumas maneiras pelas quais você pode verificar seu site. Use qualquer um dos métodos e aproveite as análises aprimoradas fornecidas pelo Google Search Console.
7 Verifique se o seu site possui um Sitemap do site compatível
Um mapa do site (sitemap) é simplesmente um índice detalhado de URLs de suas postagens, páginas e conteúdo que você deseja que os mecanismos de pesquisa rastreiem. Existem três tipos principais – mapas de site que são usados durante o planejamento de um site por seus designers, listagens visíveis para humanos e listagens estruturadas destinadas a rastreadores da Web, como mecanismos de pesquisa.
Ter um sitemap do site em seu site é um acéfalo e, normalmente, você teria que usar outro plug-in de terceiros para criar um mapa do site para o seu site. Mas se você tiver o Rank Math SEO para WordPress instalado, ele criará automaticamente um mapa do site compatível com o Google para você . Durante o processo de auditoria de SEO, ele também verificará se o mapa do site está criado e acessível.
Durante a análise de SEO, o Rank Math SEO para WordPress também verifica se o mapa do site foi criado e está acessível.
Como consertar este problema
Ter um mapa do site é importante, pois ajuda os mecanismos de pesquisa (como o Google) a entender e indexar o conteúdo do seu site com mais eficiência.
Se você estiver usando Rank Math SEO para WordPress, certifique-se de que o módulo de mapa do site esteja ativado e configurado corretamente. A lista de módulos pode ser encontrada em Rank Math > Dashboard , e as configurações do sitemap estão disponíveis em Rank Math > Sitemap Settings .
Se você não estiver usando Rank Math SEO para WordPress, existem outros plugins disponíveis que farão o trabalho para você. Uma opção popular é o Google XML Sitemaps .
8 Encontre e corrija links quebrados
Em um site em crescimento, você precisa adicionar, remover e atualizar o conteúdo constantemente. Isso resulta em links quebrados. Quando um usuário tenta acessar um URL corrompido, ele recebe um erro 404 .
Embora o Google tenha dito que não considera os erros 404 como um sinal de classificação, isso ainda afeta a experiência do usuário. Portanto, você deve procurar ativamente por links quebrados e corrigi-los o mais rápido possível.
Felizmente, Rank Math SEO para WordPress salva o dia (mais uma vez!)
Usando o Rank Math SEO para WordPress 404 Monitor, você pode automatizar o processo de encontrar todos os links quebrados em seu site.
Você pode acessar o Monitor 404 navegando para Rank Math > Monitor 404 .
Aqui, você verá todos os links quebrados que causaram um erro 404 em seu site. Você pode classificá-los, pesquisá-los e até corrigi-los redirecionando qualquer um dos URLs que causaram um erro para uma nova postagem ou página.
O módulo de redirecionamento precisa ser ativado para fazer isso.
Como corrigir links quebrados sem Rank Math SEO
Se você não está usando Rank Math SEO para WordPress e ainda está curioso sobre links quebrados em seu site, existem algumas soluções que você pode usar .
Primeiro, você pode verificar todos os links quebrados do seu site no Google Search Console. Selecione a propriedade apropriada e, em seguida, verifique o relatório de cobertura. O relatório mostrará todos os erros que o Google encontrou em seu site, incluindo erros 404.
Alternativamente, você pode usar um plugin para fazer o trabalho para você. O plug- in Link Checker é apenas um exemplo de plug-in que pode ajudá-lo a encontrar possíveis links quebrados em seu site.
9 Otimizações de conteúdo
Como você sabe, o conteúdo é tudo . Para maximizar o tráfego do mecanismo de pesquisa , seu conteúdo também deve ser bem otimizado.
A otimização de conteúdo geralmente é um processo longo e complicado, mas Rank Math SEO para WordPress torna fácil encontrar todas as áreas que você pode melhorar.
Assumiremos aqui que você tem uma compreensão bastante sólida de como escrever conteúdo amigável para SEO, levando em consideração as dicas de SEO mais recentes o tempo todo.
Na Análise de SEO, procure as seções a seguir para otimizar seu conteúdo.
9.1 Palavras-chave de foco
O relatório Focus Keywords informa sobre todas as postagens, produtos (se você usar WooCommerce), páginas e outros tipos de conteúdo que não possuem um conjunto de palavras-chave foco. Você encontrará esse relatório na seção SEO básico da análise de SEO do Rank Math. Se você não tiver certeza do que isso significa, pode pesquisar e ler mais sobre Pesquisa de palavras -chave .
9.2 Corrigindo otimizações de conteúdo
Recomendamos que você visite cada uma das páginas, postagens e produtos com palavras-chave de foco ausentes e percorra a lista. O processo é relativamente simples. Abra a postagem em seu editor favorito (Gutenberg ou Clássico) e role até a Meta Box Rank Math SEO for WordPress.
Quando estiver lá, adicione uma ou mais (até 5) palavras-chave de foco à postagem.
Aguarde alguns segundos para que o Rank Math SEO processe suas palavras-chave, após o que você verá que o Rank Math SEO informa as várias maneiras de otimizar seu conteúdo para suas palavras-chave . Use os insights avançados de conteúdo que você encontrará no Rank Math SEO para WordPress Meta Box para melhorar sua postagem. Percorra a lista de recomendações que o Rank Math oferece e, ao mesmo tempo, certifique-se de que seu conteúdo reflita a intenção de pesquisa da palavra-chave que você está segmentando.
9.3 Otimizações de título
Usar as palavras-chave de foco desejadas no título da postagem é uma maneira infalível de garantir que seu título esteja no tópico que foi mostrado para ajudá-lo a gerar mais tráfego de pesquisa. Durante a análise de SEO, o Rank Math SEO para WordPress também sinaliza todas as postagens em que a palavra-chave de foco não foi usada no título.
Como consertar isto
Ter a palavra-chave focus no título é importante por dois motivos. Não só é importante para o SEO, mas também ajuda o usuário a entender do que se trata o seu conteúdo, o que acaba levando-o a clicar no seu resultado nas SERPs. Percorra todas as postagens, páginas e produtos recomendados pelo Rank Math SEO para WordPress.
Dica Pro: Rank Math SEO para WordPress só pode dizer quando uma postagem não tem a palavra-chave de foco no título depois de definir uma palavra-chave de foco. Depois de definir a palavra-chave de foco para todas as postagens que ainda não as possuem, você deve executar a auditoria novamente para encontrar mais postagens que podem não ter um título descritivo relevante.
10 Schema (também conhecido como Rich Snippets)
Schema, ou Rich Snippets , refere-se ao código que você adiciona ao seu site ou postagem, o que fornece aos mecanismos de pesquisa informações adicionais sobre sua postagem. Os mecanismos de pesquisa usam isso para exibir informações extras sobre sua postagem nos resultados da pesquisa.
Há uma boa chance de você já ter experimentado o resultado da marcação de esquema. Se você viu um resultado com uma classificação ao lado, sabe do que estamos falando.
Todos os detalhes destacados na captura de tela acima foram extraídos da própria marcação do schema do site.
Para adicionar dados de marcação à sua postagem, abra o Rank Math na barra lateral do Gutenberg, navegue até a guia Esquema e, em seguida, adicione e selecione um dos tipos de marcações de esquema disponíveis que você gostaria de adicionar:
Abra o Gerador de esquema do Rank Math e selecione um dos tipos de esquema disponíveis que você gostaria de adicionar a esta postagem ou página específica:
Quando você realiza uma auditoria de SEO com o Rank Math SEO, ele verifica a presença de metadados do esquema em seu site e informa sobre o status na seção SEO avançado da análise de SEO.
Como adicionar esquema sem classificação Math SEO
Existem muitos plugins e temas que permitem adicionar marcação Schema ao seu site, e o WP Review é um dos melhores e também é gratuito. Se você está procurando uma solução paga, o tema Schema também é uma ótima opção a ser considerada.
Depois de adicionar o plug-in de sua escolha e adicionar dados de esquema às suas postagens, você pode verificar se ele foi adicionado corretamente usando a Ferramenta de teste de dados estruturados do Google .
11 Otimização de imagem
As imagens otimizadas podem percorrer um longo caminho para trazer tráfego de pesquisa direcionado. Portanto, é absolutamente importante que você otimize as imagens do seu site da melhor maneira possível . Para obter os melhores resultados, você deve otimizar as seguintes coisas.
A otimização de imagens é outra coisa importante a considerar ao otimizar todo o site para pesquisa. Para obter os melhores resultados, recomendamos otimizar o seguinte:
- Nome da imagem
- Tamanho da imagem
- Texto alternativo
O nome da imagem é bastante óbvio. Sempre dê nomes descritivos às suas imagens e inclua as palavras-chave alvo , se for adequado . Aqui estão alguns exemplos de como fazer isso.
- imagem 1.jpg <- Não é um nome ideal
- imageoptimizationinrankmath.jpg <- Melhor, mas pode ser melhorado
- otimização de imagem em rank math.jpg <- Bom
- image_optimization_in_rank_math.jp g <-Melhor
- image-optimization-in-rank-math.jpg <- Outra variação
O uso de espaços em um nome de imagem não é obrigatório e nem mesmo recomendado em muitos casos.
É melhor usar hífens ou sublinhados no nome da imagem.
O próximo passo é o tamanho da imagem . Essa é uma parte comumente negligenciada do processo de otimização de imagens e tem um grande efeito no SEO.
Idealmente, você deseja que suas imagens tenham o menor tamanho possível, mas ainda sejam de qualidade relativamente alta.
Para conseguir isso, você pode compactar suas imagens antes de carregá-las ou usar um dos muitos plug-ins de otimização de imagem do WordPress disponíveis para escolher, para que você não precise se preocupar com isso. Ambas as abordagens funcionam bem.
Também é importante que você não se esqueça de redimensionar suas imagens para a resolução adequada .
O raciocínio por trás disso é que simplesmente não faria sentido ter uma imagem com dimensões de 4.000 × 2.000 pixels se a largura máxima do seu site for de apenas 1.500 pixels . Você não está apenas armazenando imagens de tamanhos de arquivo maiores, mas também está usando largura de banda extra e consumindo recursos do servidor. Para evitar esse problema, sempre redimensione suas imagens antes de carregá-las.
Você pode verificar o tamanho de cada uma de suas imagens na galeria de mídia do WordPress. Basta abrir uma imagem e você poderá ver o tamanho da imagem ao lado da imagem com algumas outras informações.
A maneira final de otimizar suas imagens é verificar o alt-text . O Alt-text é um texto opcional que ajuda os mecanismos de pesquisa a entender do que se trata a imagem.
Além disso, também deve estar disponível para ajudar aqueles que podem ser deficientes visuais e usar algum tipo de software leitor de tela para consumir seu conteúdo.
Rank Math SEO para WordPress verifica todas as imagens em seu site para ver se elas têm texto alternativo associado a elas. Isso ajuda você a listar as imagens com alt-tags ausentes para que você possa adicionar rapidamente alt-tags para otimizá-las.
Como corrigir problemas relacionados a imagens
Se você não estiver usando o Rank Math SEO para WordPress, precisará usar uma combinação de vários plug-ins de terceiros, como:
- Para nomes de arquivos de imagem : renomear e reenviar imagens será um pesadelo. Você pode usar um plugin como o Phoenix Media Rename para começar a renomear suas imagens diretamente no WordPress.
- Para adicionar texto alternativo: existem muitos plug-ins que podem adicionar texto alternativo às imagens, e as imagens otimizadas para SEO parecem boas.
- Para compactar imagens : novamente, existem muitos plug-ins que fazem um trabalho fantástico, e o Smush Image Compression tem uma reputação estelar.
12 Verifique a otimização móvel
É provável que a maioria dos visitantes do seu site esteja usando seus telefones celulares para acessar seu site. Para atendê-los bem, é absolutamente importante que seu site seja responsivo e otimizado para celulares .
O Rank Math SEO para WordPress permite que você verifique a otimização móvel do seu site e também visualize a aparência do seu site nos resultados da pesquisa móvel.
Como corrigir problemas de otimização para dispositivos móveis
Para simplificar, se o seu site ainda não está otimizado para funcionar em dispositivos móveis nos dias de hoje, você está com problemas.
Mais da metade do tráfego mundial da Web ocorre por meio de telefones celulares, e não ter um site otimizado para celular seria totalmente negligente se você estiver tentando otimizar seu site para pesquisa.
Para resolver esse problema, a maneira mais fácil (e melhor) seria mudar para um tema responsivo . Os temas responsivos são construídos de forma a ajustar automaticamente o conteúdo com base no dispositivo em que estão sendo visualizados.
CONCLUSÃO
A realização de uma auditoria de SEO é, sem dúvida, uma parte essencial da otimização do seu site para maximizar a quantidade de tráfego gerado pela pesquisa. As formas tradicionais de auditar seu site podem funcionar, mas não são fáceis de fazer e, em alguns casos, nem mesmo possíveis. Com o Rank Math SEO para WordPress, você pode conduzir uma auditoria profissional de SEO do seu site e corrigir todos os problemas identificados em horas, não semanas , para que você possa finalmente iniciar o crescimento do seu site.
Se você tiver absolutamente algo a acrescentar ou tiver uma pergunta – sinta-se à vontade para fslsr conosco, aqui pelo whatsapp ou deixe seu comentário.