Tendências de Design Gráfico para 2024

As maiores tendências em design gráfico para 2024, previstas pela indústria criativa

por webmaster

O mundo do design gráfico está em constante evolução, com novas Tendências de Design Gráfico surgindo o tempo todo. E a atual turbulência global está apenas acelerando este efeito.

Aqui, exploramos oito das tendências de Design Gráfico mais esperadas para 2024 com base nas percepções de especialistas do setor.

TENDENCIAS DO DESIGN GRAFICO PARA 2024
Foto: O trabalho de Ragged Edge para Marshmellow

O mundo está em uma situação difícil agora. Mas a boa notícia é que, aconteça o que acontecer à economia em 2024, o design gráfico será procurado… talvez mais do que nunca.

À medida que as empresas lutam para sobreviver à turbulência global que se aproxima, um bom design será vital para as ajudar a destacar-se visualmente, a conectar-se com o seu público e a criar a fidelidade à marca de que tanto necessitam.

Saber disso, porém, não é suficiente. Os designers gráficos precisam saber onde provavelmente estará o trabalho, quais habilidades eles precisam adquirir e onde concentrar melhor seus esforços. Assim, à medida que nos aproximamos de um novo ano incerto, consultamos líderes do setor para fornecer insights sobre a direção futura do design gráfico.

Estas previsões abrangem tudo, desde novos modelos de negócios a novos métodos de produção e grandes desenvolvimentos na forma como criamos os nossos designs gráficos. Então continue lendo para descobrir como a profissão de design gráfico provavelmente mudará nos próximos 12 meses e o que você precisa fazer para acompanhar o ritmo.

Tendência 1: Trabalho de agência baseado em assinatura

Nossas duas primeiras tendências não são sobre um estilo visual específico ou técnica de design gráfico, mas uma inovação mais fundamental na forma como as agências fazem negócios. Nick Pattison, da Primária, define o cenário.

“Neste momento, vivemos num setor em rápida mudança, com muitos designers ainda trabalhando de casa e outros estão abrindo escritórios paralelos ou pequenos estúdios”, explica. “Ao mesmo tempo, as ferramentas de design e o advento da IA ​​estão acelerando a velocidade com que estes designers podem criar, comunicar e entregar.

“Os clientes esperam cada vez mais em menos tempo e os designers estão buscando novas maneiras de atender esses clientes e, ao mesmo tempo, gerar receitas mais regulares e previsíveis”, continua ele. “Consequentemente, a produção, onde os designers têm pacotes de preços simples em torno de entregas fixas, está em ascensão.”

Gama de trabalho por Primário

Isso levou à explosão do modelo de agência de “assinatura de design” este ano. “Este modelo faz com que os clientes paguem uma taxa mensal fixa por trabalho de design ilimitado”, explica Nick. “Quase todas as empresas de design de sites que conheço oferecem isso.” Mark Richardson, designer e fundador da Superfried , também percebeu essa tendência. “Essas assinaturas foram comercializadas por meio de grandes ostentações em relação ao dinheiro ganho e ao tempo mínimo investido”, observa ele. “O que é confuso, pois pensei que isso enfureceria seus clientes!”

Tendência 2: sprints de marca

Em última análise, Mark espera que a tendência de assinatura de design desapareça em 2024. “No entanto, com a melhoria contínua da IA, talvez ela se torne ainda mais atraente e cresça como um modelo potencial”, sugere ele.

Enquanto isso, Nick aponta para uma abordagem alternativa. “Outros estúdios, como o nosso na Primary, estão obtendo sucesso com um toque diferente na produção”, explica ele. “Depois de anos oferecendo vários serviços, agora oferecemos apenas um serviço por um preço fixo, chamado ‘brand sprints’.”

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Trabalho por &Form para Tokyo Dome City

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Colour Mill da Universal Favorite

Com esse modelo de negócios, a agência projeta e entrega uma nova identidade de marca por uma taxa fixa em duas semanas. “Isso tem sido muito popular entre nossos jovens clientes iniciantes, que podem chegar ao mercado rapidamente com uma identidade sofisticada que não quebra o banco”, relata Nick. “Isso também nos permite ter um fluxo de trabalho previsível e podemos mapear financeiramente o ano inteiro de forma simples, com base em um preço repetível.”

Tendência 3: Desempacotamento e luxo sustentável

As alterações climáticas estão a impulsionar muitas novas tendências em design neste momento. No entanto, um dos mais significativos tem sido o crescente compromisso das marcas com a responsabilidade ambiental na concepção e fabricação de embalagens.

Então, o que isso significa para o design gráfico que o adorna? “Com as marcas experimentando embalagens sem embalagem , embalagens comestíveis e exteriores de celulose , o espaço gráfico nas embalagens está se tornando cada vez menor, desafiando os designers a pensar de forma mais criativa em maneiras de criar destaque, transmitir mensagens de marca e contar histórias de uma forma isso parece autêntico”, diz Chris Wilson da STCKMN .

“As escolhas de materiais sustentáveis, aliadas a processos de fabrico responsáveis, continuarão a desempenhar um papel fundamental no design para 2024”, prevê ele. “Com gráficos reduzidos na embalagem, comunicar detalhes da marca e do produto torna-se um desafio. No entanto, com o uso inteligente de cores, layouts organizados e a introdução de gráficos inteligentes como códigos QR, oferece maneiras únicas de projetar dentro dessas restrições.”

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Projeto para The Scotch Malt Whisky Society por Chris Wilson de Stkmn

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Projeto para The Scotch Malt Whisky Society por Chris Wilson de Stkmn

Chris oferece um exemplo real da tendência em ação: “Em um projeto recente com a The Scotch Malt Whiskey Society, produzimos uma parte externa de garrafa de celulose feita à mão”, explica ele. “A escolha do material ecologicamente consciente, os métodos de produção feitos à mão e a capacidade de incorporar aparas de madeira do barril original criaram um design visualmente impactante. Ele não apenas contou a história do processo de fabricação do uísque e manteve uma estética luxuosa, mas também conseguiu para evitar a abordagem clichê e verde da sustentabilidade.”

Tendência 4: A ascensão do tipo móvel

Duncan Gravestock, diretor de design da F37 , avalia que o tipo cinético e variável, com controles deslizantes variáveis, desempenhará um papel importante para as marcas no próximo ano.

“As marcas vão querer encontrar novas maneiras de parecerem autênticas e únicas”, prevê ele, “com mais ênfase no tipo para fazer o trabalho pesado. Cada vez mais marcas incumbirão designers de movimento e tipógrafos de contar a história de sua marca em formas mais dinâmicas e expressivas.

“Já vimos isso com o trabalho de Collins para a Sinfônica de São Francisco em 2022”, acrescenta. “Então, mais recentemente, a identidade da marca Tokyo Dome City, do &Form Studios, e Too Much to Watch, do Studio Kiln . A tipografia cinética tem sido cada vez mais usada como o ponto focal da marca e do design nos últimos anos, por isso não podemos imaginar que isso pare em nenhum momento. breve.”

Identidade da marca Too Much to Watch do Studio Kiln

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Identidade da marca Too Much to Watch do Studio Kiln –                      Identidade da marcaToo Much to Watch do Studio Kiln

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Collins trabalha para a Sinfônica de São Francisco

Há também o fator da IA ​​desempenhando seu papel no avanço da tipografia. “Já vimos #ProjectGlyphEase em andamento”, observa ele. “Em suas palavras, tudo que um designer precisa fazer é criar três letras de referência em um estilo escolhido a partir de formas vetoriais existentes, ou aquelas que ele desenha à mão no papel, e essa tecnologia cria automaticamente as letras restantes em um estilo consistente. Resumindo, digite em 2024 vai mudar ou vai mudar você.”

Tendência 5: O real encontra o surreal

Lembra daquela tendência impulsionada pelo Instagram no final da década de 2010, de pessoas projetando “vidas perfeitas”? Isso tem diminuído muito ultimamente, diz Jessica Strelioff, designer do Goodside Studio “Seja devido à maioridade da Geração Z ou à pandemia que destruiu qualquer aparência de vida sem imperfeições, o início de 2020 viu uma reviravolta refrescante em direção ao cru e não filtrado ,” ela diz. “Trocamos sessões de fotos cuidadosamente cuidadas por um tratamento granulado e nostálgico com ângulos faciais que teriam sido considerados ‘desfavoráveis’ cinco anos atrás.”

Enquanto Jessica olha para 2024, ela prevê que o “real” de hoje pode se transformar no “surreal” de amanhã. “Vemos isto tanto como uma resposta cultural ao absurdo da vida moderna como como uma resposta de toda a indústria às poderosas ferramentas produtivas que temos à nossa disposição”, explica ela. “Essa tendência é em parte escapismo da rotina diária e em parte desejo de diversão. Achamos que veremos uma tendência ao surreal em 2024.”

Como será isso na prática? “Veremos mais marcas imaginando paisagens mundiais exuberantes e opulentas com detalhes ricos e vívidos”, diz Danielle LaRoy, estrategista do Goodside Studio. “Também provavelmente veremos a tipografia se aproximando ainda mais do experimental e ornamentado, combinada com uma voz de marca inteligente e nítida para manter as coisas equilibradas, fundamentadas e reais. É claro que marcas inteligentes manterão os clientes no centro dessas experiências sobrenaturais, transportando pessoas de uma forma que parece exclusivamente pessoal e distintamente divertida.

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Trabalho de Goodside Studio para Superorganism

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Trabalho de Goodside Studio para Superorganism

“Na Goodside, recentemente experimentamos essa linha indefinida entre o real e o surreal ao desenvolver a marca da Superorganism , uma empresa de risco para a biodiversidade”, acrescenta ela. “Usando imagens em close de espécies exóticas e ameaçadas, convidamos o público a olhar mais de perto, questionar nossa realidade hoje e imaginar o que poderia ser amanhã. Demos um passo adiante, colocando nossa marca em maquetes surreais de paisagens e ecossistemas oníricos. Indo para 2024, adoraríamos ver e fazer muito mais.”

Tendência 6: reação contra a IA

Como já abordamos extensivamente sobre o Creative Boom, a IA não foi universalmente popular entre a comunidade de design em 2023. Então, veremos uma grande reação contra esta tecnologia cada vez mais assustadora em 2024?

Mark acredita que há uma boa chance. “Poderia haver um novo movimento onde alguém criasse um clube ou distintivo declarando ‘zona livre de IA – todo trabalho criativo exibido e produzido por humanos’?” ele pondera. “Poderia esta ser uma forma de se destacar e atrair um nicho demográfico preocupado com as implicações da rápida progressão tecnológica?
Ou é uma receita para o fracasso; a única forma de prosperar é abraçá-la para permanecer na corrida?”

Mármores, desenhados por Superfried , disponíveis na F37X

Tendência 7: Para BCorp ou não para BCorp

Outra tendência que Mark espera ver em 2024 é que muitos mais estúdios se candidatem ao status de B Corp. 
“A preocupação com o meio ambiente é crescente e a indústria criativa é um grupo sensível e atencioso”, argumenta. “Num clima financeiro difícil, muitos podem sentir que isto lhes dará uma vantagem na lista final, embora os custos envolvidos também possam refrear algumas boas intenções. Com formação educacional nessa área, também estou investigando a opção de Superfried no próximo ano – se os fundos permitirem.”

Tendência 8: Produtos e serviços criados por designers para designers

Criar produtos e ferramentas para o benefício da comunidade e da indústria em geral sempre foi algo em que os designers gráficos são muito bons. Mas Radim Malinic, designer e fundador da Brand Nu , acredita que 2024 pode (e certamente deveria) ser o ano em que isso vai acelerar.

“Diariamente, ajudamos outras pessoas a criar marcas comerciais e a fazê-las decolar, mas muitas vezes negligenciamos o que nós mesmos poderíamos trazer ao mundo”, ressalta. “Nosso tempo e energia criativos contribuem para sistemas de branding, campanhas publicitárias e marketing elaborado. Acredito que isso deve ser valorizado, para permitir também o espaço para crescimento pessoal e explorações para conduzir nossa própria jornada.”

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Radim Malinic , designer e fundador da Brand Nu , lança dois novos livros

Radim acredita que nunca houve melhor momento para lançar um empreendimento comercial criativo sem que os guardiões do passado atrapalhassem. “Cada vez mais criativos estão a dar o salto para um mundo potencialmente repleto de riscos e incertezas em troca do que poderá ser um resultado que mude as suas carreiras ou negócios”, entusiasma-se. “Nunca estivemos tão conectados e dispostos a compartilhar nossos aprendizados e conselhos para garantir que continuemos crescendo como comunidade e indústria.

“Sejam ferramentas on-line, aplicativos móveis práticos ou até mesmo zines e até livros autopublicados, os menores começos muitas vezes se transformam em abertura de novas portas e na descoberta de novos públicos e comunidades.
O que no passado parecia uma tarefa impossível agora é muito mais fácil de realizar. tornar realidade. Aprendemos. Fazemos. E compartilhamos. E precisamos fazer mais.”

Leia também: Por que todos nós deveríamos estar investindo em Design

Fonte: Creative Boom
Escrito por: Tom May

 

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