PRINCIPAIS TENDÊNCIAS DE DESIGN GRÁFICO EM 2022

por webmaster

A importância do design gráfico não pode ser subestimada. Acrescenta à identidade, bem como se estende além da aparência de uma marca. Devido aos bons designers gráficos, as marcas oferecem educação, informam ou convencem o público usando várias imagens, tons e formas. É importante perceber que as coisas mudam regularmente no mundo do design gráfico e às vezes é difícil acompanhá-las. Consequentemente, os designers devem explorar a fundo as últimas tendências de 2022 e implementá-las em suas atividades. Mais adiante neste artigo, falarei sobre as novas tendências de 2022 , que serão relevantes por vários anos.

Minimalismo colorido

De acordo com as crenças tradicionais, o minimalismo combina texto preto com fundo branco, mas como regra, essas imagens não têm brilho e colorido.

No ano passado, os criadores modernos fizeram muito trabalho e agora pode-se dizer que o conceito de «design minimalista» mudou completamente. Os fãs do novo minimalismo estão surgindo no mundo de hoje. Este minimalismo mistura dois conceitos com o uso de importantes componentes portadores de sentidos apenas. Gigantes globais como a Apple já implementaram paletas de cores neutras e silenciosas em suas mensagens de marketing.

No entanto, uma variedade de paletas de cores não se tornou um obstáculo para os designers modernos. Eles criam belas combinações de design sofisticado com minimalismo tradicional. Cor e criatividade tornam-se vantagens de muitas marcas famosas, que dispensaram elementos desnecessários e deram a devida atenção aos efeitos visuais.

minimalismo colorido

Atenção à inclusão

O movimento Black Lives Matter despertou interesse na reconsideração de preconceitos sociais em todo o mundo. Atualmente, este movimento continua a inspirar todas as pessoas, em particular, os designers gráficos.

É evidente pela diversidade, que é representada em muitos designs. O interesse renovado neste problema pode ser visto na forma como os designers gráficos retratam a diversidade enquanto tentam alcançar mudanças positivas com ilustrações coloridas e fotos.

A mudança tocou os designers, que alcançaram fama ao retratar negros em obras de arte inspiradoras. Espera-se que essa inclusão se incorpore ao design gráfico, cujo objetivo é destacar diferentes culturas, cor de pele e crenças.

atencao a inclusao

Formas geométricas

Mais e mais formas geométricas aparecem no design gráfico este ano. Para onde quer que você olhe, verá designers usarem essas formas em seus trabalhos, substituindo as abstratas, que costumavam definir grafismo anteriormente.

Você pode combiná-los com qualquer imagem e criar uma mistura única de detalhes incomuns. Eles se tornaram populares em muitas empresas, como Rivet, Zendesk e Venngage. Além das imagens, você pode usar formas para representar pontos de dados, exibir conteúdo e até mesmo refletir sua marca. Melhor ainda, essas formas combinadas com cores suaves criam um texto amigável ao cliente e efeitos visuais atraentes.

formas geometricas

 

Visualização de dados simples 

Por que visualizamos os dados? Uma resposta curta – para facilitar a compreensão das informações, eliminando a complexidade dos conjuntos de dados. Para torná-los mais eficazes, os designers gráficos simplificaram a forma de apresentação dos dados.

Um resultado positivo é alcançado porque um leitor pode ver rapidamente a conclusão, a qual um autor está tentando levar com uma imagem. Considerando toneladas de dados com os quais as pessoas têm lidado ultimamente, as imagens de fácil leitura são cruciais. Os designers fazem isso para reter a atenção das pessoas. Lembre-se de que informações complexas são geralmente ignoradas porque os leitores estão tentando economizar seu tempo e navegar.

Os dados podem ser simplificados com a ajuda de gráficos simples de pizza ou bolhas. Mas se você é uma pessoa criativa ou quer algo mais atrativo, a criação de infográficos é a melhor opção. Certifique-se de ter todas as informações necessárias, que deseja apresentar graficamente e que estejam bem visualizadas.

simples data visualizacao

Efeitos monocromáticos

Hoje em dia muitos designers gráficos estão experimentando a criação de imagens e saturando-as com efeitos monocromáticos. Como uma derivação de uma tendência de duas cores de 2017, os efeitos monocromáticos estão se tornando cada vez mais populares entre os designers gráficos. Use um filtro monocromático e a obtenção de um resultado incomum é garantida.

efeitos monocromaticos

Fontes serif clássicas

As fontes serifadas, que datam do século XV, são um dos estilos de fonte mais antigos ainda em uso. Não confunda as fontes com serifa e sem serifa. Observe que as fontes serif clássicas têm pequenos “embelezamentos” na parte superior e inferior (ou em ambos os lados) das letras. Nossos ancestrais não conseguiam se expressar de maneira padronizada nem por escrito.

As fontes com serifa, por mais antigas que sejam, não são apenas marcas pretas no papel. Eles evocam um sentimento de nostalgia e exalam elegância em cada palavra que compõem. Algumas empresas se beneficiaram do uso de fontes com serifa no design de suas landing pages.

As fontes com serifa ajudam os empreendedores a promover suas marcas, definir o tom de suas páginas e se posicionar com design gráfico. A simplicidade das fontes pode dar aos sites uma aura de autenticidade, que é muito popular entre os usuários. Para começar, as fontes com serifa funcionam tanto em redes sociais quanto em blogs , o que chama a atenção.

fotes classicas com serifa

Vídeos com muito texto

Como a pandemia do COVID-19 ainda está causando estragos em todo o mundo, os criadores de conteúdo de vídeo não voltarão à vida normal tão cedo. Filmar conteúdo de vídeo original tornou-se não apenas difícil, mas também completamente impossível.

Coisas que equipes bem organizadas costumam fazer deixaram de existir (pelo menos por enquanto). Os usuários ficam entediados com vídeos padrão que demonstram uma cabeça falante muito rapidamente. As pessoas inevitavelmente sentirão falta de assistir a vídeos criativos, que serviam tanto de educação quanto de entretenimento.

Por esses motivos, a ideia de usar gráficos e textos animados durante a criação de vídeos não pode ser ruim. Na verdade, muitas empresas começaram a seguir essa tendência enchendo suas contas nas redes sociais com vídeos com muito texto. Os projetos incluem conteúdo de seus usuários, explicadores de produtos e até anúncios simples.

O bom dos vídeos de texto é que as empresas podem manter sua singularidade usando as cores, fontes e voz de sua marca em cada um deles. Isso os ajuda a apresentar uma marca unificada em todos os seus canais de marketing.

Além disso, como a filmagem de vídeos é mínima ou inexistente, você precisa de menos tempo para lidar com esses vídeos, muito menos o fato de que eles requerem menos dinheiro do que os vídeos comuns. Se é difícil para você fazer novos vídeos do zero, você pode realmente dar vida nova aos vídeos antigos com esta técnica.

textos bold e videos

Design psicodélico

A psicodelia abstrata, que remonta aos tempos hippies dos anos 60, é uma técnica de design gráfico que se origina do uso de drogas e da agitação social. Os artistas costumavam considerar essa forma de arte uma abertura de mentes, portanto, uma lacuna com a arte tradicional. Esta é a razão pela qual a maioria das fotos criadas naqueles dias cheirava a caos.

Alguns designers pensam que a psicodelia abstrata está prestes a voltar no ano novo. Será apresentado com abstrações complexas e uma riqueza de cores em design gráfico. No entanto, o uso de imagens grotescas e confusas será estabilizado pela simetria enquanto cria a visão de ordem em meio ao caos.

design psicodelico

Símbolos, símbolos, símbolos

Os símbolos são uma ferramenta muito poderosa quando se trata de transferência de informações ou de uma tentativa de despertar emoções. Por exemplo, faixas e bandeiras afetam as pessoas e os sinais de trânsito ajudam a colocar o tráfego caótico em ordem. Outra peculiaridade dos símbolos é que eles são universais por sua natureza, pois atravessam fronteiras linguísticas e culturais.

Designers estarão usando símbolos para criar designs exclusivos e flexíveis em 2022. Cruzes medievais, símbolos de divindade e outros efeitos visuais clássicos servem de exemplo. De certa forma, os designers os usarão para evitar decepções, que inevitavelmente virão este ano.

simbolos

Cores suaves

Essa direção foi relevante no ano passado, quando paletas de cores suaves assumiram o design gráfico pela primeira vez. Espere ver mais disso nos próximos anos. Simplificando, cores suaves são cores vivas que tiveram sua vantagem retirada com uma infusão de preto, branco ou uma cor complementar.

Anos de cores brilhantes e ousadas se passaram e mais e mais pessoas preferem cores suaves. Várias grandes empresas se referiram a essas cores, um exemplo é o LinkedIn, que abandonou os tons brilhantes em um piscar de olhos. Isso encheu a plataforma das redes sociais de mensagens , que parecem leves e autênticas.

Além dos efeitos mencionados acima, as cores suaves também emitem vibrações orgânicas, o que as torna adequadas para marcas de saúde e bem-estar. Outros representantes das principais marcas do mundo conhecerão as vantagens de usar cores suaves no design gráfico e começarão a apoiar uma nova tendência em breve.

Outro benefício das cores suaves é que elas combinam bem com o texto (claro ou escuro). Ao usar essas cores como plano de fundo, elas fazem com que um texto se destaque em qualquer página da Internet ou página de mídia social.

cores suaves

Slides sociais

Os decks de slides sociais são uma tendência em si. Para quem ainda não sabe, os slides das redes sociais são exatamente o que parecem (apresentações passo a passo em forma de slides). Eles são feitos para serem compartilhados nas redes sociais e nas mensagens. Essas inovações funcionam de maneira mais eficaz e bonita no LinkedIn e no Instagram porque essas plataformas as usam para lidar com imagens por padrão. Além disso, ambas as plataformas parecem querer que os usuários usem decks de slides com mais frequência.

Os designers podem usar controles deslizantes para redirecionar o conteúdo mais importante de uma postagem de blog ou até mesmo resumir um artigo. Os decks de slides são bastante úteis para ativar seus seguidores para realizar uma ação, sem precisar de um link direto. Eles podem ser usados ​​efetivamente para empresas B2C no lançamento de produtos, pois entregam mensagens igualmente em efeitos visuais simples. Você pode usar vídeos ou imagens com a ajuda deles para aumentar o engajamento do público.

paineis de slides de redes sociais

Surrealismo

Como decorre do termo, o surrealismo moderno é uma mistura de realismo e surrealismo não verificável. Essa tendência se tornou popular em 2020 , quando acabamos sendo atraídos para um mundo surrealista de ficção científica com um vírus assassino que ameaçava o mundo inteiro. A curto prazo, a realidade entrou em ação e quase todos aceitaram o conceito de «um novo normal».

Os designers gráficos estavam ansiosos para refletir essa nova realidade em seus trabalhos, combinando objetos para formar uma mistura estranha, que ao menos parece vaga aos sentidos. Embora às vezes seja um pouco confuso e pareça assustador, essas imagens podem ser desarticuladas separando objetos entrelaçados nas junções.

Muitas empresas aceitaram o surrealismo usando essas imagens em capas de livros, capas de álbuns, pôsteres e até rótulos de produtos.

Tendência 1: marcas em movimento

Quando você passa por um quadro de propaganda digital, rola um site ou usa um aplicativo, pode notar que o design de movimento é frequentemente empregado. A maioria dos profissionais acredita que é benéfico. Martin Widdowfield, diretor criativo da Robot Food, diz que uma imagem estática agora não é atraente. À medida que surgem novas plataformas digitais inovadoras e a realidade virtual se desenvolve, as marcas agora encontram novas maneiras de se manter à tona na internet. Animação e movimento são novas formas de atrair clientes. Ele diz que essa tendência impacta até mesmo materiais inertes como embalagens. Martins diz que os códigos QR estavam praticamente mortos antes da pandemia, mas agora os humanos têm um padrão de comportamento no que diz respeito à digitalização das informações. Para ele, a maneira como a AR pode desenvolver os pacotes é impressionante. Ele acredita que essa inovação crescerá rapidamente e se espalhará pelos anúncios online. Por exemplo,

Uma marca agora pode ter sua coreografia e comportamento que lhe darão individualidade. Essa melhoria teve um impacto significativo na indústria de design. Design e promoção fundidos. Para concluir um trabalho decente, os designers devem desenvolver uma compreensão profunda de movimento, ritmo e tempo em combinação com habilidades de desenvolvimento de software. É tudo além de suas habilidades de design tradicionais. 

Tendência 2: Novo Oeste Selvagem 

Aproximadamente cinco anos atrás, as formas geométricas minimalistas eram populares no design. Mas agora, em um mundo dilacerado pela pandemia e pela crise econômica, essa estética utópica está meio ultrapassada. No entanto, esse estilo ainda é frequentemente encontrado. Julius Colvin, diretor associado da Space Doctors, afirma que a abordagem oposta deve ser usada. “A tendência é uma reação a um estilo gráfico cada vez mais harmonioso e consistente definido por muitas marcas e negócios. O espaço está crescendo para algo irregular, algo bruto, algo real – colagens nítidas, contrastes nítidos, neon poderoso e molduras irregulares.” A fonte dessa abordagem é o Velho Oeste dos primórdios da internet que escolheu o caos antes da harmonia. “É um espaço de verde ácido e fontes termais, capturas de tela e artefatos digitais como elementos fundamentais de design”, diz Julius.

Tendência 3: cruzar as fronteiras

Rapidamente se tornou um clichê, mas só porque era verdade. Ali Ozden, diretor de design da Universal Favorite, diz que poucas pessoas apreciaram as pandemias globais, mas isso nos fez pensar e trabalhar de maneira diferente. Permitiu-nos trabalhar a nível internacional para clientes estrangeiros ou com talentos estrangeiros. 

Destruir as fronteiras digitais é a única perspectiva para o mundo do design em 2022. Dá a chance de trabalhar com talentos e clientes dos sonhos. Ele conta que na Universal Favorite, isso significava trabalhar com clientes da Coréia e dos EUA, contratando designers e artistas da Nova Zelândia ou Berlim. A parte mais emocionante é compartilhar as habilidades e a experiência, o que ajuda a alcançar melhores resultados artísticos. Além disso, influencia a cultura em geral à medida que entramos em um novo mundo após a pandemia.

Tendência 4: Desistir do barulho em favor do otimismo e de novas experiências

Houve um certo período em que a maioria das palestras em conferências de designers era sobre aumentar a renda, como aumentar a taxa de freelancers ou lançar uma startup. No entanto, desde março de 2020, as prioridades do povo mudaram. 

Natalie Redford, diretora criativa da Robot Food, diz que o abandono da cultura do barulho e dos valores materiais foi o mais perceptível. Agora, o sucesso significa ser feliz. O autocuidado e a autodefinição são as prioridades centrais.

Talvez, como resultado, ela reflete, veremos mais ecletismo no design. “O estilo limpo e conciso se encaixa com a noção de prazer e complacência das próprias fraquezas? O princípio ‘mais, mais’ se encaixa na rejeição do consumo excessivo? Talvez veremos uma estética mais autêntica e sem distorções, e as aspirações se tornarão mais simples. 

Se o próximo ano será positivo, é claro, continua a ser visto. Como Samantha Barba Giovanni, diretora de design da ThoughtMatter, diz: “Se 2022 marcará uma celebração do mundo pós-pandemia, ninguém sabe em nossas casas seguras, mas confinadas em auto-isolamento. Nossos sentidos estão prontos para serem estimulados.”

Ellen Monroe, diretora criativa da BrandOpus, compartilha o mesmo senso de otimismo cauteloso. “Em um mundo cheio de seriedade, vemos as marcas lutarem por uma aparência mais festiva e despreocupada. Em um nível mais profundo, estamos vendo o crescimento das marcas ancorando seu significado na positividade e na alegria.”

Ultimamente, o sentimento foi exaltado mais alto para fornecer uma resposta mais emocional. A vaidade, comprar produtos por comprá-los, está se tornando coisa do passado, e sentir-se feliz e otimista com a marca está se tornando muito mais crítico.

Como você acompanha as tendências atuais?

Como você pode ver, as tendências de design gráfico estão mudando constantemente. A hierarquia visual e os métodos de layout estão se desenvolvendo de acordo com as necessidades de um cliente moderno. Além disso, uma lógica de exibição de elementos visuais está se desenvolvendo à medida que os designers buscam otimizar a interação com os usuários.

As tendências gráficas em 2022, descritas neste post, desempenham um papel importante no mundo dos gráficos e do design. No entanto, alguns deles desaparecerão e novos tomarão seu lugar. Os especialistas mais populares continuarão redefinindo o caminho do design gráfico. A visão vai mudar, mas é difícil dizer em que direção.

Se você é um designer gráfico, você tem que aprender a vida inteira para acompanhar um curso serpenteante feito pelo mundo do design. Você precisa expandir ou alterar constantemente sua especialização para permanecer relevante e adaptável.

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Fonte:Merehead

 

 

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