Todos nós deveríamos estar investindo em Design, por que a crise econômica que ocorre atualmente coloca as organizações sob uma pressão crescente para diferenciar suas ofertas, e se destacar da concorrência.
A escassez de recursos leva as empresas a proceder ao valor do que elas fazem ao invés do que elas têm. A recomposição global dos salários, da mesma forma tem diminuído significativamente as capacidades das empresas para competir em preço.
Um número crescente de empresas começou a usar o design para diferenciar-se da concorrência. Esse recurso não é apenas para as empresas que produzem produtos e serviços Premium. Diz respeito a qualquer organização que deseja se destacar da concorrência e é, portanto, importante em qualquer setor, e é ferramenta fundamental para ser utilizada em períodos de crise.
Design agrega valor
Uma pesquisa realizada pela Warwick Business School , em nome do Design Council (UK) mostra que as empresas que investem em design, agregam valor por:
Promover a inovação e abrindo espaços de mercado inexplorados;
Diferenciar os produtos e serviços para atrair mais clientes;
Reforço da marca, incorporando valores de uma empresa e melhorar o seu reconhecimento.
Segundo a pesquisa mencionada, entre os vários benefícios qualitativos e quantitativos de design, os líderes empresariais têm incluído: crescimento das vendas aumenta de quota de mercado, redução de custos e maior eficiência na produção.
As empresas orientadas a serviços alcançaram maior consistência nas carteiras de suas marcas, o tempo mais rápido ao mercado, e lançamentos de produtos mais bem sucedidos.
Os benefícios para uma marca quando investem em design são frequentemente não financeiros, mas de vital importância para as marcas em longo prazo – trazendo maior reconhecimento da marca, maior satisfação e apoio do cliente, maior consistência na saída do produto ou serviço, e redução nas taxas de falhas de projeto.
O design é um investimento estratégico, não uma despesa.
É comum que o objetivo de todas as empresas é um alto desempenho, o que significa altos níveis de rentabilidade. A taxa de rentabilidade mais comum é a medida ROI (retorno sobre investimento).
O investimento consistente em design é altamente rentável, mesmo em longo prazo.
A diferença de rentabilidade entre as empresas que investiram em design e aquelas que não investiram, é de 50 por cento ou mais, de acordo com uma pesquisa realizada pela Teknikföretagen, uma organização de empresas de engenharia Sueca.
Além disso, estudos da Dinamarca e em outros países indicam que as empresas que fazem uso do design têm melhor desempenho do que aquelas que não o fazem – tanto em termos de receitas e exportações. O design é mais aplicado nos processos de desenvolvimento e inovação do negócio, o maior impacto acontece no crescimento do lucro bruto e na capacidade de exportação.
A pesquisa do Design Council identificou um paradoxo, embora: Quanto maior a exigência de projeto para provar sua contribuição através de análise financeira detalhada, com a tomada de uma abordagem mais conservadora do design – resultando em menor impacto no desempenho.
Em outras palavras, quando o design é usado como um meio para aumentar a renda no curto prazo, o contexto em que o design opera é limitado e, portanto, o seu impacto é menor.
Aplicando design e maximizando o seu impacto
Ao analisar os resultados da pesquisa, verifica-se que existem algumas recomendações fundamentais sobre como maximizar o impacto do design, que pode ser aplicado em todos os setores das empresas e em empresas de todos os tamanhos:
1. Usar o design para diferenciar: É um diferencial poderoso se usado principalmente como um meio para resolver os problemas dos clientes. Um elemento principal do pensamento de projeto é simplesmente pensar e idealizar uma solução para resolver um problema, ou melhor, atender uma necessidade do cliente, ao invés de analisar o que atualmente está sendo oferecido pelos concorrentes.
2. Integrar Design e Branding: Ao explorar novas opções, ideias e cenários, o denominador comum devem ser os conceitos e atributos da marca. Design Thinking é o catalisador da construção e desenvolvimento de uma marca bem sucedida. O Design deve ser incorporado e reforçando a marca, utilizando uma linguagem que seja consistente com isso.
3. Confie talento do seu Designer: Projetos de sucesso e inovação muitas vezes exigem tomada de decisões corajosas. Confiança, dentro das relações entre a gestão e criação ou empresário e agência de design, é, portanto, fundamental.
Essa confiança pode derivar de crença da administração que o projeto e a inovação podem fazer uma diferença positiva e para o diretor de projeto influenciando esforços tanto interna como externamente. Ao contratar uma agência para a empresa, a confiança deriva do portfólio da agência e experiência comprovada.
Designers não são mais especialistas simplesmente técnicos com especialização funcional. Para o projeto estratégico para o trabalho, a eles têm que ser dada a oportunidade de participar de equipes multifuncionais e agir como influenciadores que defendem projeto (interna e externamente).
Para resumir, o Design é hoje em dia esta intimamente ligado a agendas de negócios.
Já não é mais a cereja no bolo para produtos high-end ou marcas de luxo. Na última década, o Design ganhou relevância na forma que as organizações são estruturadas e como elas operam.
Há evidências consideráveis para a ação do Design como um catalisador para o crescimento empresarial e da inovação; há mais do que suficiente exemplos de empresas em diferentes indústrias, como a Diageo, Virgin Atlantic, O2, e Innocent Drinks.
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