Não faça seus usuários pensarem.
Para melhorar a experiência do usuário em seu site, é importante evitar pensamentos desnecessários por parte do usuário. Portanto é importante ter certeza de que seu design é claro e preciso. Se um usuário tiver que pensar sobre o que está lendo ou vendo, provavelmente ficará frustrado e sairá.
Para proporcionar uma navegação fácil:
- Use designs de rápido entendimento. Não os faça adivinhar como as coisas funcionam ou como algo deve ser usado.
- Certifique-se de que a navegação seja direta e fácil de usar. Forneça instruções claras se houver algo complexo envolvido no acesso ao conteúdo ou no uso de recursos (como o download de arquivos).
- Use uma linguagem clara em descrições e títulos para que não haja espaço para confusão sobre o que algo faz/deve fazer/etc…
Pare de pedir opiniões, comentários e informações adicionais.
Pedir feedback pode ser uma maneira poderosa de melhorar a experiência dos usuários em seu site. Mas é importante fazer isso da maneira certa – e parar de pedir informações desnecessárias aos usuários.
Aqui estão alguns erros comuns:
Pedir muita informação de uma só vez. Ao perguntar a um usuário se ele gostaria de deixar um comentário em seu site, certifique-se sempre de pedir apenas o que é necessário ou significativo.
Você não quer que eles fiquem sobrecarregados com perguntas ou que mudem de ideia por causa de algo irrelevante (como a cor do seu carro). Você também deve evitar dar a eles muitas opções ao perguntar sobre sua satisfação com certos aspectos de seu produto ou serviço; isso geralmente é apenas confuso e pode desviar as pessoas do objetivo de sua visita.
Se você quiser mais dados de cada usuário, considere usar pesquisas para que eles tenham apenas uma pergunta por página e, portanto, achem fácil passar por todas elas sem se sentir sobrecarregado com as opções ou distraído por outras coisas acontecendo na tela ao mesmo tempo!
Mantenha sua navegação consistente.
A consistência é importante por várias razões. Ele ajuda os visitantes a entender onde estão, sobre o que é o site e se este é ou não o site certo para eles. Como sabemos de outros princípios de design UX, a consistência também torna mais fácil encontrar o que os usuários estão procurando e voltar para onde eles vieram.
Por fim, a consistência torna mais fácil para os visitantes explorarem seu site porque eles não precisam descobrir como as coisas funcionam toda vez que clicam em um novo link ou botão (o que pode acontecer quando as opções de navegação mudam).
Saiba o que você deseja realizar com seu site e como medi-lo.
O primeiro passo para criar um site amigável é saber o que você deseja realizar com ele e como medi-lo. Muitas vezes, as pessoas criam um site porque precisam ter um para sua empresa ou organização. Mas se você não souber quais são seus objetivos para isso, não será capaz de dizer se está funcionando ou não – o que torna muito difícil descobrir o valor da experiência do usuário .
Portanto, a primeira coisa que eu recomendaria fazer é descobrir exatamente por que você está criando este site: o que as pessoas precisam dele? Como eles o usam? Como eles vão interagir com o seu conteúdo? Que tipo de coisas eles devem ver em cada página? Que tipo de informação eles precisam acessar ao usar seu site? Depois de responder a essas perguntas (e mais), prossiga com nossas outras dicas!
Use um CTA que se destaque em todas as páginas.
Para manter os usuários engajados, certifique-se de que seu CTA (chamada para ação) esteja visível o tempo todo , acima da dobra e consistente em todo o site. Além disso, deve ser fácil de encontrar e fácil de entender. Finalmente, deve ser fácil de usar.
Um bom exemplo disso seria usar um botão com uma cor contrastante para o texto do call-to-action, bem como ter uma seta em cima dele para que as pessoas também saibam a que sua ação as levará (como por exemplo um formulário de e-mail).