O logotipo da Coca-Cola: uma história de 1886 até hoje

Descubra como o logotipo da Coca-Cola resistiu ao teste do tempo.

por webmaster

m5tgoFCuGVmj6isBSWfNXZ 970 80.jpg

(Crédito da imagem: The Coca-Cola Company)

O logotipo da Coca-Cola dispensa muitas apresentações. A Coca-Cola Company e seu principal refrigerante possuem uma das identidades de marca mais conhecidas do mundo, com suas cores vermelha e branca e fonte escrita cobrindo sinalização e prateleiras de lojas em quase todos os lugares.

E o que é especialmente notável no logotipo da Coca-Cola é o seu poder de permanência. Ao longo de 130 anos de história, o logotipo da Coca-Cola não mudou muito. Originalmente, era basicamente um logotipo de sua época – observe os logotipos da época e você encontrará muitos designs de scripts fluidos – incluindo o primeiro logotipo da Pepsi, apenas alguns anos depois.

Mas enquanto muitas outras marcas duradouras optaram por simplificar e modernizar o design dos seus logótipos, o logótipo da Coca-Cola contrariou a tendência. Observe o logotipo da Coca-Cola de 1887 e, embora a cor vermelha ainda não tenha sido introduzida e a escrita Spenceriana não seja exatamente a mesma, é tão reconhecível quanto o logotipo da Coca-Cola de hoje. No entanto, houve alguns ajustes e mudanças temporárias ao longo do caminho.

Coca-Cola logo história: 1886

49E9TAP54eLcaZfEMkpgoZ 970 80.jpg

(Crédito da imagem: The Coca-Cola Company)

Inventada em 1886 por John Pemberton, a Coca-Cola começou como a Coca-Cola Francesa de Pemberton. No entanto, em resposta às leis de proibição, uma versão não alcoólica foi desenvolvida e um novo nome foi criado pelo sócio de Pemberton, Frank Mason Robinson.

Robinson teve a presciência de ver que dois Cs se destacariam na publicidade, e assim nasceu a Coca-Cola. Os primeiros anúncios mostram o nome escrito em uma fonte serif simples. Com ponto final.

Coca-Cola logo história: 1887

VsKiVYkZWpgXCFbMjH3pMS 970 80.jpg

(Crédito da imagem: The Coca-Cola Company)

Foi também Robinson quem teve a ideia de criar um logotipo baseado na escrita spenceriana, um estilo de escrita fluido que foi amplamente utilizado nos EUA para correspondência formal antes da adoção da máquina de escrever – até o início da década de 1920. Ele queria um estilo dramático e sua proposta foi adotada por unanimidade. 

O roteiro da Coca-Cola foi ajustado com bastante regularidade naqueles primeiros anos, e os materiais publicitários mostram muitas variações, mas esta versão inicial não é tão diferente do logotipo da Coca-Cola que conhecemos hoje, com o swash levando ao primeiro ‘o ‘a diferença mais óbvia à primeira vista.

História do logotipo da Coca-Cola: 1889 e 1890

agY9b8KSZ6i3BAiw3ftVxY 970 80.jpg

(Crédito da imagem: The Coca-Cola Company)

Mesmo tão cedo, a Coca-Cola gostava de misturar as coisas de vez em quando com mudanças atraentes. Em 1889, fez experiências com letras separadas, losangos e caudas alongadas que chamaram ainda mais atenção para os dois Cs. E em 1890, ele pegou a onda Art Nouveau com o logotipo da Coca-Cola mais radicalmente diferente que vimos até hoje, com redemoinhos elegantes e o que quase parece uma notação musical. Mas parece que esse design foi utilizado apenas uma vez, no primeiro calendário da empresa.

Coca-Cola logo história: 1891

3hHxqVQDYNmJTMg8nPzQjZ 970 80.jpg

(Crédito da imagem: The Coca-Cola Company)

A paleta de cores da Coca-Cola é tão famosa quanto o próprio logotipo, e não demoraria muito para que o vermelho fosse introduzido. Já em 1891, há exemplos do logotipo da escrita Spenceriana em vermelho sobre fundo branco. A escrita ainda não é exatamente a que conhecemos hoje – as letras são mais altas e retas, mas já é instantaneamente reconhecível.

Coca-Cola logo história: 1893

BRDEYhGgdz5gbgXfhnoHhY 970 80.jpg

(Crédito da imagem: The Coca-Cola Company)

Na década de 1890, as palavras “marca registrada” foram adicionadas à cauda do “C” da Coca depois que o logotipo foi registrado no Escritório de Patentes dos EUA. Observe que o roteiro está mais próximo de sua forma original – e do logotipo da Coca-Cola que conhecemos hoje.

História do logotipo da Coca-Cola: 1941 em diante

8stH5QZQriowRdziYpK6SY 650 80.jpg

(Crédito da imagem: The Coca-Cola Company)

Em 1941, a Coca-Cola decidiu qual seria a forma definitiva de seu logotipo escrito. Esse swash inicial foi removido do ‘o’ em ‘Coca’, as letras assumiram uma inclinação mais diagonal e geralmente um equilíbrio maior foi alcançado aprimorando o tamanho e o peso de cada letra – deixando cair aquele terminal de lágrima enorme no ‘C inicial ‘, exemplo. 

As informações da marca registrada também foram retiradas do próprio logotipo. Em vez disso, seria escrito abaixo nas várias aplicações do logotipo e, eventualmente, assumiria a forma de um R no final do logotipo.

Coca-Cola logo história: 1958

P29XuStAixkEtwFX5JnMAZ 970 80.jpg

(Crédito da imagem: The Coca-Cola Company)

A Coca-Cola logo começou a experimentar diferentes origens e aplicações para seu logotipo. Na década de 1940, o logotipo da Coca-Cola era frequentemente usado em um disco ou botão vermelho em publicidade, inclusive em sinalização externa. No final dos anos 50, um formato arciforme de peixe era usado para publicidade, sinalização e máquinas de venda automática.

Coca-Cola logo história: 1969

LOGOTIPO DA COCA-COLA

(Crédito da imagem: The Coca-Cola Company)

A próxima evolução do logotipo da Coca-Cola foi a introdução da onda branca, tecnicamente conhecida como “Dispositivo de Fita Dinâmica”. Ainda usada hoje, a onda foi introduzida no que ficou conhecido como o clássico Arden Square, em homenagem à empresária de cosméticos Elizabeth Arden. O quadrado também adicionou a palavra ‘Aproveite’, substituindo o anterior ‘Bebida’ que vinha sendo usado nos anúncios. Uma palavra simples que se tornou uma parte reconhecível da marca Coca-Cola durante anos.

História do logotipo da Coca-Cola: a atualização de 1987

Logotipo da coca-cola

(Crédito da imagem: The Coca-Cola Company)

Esse “dispositivo de fita dinâmica” tornou-se mais dinâmico do que talvez fosse originalmente pretendido, sendo a fonte de muitas das mudanças mais notáveis ​​nas aplicações do logotipo da Coca-Cola desde a sua introdução. Em 1987, a onda fluiu através do roteiro da Coca-Cola, e uma sombra cinza foi adicionada para dar uma impressão de profundidade.

Coca-Cola logo história: 2003

Yq4nmJA229SAPBy3Ta6oFZ 970 80.jpg

(Crédito da imagem: The Coca-Cola Company)

A onda ganhou ainda mais destaque com o lançamento da campanha “Coca-Cola… Real” em 2023. Desta vez a fita optou por um look positivamente maximalista, acrescentando mais linhas, vermelho escuro, um choque de amarelo e algumas bolhas .

História do logotipo da Coca-Cola: o logotipo do abraço da Coca-Cola

kUEBXVHvw78QZE6tvRyknY 970 80.jpg

(Crédito da imagem: The Coca-Cola Company)

Outra nova variação do logotipo da Coca-Cola foi lançada em 2021 para a campanha ‘Real Magic’. Inspirado na forma como o logotipo da Coca-Cola aparece nas garrafas e no formato das pessoas se abraçando, o abraço da Coca-Cola pretendia abranger “momentos de magia” genuínos nas comunicações da Coca-Cola. Ah.

O logotipo da Coca-Cola hoje

Zzavpocr3od3wwNW5FXxvY 970 80.jpg

(Crédito da imagem: The Coca-Cola Company)

O logotipo da Coca-Cola usado hoje não é muito diferente do logotipo introduzido em 1887. O roteiro, que passou por ajustes regulares nos primeiros dias, agora é o mesmo há décadas, e a onda branca introduzida em 1969 foi também resistiu – novamente com sua forma mudando ligeiramente. Depois de experiências com cores, agora é uma fita branca mais simples.

O logotipo da Coca-Cola é um exemplo incrível de como um logotipo pode resistir às mudanças na moda e nas exigências ao longo dos anos. Existem muitas marcas muito jovens que mudaram seus logotipos de forma mais radical em um espaço de tempo muito mais curto. 

Fonte: CreativeBloq

Veja também, nosso artigo com a história do logotipo da Apple.

 

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade e Cookies