As raízes de código aberto do WordPress continuarão a diferenciá-lo dos concorrentes
WordPress continuará a dominar a quota de mercado.
No início de 2023, foi relatado que 43% de todos os sites da Internet são executados no WordPress. Embora todos nós adorássemos ver esse número ultrapassar 50%, isso provavelmente não acontecerá por mais alguns anos.
Existem outras ótimas plataformas proprietárias pagas por aí que continuam a crescer (algumas das quais são construídas sobre o WordPress), mas como o WordPress é de código aberto e gratuito, ele tem uma boa vantagem para permanecer no topo.
Tony Florida, fundador da TonyTeaches.tech
Palestra sobre o Estado da Palavra de 2022: As quatro liberdades do código aberto
Josepha Haden Chomphosy destacou a importância do código aberto para a comunidade WordPress em sua introdução.
“Essas quatro liberdades [do Código Aberto] permitem a remoção de barreiras às oportunidades no mundo. E continuando a remover essas barreiras, garantimos uma web livre, aberta e interconectada para o futuro.”
As quatro liberdades do Código Aberto são as seguintes:
- Executar o Programa – A liberdade de executar o programa para qualquer finalidade.
- Estudar e mudar – A liberdade de estudar como o programa funciona e alterá-lo para que ele faça sua computação como você deseja.
- Redistribuir – A liberdade de redistribuir cópias para que você possa ajudar o próximo.
- Distribua suas cópias – A liberdade de distribuir cópias de suas versões modificadas, dando à comunidade a chance de se beneficiar dessas mudanças.
Josepha então respondeu à pergunta que ela fez no início de seu segmento: Por que WordPress?
“A melhor resposta […] é que garantimos oportunidades e liberdades no futuro, para pessoas que talvez nem saibam que essas liberdades devem ser importantes para elas ainda.”
Isso colocou a relevância da palestra em foco quando Matt Mullen, por exemplo, subiu ao palco para atualizar a comunidade sobre os projetos atuais e futuros.