Como escolher as cores para a criação de um logotipo

por webmaster

Escolher a cor certa para o logotipo de uma empresa é tão importante quanto escolher a fonte certa, as cores que você usa em sua marca evocam emoções e expressam a personalidade da sua marca. ‍

Todo mundo já ouviu falar sobre psicologia das cores – que basicamente nos diz como as cores podem afetar nossas emoções e comportamentos.

Quando vemos a cor e um conjunto de impressões podem vir até nós subconscientemente.

Por exemplo: a cor amarela é alegre e otimista (você sabe, o sol é brilhante e amarelo) – É por isso que a Amazon tem um sorriso amarelo em seu logotipo.

A cor verde tem tudo a ver com saúde e natureza (você sabe que grama é verde, plantas são verdes) – é por isso que o logotipo da Whole Foods é verde, por exemplo.

marcas famosas e suas cores

Usar a cor certa estimulará a associação à marca, mas não apenas isso – usar a cor certa também pode facilitar a diferenciação.

Por exemplo: muitos bancos usam azul em seus logotipos , pois é comumente conhecido por evocar confiança e estabilidade.

No entanto, o TD Bank optou pelo verde para diferenciação, e o verde aqui também pode significar crescimento financeiro e prosperidade. ‍

Ao usar verde e não azul – o logotipo do banco TD não se mistura, mas pode se destacar entre os concorrentes.

Como você pode ver, usar cores de forma mais deliberada pode aumentar a eficácia da identidade da sua marca.

1 – Entendendo como as cores funcionam

Na sequência da percepção visual nosso cérebro vê a cor depois de registrar uma forma e antes de ler o conteúdo.

Escolher a cor certa para o logotipo de uma empresa é tão importante quanto escolher a fonte certa e há uma ciência por trás disso – que é chamada de “sequência de cognição”.
entendendo as cores como funcionamA sequência da cognição é apenas uma maneira elegante de dizer como nosso cérebro reconhece e interpreta estímulos sensoriais.

Quando olhamos para os logotipos, o cérebro reconhece e lembra as primeiras formas primeiro .
Em seguida, a cor vem em segundo lugar e, por último , decodificamos as palavras , pois leva um pouco mais de tempo para processar o idioma.

Isso significa simplesmente que, se você ver logotipos de longe, ou eles estiverem desfocados, ou apenas vê-los por um milissegundo – então você reconhecerá a forma distinta primeiro, depois registrará a cor e, por último, lerá o nome da marca.

Portanto, a cor do logotipo (além de sua forma) pode ser usada como um dispositivo mnemônico – ajuda as pessoas a lembrar e identificar marcas apenas pela cor.

Por exemplo: Nos EUA quando uma pessoa vê um caminhão marrom com o canto do olho, ela já sabe que é um caminhão da UPS.

Outro exemplo seria – quando você vê alguém andando na rua com uma pequena sacola de compras turquesa – você sabe que é uma bolsa Tiffany.

Ou quando você entra em uma loja e olha para a geladeira – você pode ver a Coca-Cola e seu rótulo vermelho distintivo de longe.

Como você pode ver, nós, designers de logotipos, estamos no negócio de gerenciar essa percepção.

É por isso que as cores da marca precisam ser escolhidas com cuidado, não apenas para criar reconhecimento da marca , mas também para expressar diferenciação.

2 – A psicologia da cor

Nossa resposta a uma cor é baseada em nossas experiências de vida e associações culturais , mas o significado da cor pode mudar de cultura para cultura.

A cor pode desencadear uma emoção e evocar uma associação.

No entanto, existem certas regras que podem ser aplicadas globalmente — Confira esta imagem simples que ilustra a psicologia da cor:
A psicologia das cores

Agora, vamos discutir brevemente cada cor junto com seus usos comuns e alguns exemplos de marcas famosas.

O significado das cores:

Amarelo

O amarelo é uma cor alegre e energética, geralmente evoca emoções positivas como felicidade ou otimismo .

logotipos com cor amarela
É por isso que a cor amarela é comumente usada em branding para crianças – pense no
McDonald ‘s (o fast-food para crianças) ou no Snapchat (a mídia social para os jovens).

No entanto, o amarelo também pode ser associado à segurança e cautela – pense em placas de construção e marcas como Caterpillar ou Stanley .

Verde

O verde é uma cor muito fresca e natural , muitas vezes comunica ideias de crescimento, saúde e qualidades totalmente naturais .

logotipos com cor verde
E o aspecto “natural” e “orgânico” explica por que o verde é comumente usado nos logotipos de marcas como Starbucks ou Whole Foods.

No entanto, o verde também pode significar boa sorte , estabilidade financeira e riqueza – por exemplo , TD Bank ou Quickbooks.

Laranja

Laranja, como o nome sugere, é a cor da laranja (a fruta) – é por isso que marcas de suco como a Tropicana a usam muito em suas embalagens (embora seu logotipo seja azul para contraste).

logotipos com cor laranjaComo a cor laranja é tão brilhante, é ideal para barris de trânsito , coletes refletivos e outros equipamentos de segurança – é por isso que o logotipo da HomeDepot é laranja.

Azul

O azul tem tudo a ver com qualidades como limpeza e pureza e é por isso que podemos ver tanto azul sendo usado na embalagem da maioria das marcas de água engarrafada – pense em Fiji ou Dasani .

logotipos com cor azulAlém da água, o azul também está associado ao céu e ao ar fresco , portanto, se conecta à ideia de limpeza.

É por isso que tantas marcas usam o azul para uma sensação pura , quase médica – pense na Nivea , ou Oral-B.

O azul também se tornou uma escolha de cor muito segura , previsível e um tanto conservadora para marcas corporativas porque comunica honestidade e lealdade — pense no Chase bank , ou IBM .

Roxa

O roxo é frequentemente associado à realeza , fantasia e flores — É por isso que a cor roxa é usada no logotipo da Hallmark , por exemplo.

logotipos com cor
Por causa dessas associações, o roxo geralmente parece feminino – pense em marcas como Always.

A cor roxa também foi adaptada recentemente como uma nova tendência entre empresas de mídia e tecnologia – pense no Twitch, por exemplo.

Vermelho

O vermelho está frequentemente ligado ao corpo humano – pense no coração, lábios, língua, mas também emoções como amor e romance.

logotipos com cor vermelho

Em branding, o vermelho é frequentemente usado por empresas relacionadas à saúde – pense em CVS ou Wallgreens e isso se deve à sua conexão com o sangue.

O vermelho também é frequentemente usado por empresas de alimentos – como Pizza Hut e KFC porque o vermelho sugere calor ou algo quente e também funciona aqui como uma referência a tomates e molho vermelho.

Como você pode ver, escolher uma cor para sua nova identidade requer algum conhecimento básico da teoria das cores.

3 – Usando cores para diferenciação

Além de entender a teoria das cores, você também precisa ter uma visão clara de como a marca pode ser diferenciada dos concorrentes — você pode usar a cor para facilitar o reconhecimento e construir o valor da marca.

Use uma cor que possa evocar humores e emoções que você está tentando transmitir.

Por exemplo, a maioria dos bancos e outras marcas do setor financeiro usam tons de azul em seus logotipos, mas o TD Bank adotou uma abordagem diferente e optou pelo verde para diferenciação nesse espaço saturado de azul.

usando cores para diferenciacao

Agora vamos discutir cada cor novamente, mas desta vez no contexto da diferenciação (e com alguns exemplos, é claro).

Usando cores para diferenciação:

Amarelo

O logotipo da National Geographic é amarelo , mas a marca não tem nada a ver com crianças ou felicidade.

logotipos amarelosQuero dizer, sim, você pode amarrar a exploração e viajar com felicidade, mas isso é um pouco exagerado.

Portanto, neste caso, o amarelo é usado mais para diferenciação do que com base na psicologia das cores.

E a revista emoldurada amarela é tão reconhecível que a empresa pode usar apenas uma caixa amarela em branco como seu logotipo! ‍

Verde

A cor verde na marca geralmente significa ambientalmente e ecologicamente correto.

logotipos verdes
No entanto, na América, nosso papel-moeda é verde, então conectamos a cor verde com produtos e serviços financeiros.

É por isso que também temos alguns logotipos verdes no setor financeiro: como TD Bank, por exemplo, ou Quickbooks.

Além disso, nem todos os verdes parecem iguais, de modo que o verde escuro com o dourado funciona muito bem para a Rolex criar essa aparência e sensação luxuosas. ‍

Laranja

A Home Depot tem um dos logotipos laranja mais famosos.

logotipos laranjaOs fundadores disseram que escolheram laranja para sua marca e especificamente para seus famosos aventais laranja porque queriam que os vendedores se destacassem como faróis dentro das lojas estilo armazém.

Assim como um cone de segurança ou colete chama sua atenção e diz para você ficar alerta, a Home Depot usou esse laranja brilhante para chamar a atenção rapidamente para os membros de sua equipe (para que eles o usem para distinção). ‍

Azul

Temos muitos logotipos azuis por aí, então o azul pode NÃO ser uma boa escolha se você quiser diferenciar sua marca.logotipos azul

A cor azul tornou-se previsível e um tanto conservadora para a marca corporativa.

No entanto, nem todo azul parece o mesmo, portanto, se você o aproximar do verde ou do roxo, poderá criar uma cor única e, ao mesmo tempo, torná-lo uma escolha segura e agradável. ‍

Roxo

Provavelmente, a marca corporativa mais conhecida é a FedEx.

logotiposA FedEx combina o roxo com outras cores, incluindo laranja , verde, azul e vermelho para distinguir suas diferentes divisões de negócios.

Taco Bell é um uso incomum de roxo em seu logotipo e marca.

Versões anteriores de seu logotipo usavam vermelho, amarelo e verde para representar carne, queijo e alface – os principais ingredientes dos tacos tradicionais.

Em seguida, a Taco Bell apresentou seu mais recente logotipo roxo em 2016 e a cor foi escolhida para mostrar sua abordagem fresca e inovadora à comida mexicana. ‍

Vermelho

Muitas grandes marcas usam a cor vermelha em seus logotipos apenas porque parece ousada e enérgica.

logotipos vermelhosEssas marcas não fazem referências específicas a sangue, saúde ou comida, mas reconhecem que a cor vermelha transmite emoções poderosas e energéticas.

Basta pensar na Coca-Cola , eles escolheram o vermelho porque é uma cor enérgica e viva e eles basicamente conseguiram possuir essa cor na categoria.

Então, como você pode ver, você pode usar a cor por causa de seu significado, ou porque acredita que vai fazer você se destacar entre os concorrentes (por diferenciação ou distinção).

4 – Usando cores para arquitetura de marca

Também é importante saber que, embora algumas vezes as cores sejam usadas para unificar uma identidade, outras vezes a cor pode ser usada para diferenciar linhas de negócios dentro de uma empresa.

As cores podem ser usadas funcionalmente para esclarecer a arquitetura da marca.

 

Veja o exemplo da arquitetura da marca FedEx abaixo – o laranja representa a alta energia e velocidade do transporte aéreo; a cor verde representa serviços terrestres ; o azul é uma cor corporativa , por isso foi escolhido para sua divisão de escritório e assim por diante.

usando cores para arquitetura de marcaNesse caso, as famílias de cores são desenvolvidas para atender a uma ampla gama de necessidades de comunicação da empresa.

Você precisa levar isso em consideração – examine os benefícios e as desvantagens de:

1 – Usando cores para diferenciar produtos
2 – Usando cores para identificar linhas de negócios
3 – Usando cores para categorizar informações

Como você pode, os designers também podem usar a cor para diferentes propósitos: evocar emoções ou associações, diferenciar a empresa ou apoiar a arquitetura da marca.

5 – Como escolher a cor do logotipo

Agora, deixe-me dar algumas dicas sobre como escolher uma cor para o seu logotipo, porque a cor muitas vezes pode ser subjetiva, então pode ser complicado para os designers trabalharem com cores.

Selecione cores que representam humores e emoções que você está tentando transmitir.

Um cliente pode exigir arbitrariamente uma cor específica ou rejeitar outra com base em alguns motivos irrelevantes – Então, o que diferencia profissionais de amadores é a pesquisa.

como escolher a cor do logotipoPrimeiro, você precisa fazer uma pesquisa de cores e procurar quais cores estão relacionadas ao seu setor.

Em seguida, você precisa analisar sua estratégia de marca e encontrar cores que representam os humores e emoções que você está tentando transmitir. (Considere a psicologia das cores aqui).

Por fim, você só precisa tomar uma decisão sobre qual cor seria a mais apropriada para essa marca.

Por exemplo: Em meu trabalho recente para Medihuanna , usamos a cor verde escuro para a marca da palavra e um verde muito mais brilhante para o símbolo do folheto (o verde representa a natureza).

Depois, também escolhi cores complementares : como a cor bege por exemplo (que significa credibilidade).

Normalmente, atribuímos a cor primária ao símbolo e a cor secundária ao logotipo, descritor comercial ou um slogan.

Mas tudo depende do tipo de logotipo que você tem, mas em geral – tente ficar com 1 ou 2, no máximo 3 cores para o seu logotipo.

E é claro que existem algumas marcas que quebram essa regra com sucesso (como o Google, por exemplo), mas na maioria das vezes esse é um bom ponto de partida.

6 – Como criar paletas de cores

Além de escolher as cores primárias, também podemos criar esquemas de cores para atender a uma ampla gama de necessidades de comunicação.

Escolha cores complementares para apoiar o sistema de identidade.

Ao desenvolver suas paletas de cores, é importante testar como elas funcionam juntas e se há contraste suficiente entre elas.

como escolher uma paleta de cores

Você deve testar as coisas com frequência para ver como o logotipo pode ser usado em fundos coloridos – por exemplo: você pode inverter as cores? (Existe contraste suficiente entre eles).

Ou talvez você deva manter seu logotipo apenas em uma cor sólida , por exemplo – sempre o logotipo branco sólido é usado em fundos coloridos.

Muitas vezes, tudo se resume a testar seus designs e, em seguida, ajustar as cores para encontrar a combinação certa que funciona melhor para você (você pode usar geradores de paleta de cores nesta etapa).

Simplesmente brinque com os diferentes valores de cor, como matiz , saturação , sombra e assim por diante – até chegar a algo que pareça bom.

Ainda outra consideração importante aqui é a reprodução de cores — ou seja, as cores ficarão boas tanto no digital quanto no impresso?

Por exemplo: se sua marca é principalmente digital (como o Twitch , por exemplo), você pode optar por um roxo muito brilhante e distinto.

Que é uma cor do espaço RGB , mas provavelmente não pareceria tão consistente na impressão, pois não está disponível no espaço de cores CMYK.

Então, como você pode ver, a cor é afetada por vários métodos de reprodução – é por isso que precisamos sempre testá-los.

Lembre-se: o desafio de todo designer de logotipo é unificar as cores em todas as mídias : embalagem, impressão, sinalização e digital, para que o logotipo sempre pareça consistente, não importa onde esteja sendo usado.

Conclusões

A cor é uma consideração importante quando se trata de projetar logotipos e todo designer precisa tomar uma decisão informada e ser capaz de explicar as escolhas.

A cor é uma ferramenta de branding muito poderosa – você a usa com propósito.

Embora possa ser um pouco difícil escolher a cor certa para o seu logotipo, especialmente se você insistir em algo porque parece legal, não porque é certo para o negócio.

o significado das coresPor exemplo – Se você, como designer, descreve a lógica para usar uma determinada cor como “legal”, provavelmente é o primeiro passo para a rejeição e desacordo.

Por outro lado – se você puder explicar que escolheu essa cor específica porque ela comunica, por exemplo: “otimismo” e “calor” e isso é baseado em associações de 10.000 anos de cultura humana – isso pode levar à aprovação do cliente.

PS. Aprenda como criar seus logotipos e conheça as regras de ouro em meu outro artigo.

15 regras de ouro para criar logotipos

Por fim, a cor escolhida para o seu logotipo precisa ser apropriada , precisa evocar uma certa emoção.

Ela precisa ser distinta , para que possa ser lembrada – as pessoas podem vincular essa cor à sua marca.

Qual é a melhor cor para sua marca?—Talvez o melhor cenário seja possuir uma cor em sua categoria .

No entanto, é cada vez mais difícil possuir uma cor de verdade, assim como a Tiffany ou a UPS.

Geralmente requer uma enorme quantidade de dinheiro gasto em marketing, para que as pessoas possam começar a reconhecê-lo apenas pela cor.

Em última análise, encontrar a cor certa para o seu logotipo depende de quais associações você deseja criar e como você pode diferenciar sua marca.

7 perguntas para responder ao escolher uma cor para o seu logotipo:

1. O que você quer que a cor comunique ?
2. A cor é diferenciada da dos concorrentes?
3. A cor apoiará sua estratégia de marca ?
4. Você pode alcançar consistência em todas as mídias?
5. Quais cores de fundo são possíveis?
6. O sistema de cores suporta a arquitetura da marca ?
7. A cor pode ser legalmente protegida ?

O designer de logotipo é o árbitro final para definir a cor certa para o logotipo de uma empresa.
Há muito mais que pode ser dito sobre cores—Se você quiser aprender mais, então confira o livro:

“A psicologia das Cores”

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Espero que este artigo tenha trazido alguma luz para o assunto da cor e sua importância quando se trata de logotipo e design de identidade .
Deixe-me saber o que você pensa: Como você usa a cor no branding?—basta deixar um comentário abaixo.
Procurando um logotipo personalizado para sua empresa? — Basta me enviar um e-mail.

 

Fonte: Ebaqdesign

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